1 de setembro de 2009

Saiu no PEIXEIRO....

Polêmica com Xuxa e sua filha, mostra a força do Twitter e a popularidade da internet


APRESENTADORA ENTROU PARA O TWITTER NO INÍCIO DE AGOSTO


Na semana passada, a apresentadora reconhecida pelo título de “rainha dos baixinhos”, Xuxa Meneghel foi estrela de uma nova polêmica que começou no Twitter, repercutiu em menos de quinze horas por todos os espaços da internet e chegou com toda força a mídia.


A história se resume fácil assim:


Na noite de terça-feira passada, enquanto gravava o seu novo filme, nos estúdios do Rio de Janeiro, Xuxa respondia aos recados dos fãs em seu Twitter. Sua filha, Sasha, uma das protagonistas do novo filme, deixou um recado: “oi gente sou eu sasha estou aqui filmando o novo filme (...) tenho q ir vou fazer uma sena com a cobra".


O texto, que tem a palavra "cena" escrita com "s", gerou uma série de críticas e ofensas enviadas pelos usuários à apresentadora, que ao ler se irritou e respondeu:


"Pra quem não sabe minha filha foi alfabetizada em inglês, vou pensar muito em colocar ela pra falar com vcs, ela não merece ouvir certas m..". Em seguida, ela apagou a mensagem de Sasha e deu um ultimato ao desabafar: "fui vcs não merecem falar comigo nem com meu anjo". Depois disso, Xuxa literalmente pediu para sair e não voltou mais a escrever no Twitter. Até o episódio constrangedor, Xuxa tinha cerca de 70 mil seguidores no site. Na sexta-feira, com a repercussão dos fatos, o número já havia ultrapassado o de cem mil seguidores.




Mas as confusões entre a gaúcha e os internautas começaram assim que ela resolveu abrir uma conta no Twitter, logo nos primeiros dias de agosto. Sem muito traquejo com as regras de comunicação na web, as primeiras críticas surgiram quando a apresentadora começou escrever as suas mensagens em letras maiúsculas – o que no ciberespaço corresponde a gritos ou xingamentos - e justificou que aquele era o "seu jeitinho": "Parem de criticar", pediu ela. Cansada de ouvir as reclamações dos internautas, cedeu e passou a escrever com letras minúsculas.


As reações de Xuxa no Twitter foi comentada em menos de 24 horas por centenas de sites. Na manhã de quarta-feira, a palavra “Xuxa” estava entre as dez mais mencionadas por brasileiros no Twitter. E as mensagens que ela escreveu na noite anterior estavam entre as três reenviadas (retuitadas) por outros usuários. Neste mesmo período, a notícia já estava presente em todos os blogs e principais sites de notícia. A repercussão foi tanta que a apresentadora no final do dia de quarta-feira só voltou ao Twitter para excluir a sua mensagem que mandava os fãs a “m...”.


Wagner Martins, o Mr. Manson, criador do popular blog Cocadaboa, foi quem talvez definiu melhor a nova situação: “Celebridades no Twitter tornaram possível um sonho de infância: xingar a TV. E ser ouvido”. “O Twitter é o principal lugar onde destratar as pessoas com criatividade é sinal de genialidade e admiração. O nível tá ficando baixo”, comentou Ludmila Maia. Xuxa, com certeza, não se esquecerá desta lição.


Mexeu com a Xuxa....


...MEXEU COM ELE!!!!


Indignado com os ataques à “rainha” no Twitter, um eterno “baixinho” se manifestou no YouTube e se tornou a mais nova celebridade da rede. O vídeo “Mexeu com a Xuxa mexeu comigo”, postado no final da tarde da última quarta pelo fã paulistano Davis Reimberg, de 26 anos, obteve mais 103 mil internautas em menos de 24 horas, gerando reações de apoio e de total repúdio ao rapaz. Na quinta-feira, o vídeo do paulistano era o mais visto do YouTube.


VEJA O VÍDEO:




O fã também concedeu entrevistas ao portal de notícias G1 e para canais de televisão. O vídeo ganhou remixes de outros internautas, que fizeram diversas sátiras e versões com batidas de funk. Até o fechamento desta edição, na noite de sexta-feira, mais de 350 mil pessoas assistiram ao vídeo de Davis e outras dez mil deixaram seus comentários no site do YouTube. Hoje, mais o vídeo já alcançou mais de 600 mil acessos. A exemplo dele, outros fãs de Xuxa gravaram vídeos protestando na web.

Em uma semana, o vídeo já gerou mais de 50 remixes, deboches e paródias pela web. (clique e assista).

A reação do paulistano lembra a de um fã americano de Britney Spears, que postou um vídeo no YouTube em defesa da musa pop em 2008, no período em que a cantora era o alvo preferencial dos tablóides. No vídeo "Leave Britney Alone!", o adolescente Chris Croker chora de desespero ao reclamar da perseguição à princesinha do pop. A gravação foi vista por mais de 340 mil internautas e fez do fã uma celebridade instantânea.




Em 140 letras


Considerado um “microblog” das redes sociais, ou um mini diário da internet, o Twitter foi criado em março de 2006, mas só ganhou expressividade no final de 2007 e começo de 2008. Os americanos foram os primeiros a popularizar a ferramenta. Hoje, o Twitter é a ferramenta de comunicação gratuita que mais cresce no mundo. Nos últimos quatro meses, o Brasil se tornou um dos cinco países que mais acessam o serviço e seu uso só não é ainda maior pois o microblog disponibiliza todas as suas ferramentas em inglês, o que dificulta a compreensão de internautas para criar uma conta. Entretanto, é possível encontrar sites em língua portuguesa que ajudam a criar uma conta e também a entender o funcionamento do site.



A popularização da nova “moda virtual” se deve também a artistas e sites de notícias, de música e celebridades estarem recorrendo cada vez mais ao Twitter, para divulgar suas últimas novidades. Segundo a revista Super Interessante de agosto, a notícia da morte do cantor Michael Jackson se espalhou pelo mundo via Twitter antes mesmo de chegar aos jornais online. Durante os protestos no Irã, os microblogs de anônimos foram a única fonte de notícias, desbancando até mesmo a CNN.


Como acontece no Orkut, o usuário pode montar a sua própria rede de amigos, ao seguir “Follow” ou ser acompanhado por outros usuários. O Twitter alimenta a curiosidade em relação aos detalhes da vida alheia. Isso porque o site propõe que todos respondam em até 140 caracteres [número de letras empregadas num texto ou frase] à pergunta “o que você está fazendo?”. “Mesmo se a resposta for ‘cortando a grama’ ou ‘fazendo o jantar’, ela nos interessa”, avisa um dos vídeos de apresentação do serviço.


Com a massificação no Twitter, seus usuários buscam ir além de postar recados no site. Hoje ele é usado para divulgar links, vídeos e notícias. Cada usuário pode personalizar o Twitter, adicionando imagens de fundo. Também é possível enviar as mensagens diretas (sem que ninguém mais as veja) e acompanhar os últimos recados da rede de contatos.



.

Um comentário:

  1. xuxa e uma megera, vendeu sua alma ao diabo por dinheiro, por isto hoje nem sua filha gosta dela pague seu preço sua naja

    ResponderExcluir