Texto: Fernanda Keiko
Imagens: Bruno Kairalla
Com clima de inovação, a Escola de Belas Artes Heitor de Lemos encantou mais uma vez a comunidade rio-grandina. Em duas noites de casa cheia, 90 artistas subiram ao palco do Municipal para mostrar um espetáculo memorável e emocionante, que uniu e revelou todo o profissionalismo de bailarinos, atores e cantores.As apresentações ocorreram nos dias 26 e 27 de novembro, quando a Escola apresentou “A Viúva Alegre”, um clássico ballet de três atos inspirado na opereta de mesmo nome, composta por Franz Lehár.
A trama conta a história de uma disputada viúva e a sua cobiçada fortuna, transitando pelo romance e a comédia em uma hora e meia de apresentação sob a brilhante direção da professora Beatriz Batezat Duarte.
Os bailarinos da Escola, Vanessa de Oliveira (foto), Fábio Martins (foto), Dandara Espíndola (abaixo)e Auro Damasceno (abaixo) foram precisos e impecáveis em suas interpretações, assim como os atores convidados, Vinícius Pereira e Pablo Carrasco, os quais transpiraram comédia do início ao fim.
Divulgação
Do público, a percepção que se tinha era de que todos estavam hipnotizados na construção de cada movimento cênico exposto no palco. Em setembro, um trecho do terceiro ato foi apresentado em um dos jantares promovidos pela sociedade rio-grandina. Na referida ocasião, os talentosos bailarinos e cantores já davam a exata ideia da qualidade artística que seria apresentada neste último fim de semana.
O diferencial, em comparação aos grandes espetáculos da Belas Artes nos anos passados, foi a participação dos alunos de canto da Escola, a soprano Fernanda Keiko Miki (foto) e o tenor Giovani Corrêa (foto), que deram voz às famosas melodias da opereta, originalmente intitulada “Die Lustige Witwe”.
Figurinos luxuosos, movimentos no tempo certo e cenários exuberantes, unidos à técnica infalível dos alunos, professores, funcionários e direção da Ebahl tornaram esta apresentação cativante e inesquecível.
"A Viúva Alegre ficará na memória de todos nós que partipamos e também daqueles que assistiram esse bélissimo espetáculo... Esse ballet já está guardado no meu coração como um dos meus preferidos", declarou a bailarina Vanessa de Oliveira.