6 de março de 2011

Perfume é a arte de se descobrir



Por: Rosane Leiria Ávila
Fotos: Denis Ferreira Netto


Perfume remete a sedução. À lembranças. À descobertas. Perfumaria é uma arte que combina emoção e significado. Que provoca sensações e revive momentos.


O perfume está associado à mulher e é dela a maior fatia desse mercado que atualmente passa por um momento excepcional, com o fenômeno da inserção das classes C e D no mercado de consumo, que passaram também a consumir produtos de beleza que antes não consumiam.




Mas, se por um lado isso é promissor, por outro o excesso de lançamentos faz com que a indústria lance mão de muito mais marketing, deixando os consumidores perdidos. O Brasil é um exemplo de mercado em expansão e hoje está em segundo lugar, perdendo apenas para os Estados Unidos.


Se, em 1990 os números apontaram até 200 lançamentos de perfumes no ano, em 2009 aconteceram mais de 900 lançamentos.




Para falar sobre esse mundo fascinante de cheiros, curiosidades e números, a Natura realizou um encontro com a imprensa na última terça-feira, no restaurante Manu, na cidade de Curitiba (PR). A líder de mercado, Denise Coutinho, falou como a empresa atua e o seu jeito de fazer perfume.


Após um ano da implantação de um ateliê olfativo no Sul do Estado, montado para analisar o baixo consumo de perfumes, a Natura montará de 10 a 24 de março no Shopping Iguatemi, em Porto Alegre, um lounge para apresentar a nova fragrância "Biografias Campos ao Sul", nas versões feminina e masculina. 






No espaço, os consumidores serão convidados a gravar um vídeo contando um pouco da sua história. O trabalho final será a montagem de um filme com a história de todos. O movimento se situa dentro do conceito da linha de que histórias individuais são responsáveis pela história de um lugar.


Líder no País, a Natura sentiu-se desafiada após um estudo que apontou que entre os perfumes da marca consumidos no Brasil, apenas 6% eram comercializados na região Sul. O movimento rendeu bons frutos: em 2010, o lançamento de Amó obteve  uma boa penetração. Em 2011, a empresa quer repetir o sucesso com "Campos ao Sul".


Também no evento, a perfumista exclusiva da marca, Verônica Kato (foto acima), envolveu os presentes no fantástico mundo da arte de criar aromas que se tornarão marcantes. 


As fragrâncias, apesar de serem etéreas, despertam nossa memória olfativa, que são as lembranças que guardamos, evocando emoções e sentimentos. Elas também nos levam a um lugar, há um tempo, a uma pessoa.


Lançado no ano passado, o perfume Amó, por exemplo, fala de amor. Em geral, a perfumaria apela para a sedução. Mas no dia a dia corrido, quase não há espaço para seduzir. Apenas para amar e reconhecer o amor que está inserido nos pequenos gestos. O convite de marketing feito foi: “Qual é o gesto que coloca o seu amor em movimento?”


Em Humor, a Natura fez uma proposta inusitada na perfumaria: apelar para a importância das pessoas se permitirem mais, se soltarem mais, darem mais risadas, se sentirem mais leves e com liberdade para serem elas mesmas e de conviver com os seus próprios desacertos.


Já em Kaiak, clássico líder masculino da marca, o convite é para uma conexão ao ser integral, saber qual é o seu propósito e ir buscá-lo.






Por fim, a Natura descobriu um caminho próprio para uma releitura dos códigos clássicos da perfumaria, aliando-os à sua identidade. O resultado são perfumes onde conceitos como glamour, sofisticação e sensualidade - apelos corriqueiros da perfumaria no mundo -, não derivam do luxo e, sim, da criatividade, dos tesouros guardados na natureza e do incentivo à espontaneidade expressas nos gestos e no jeito de ser das pessoas.


As fragrâncias são enriquecidas com óleos essenciais exclusivos utilizando-se da riqueza da biodiversidade brasileira e latina, fazendo delas verdadeiros 'cheiros vivos'. Por trás de cada uma das criações, há a presença da perfumista Verônica Kato, que com sua sensibilidade, enfrenta o desafio de colocar a identidade Natura aos aromas da marca.  



As regiões


O uso de perfumes difere nas regiões do Brasil e leva em conta clima e costumes do povo. Se o Nordeste e regiões com estações bem definidas pedem aromas cítricos e refrescantes, no Sul, por exemplo, o lançamento escolhido “Campos ao Sul”, nas versões feminina e masculina, utiliza-se da marca Biografia, que remete a valores sulinos como história, elegância, despojamento, desafio e conservadorismo.


O consumo também é diferenciado nas regiões do Brasil. “Depois de 41 anos no mercado, vemos que hoje há mais liberdade para se trabalhar o caminho olfativo. Há três anos, os frutais e adocicados ganharam o espaço antes dominado pelas fragrâncias refrescantes”, diz Denise Coutinho.


Ela também revela que, enquanto o Sul responde por um fraco consumo de perfumaria, no Nordeste esse passa a ser de 89%. “Isso se dá em razão do clima e do hábito: lá eles costumam tomar três ou mais banhos por dia e, em todos, utilizam-se dos perfumes. As mulheres se perfumam para ficar em casa”, conta. Outra coisa que segundo Denise chama atenção, é que os fracos estão presentes até nas salas de estar das residências. 


Cheiros





Os perfumes se alteram de pessoa para pessoa, mas também na mesma mulher dependendo do período em que é usado, como por exemplo, antes e depois dela menstruar.


Outra coisa curiosa é que com o tempo a pessoa passa a achar que o perfume ficou com sua fragrância mais fraca. “Não é nada disso”, garante a perfumista. Apenas que com o tempo, a pessoa acostuma-e àquele cheiro.


Onde passar? 



O perfume deve ser onde a circulação de sangue é mais intensa e onde transpiramos levemente, como nuca, lateral do pescoço, entre os seios, atrás dos joelhos, dobra dos cotovelos e pulso. 


Se você é fã de rabo de cavalo, a nuca é uma ótima opção, pois quando o cabelo passa, ativa a fragrância. Caso você vá a um jantar, aplique na altura dos quadris, pois essa região fica na altura de quem está sentado e as pessoas poderão sentir quando você passar.


Exageros nunca não bons e, em se tratando de perfume, o resultado pode ser enjoativo. A melhor maneira de evitar isso é aplicar a pelo menos 15 centímetros de distância da pele com esta bem seca. Geralmente, duas borrifadas são mais do que suficiente. Para evitar alterações, guarde o seu perfume sempre dentro da caixa, e preferencialmente, em lugar fresco e longe da luz e calor.


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