26 de fevereiro de 2011

Unidas pelo amor ao samba


Munidas da essência e o vigor da mulher rio-grandina, Daiane, Vittielle e Melissa foram eleitas no aniversário da cidade, as musas do Carnaval 2011. Juntas, as soberanas garantem que estão decididas a fazer deste o melhor carnaval de suas vidas, cada uma por um motivo específico, mas não menos importante e precioso. Com duas estreantes e uma veterana, a nova Corte rio-grandina prova aos leitores, que além de talento e determinação, possuí experiências e forças de sobra para alcançar seus objetivos.



Por Bruno Zanini Kairalla
Imagens: Bruno Kairalla

Eleitas no último sábado, no Ginásio Farydo Salomão, as três novas representantes da Corte do Carnaval 2011 prometem fazer deste Carnaval, o melhor de suas vidas. Motivos para isso, elas tem de sobra. Primeiro porque elas amam o samba e toda a magia e liberdade que contagia as pessoas neste período festivo. Outro motivo é que depois de disputar o título com outras oito meninas, duas das novas soberanas são estreantes nas passarelas do samba. Quer dizer, da folia e fora dela são o que elas, mesmo novas, mais já somam em suas trajetórias.


- Clique aqui e veja a matéria da Corte de 2010!


A nova rainha da Corte, Daiane Pinheiro (acima), por exemplo, aos 16 anos também se tornou a rainha 2011 da escola de samba pentacampeã Unidos do Mé. Entidade que Dada vive com amor o dia a dia desde os nove anos, quando, então, tornou-se pela primeira vez a rainha mirim da escola. 

Entretanto, o primeiro título da bela jovem data de 1999, quando desfilou aos cinco aninhos pela escola Unidos do Zaire. Com apenas 1.55cm, Daiane mostra ao sambar que, com seu largo e afetuoso sorriso, abala qualquer estrutura. Seus pais são mestres da folia, figuras carimbadas do Carnaval de Rio Grande e daí, claro, explica-se o dom e a inspiração para compor a agilidade de dar forma aos movimentos do samba na ponta do pé.


E quem não fica atrás desta coleção de títulos e combinação de movimentos, são as princesas,
Vittielle Vieira (acima), do querido bloco carnavalesco, A Grande Família, e Melissa Ávila (abaixo), da guerreira Unidos da Rheingantz. 

Enquanto Vittielle é a mais caçula, tem 15 anos – idade mínima exigida pelo concurso e que ela já não via a hora de completar – Melissa já pode ser reconhecida como a veterana do grupo, próxima dos 33 anos, idade que completará na próxima sexta-feira, dia 4, bem no começo do Carnaval. 


A princípio, Melissa (acima) – que em 2000 foi rainha, e em 2006 foi a 1ª princesa desta mesma Corte que agora retorna – não queria nem participar, mas foi bastante cobrada por amigos e familiares. Para Melissa só faltava assumir o posto de 2ª princesa. E para honrar o título e representar a Rheingantz foi necessário sacrifícios e escolhas. “Fui demitida porque os horários dos ensaios e do meu emprego não batiam”, conta-nos ela, ex-funcionária de um restaurante.

Diferente das outras vezes que atuou pela Corte, Melissa agora chega a avenida com uma nova cabeça. Mais experiente e com uma beleza mais madura, tudo o que a jovem deseja é paz e nada de violência nos dias de folia. “Não importa os títulos alcançados, não importa a idade. A estrela de cada um sempre brilha e quando isso acontece o importante é a vontade que se tem de fazer um bom Carnaval”, evidencia ela, que promete arrasar ao encerrar sua participação na Corte Municipal.


E para Vittielle, graças ao domínio do samba, foi de primeira. Na avenida, ela promete levar o mesmo espírito unido e acolhedor que vive dentro da Grande Família. Apaixonada pela dança, pela sonoridade, o samba ela tira de letra. “Carnaval e dança? É comigo mesma”, exclama e anuncia Vittielle. Quando estão juntas, as três já mostram que possuem um carinho e cuidado recíproco. 


Além do amor ao samba e de chamar a atenção de qualquer marmanjo por onde passam, em comum, as três rio-grandinas mostram que carregam consigo a natureza simples, espontânea, comunicativa e divertida. E pelo que vivenciaram deste período no passado, elas sabem o que lhes aguarda. Sabem que irão compartilhar de momentos que jamais serão, pelas três, esquecidos. A seguir, conheça um pouco mais de cada uma.

A Rainha
“Espero o ano inteiro por esta época”


Daiane Amaro Pinheiro, 16 anos
- Solteira
- Signo: Câncer
- Bairro: Laguna
- Altura: 1.55cm
- Peso: 52 quilos
- Formação: Cursando o Ensino Médio
- Outras atividades: pratica Taekwoondo
- Perspectiva: “Todas as fases da vida são especiais e cada uma tem a sua beleza por isso vivo todas elas intensamente...”
- Personalidade: Alegre, simpática
 - Carnaval: “Muito importante na minha vida. Passo o ano todo esperando esta época chegar”
- Samba: “Ele me desperta alegria e motivação”
- Dedica o título para: “Meus pais, meus irmãos e meu cunhado Andrey”
- Como pretende fazer bonito na avenida: “Com muita alegria e samba no pé”
- Porque foi escolhida? “Não sei, pois todas as candidatas tinham capacidade de serem rainha”
- Sonhos: “Cursar a faculdade de Veterinária”
- Desafio superado: “Desafio não, mas sim obstáculos e um deles foi chegar até aqui”
- Carnaval 2011: “Desejo muita paz, pois é uma data que não combina com violência e sim com muita alegria. Esse Carnaval será maravilhoso. Estou muito ansiosa”
- Outros títulos conquistados: rainha mirim da Unidos do Zaire (1999), rainha mirim da Castelo Branco (2001), Princesa do Miss Rio Grande (2003), Rainha mirim da Unidos do Mé (2004), Miss Mulata Rio Grande (2005), rainha da Acadêmicos da São Miguel (2010), rainha da Unidos do Mé (2011).

1ª Princesa
“Amo a sua sonoridade”


- Vittielle Correa Vieira, 15 anos
- Solteira
- Signo: Touro
- Altura: 1.61cm
- Peso: 57 quilos
- Bairro: Getúlio Vargas
- Formação: Cursando o 2º do Ensino Médio
- Outras atividades: Participa da banda Alcides Barcellos do bairro Getúlio Vargas
- Perspectiva: "Viver sem limites"
- Personalidade: “Sincera, comunicativa, simpática, adoro meus amigos, amo carnaval; tenho personalidade forte, cobro muita sinceridade das pessoas”
- Carnaval: “Amo demais sua sonoridade, a forma com que o som dos instrumentos nos atinge, o jeito de tocá-los. Sempre que posso participo, amo ouvir e sentir a bateria das escolas”
- Samba: “Energia positiva que desperta sensações e deixa a nossa emoção a flor da pele; alto astral. Sempre que posso estou cantando, dançando e me divertindo”
- Dedica o título para: “Meu bloco de coração, pois eles me apoiaram em tudo”
 - Como pretende fazer bonito na avenida: “Alegrando as arquibancadas, dividindo e passando energia positiva para todos, tanto para o público em geral, como para as escolas”.
- Porque foi escolhida? “A princípio, pensei que não ganharia, pois todas eram lindas. O que contou mais foi à simpatia e o samba no pé”
- Sonhos: “Futuramente, pretendo fazer medicina. Mas também quero ter a minha casa, uma casa para minha mãe. Quero alcançar, por mim mesma, os meus bens materiais e colocar tudo do jeito que eu gosto”
- Desafio superado: “Entrei para a banda Marcílio Dias aos nove anos. Foi muito difícil ter que deixá-la aos 13. Depois ela terminou e isso me deixou muito triste”
- Carnaval 2011: “Estou numa expectativa muito grande. Este título era tudo o que eu queria e estou esperando por ele desde os 13 anos. Com sorte e apoio do meu bloco, hoje me sinto uma vitoriosa e vou levar estes sentimentos para todos”
- Outros títulos conquistados: 1ª princesa do bloco carnavalesco Cuca (2002), rainha da Cuca (2003) e rainha do bloco A Grande Família (2011).

2ª Princesa
“Nasce dentro da gente”

- Melissa Ávila da Silva, 32 anos
- Signo: Peixes
- Bairro: Parque São Pedro
- Namorando
- Melissa tem uma filha, Allyaah de 12 anos
- Altura: 1.71cm
- Peso: 60 quilos
- Formação: Ensino Médio completo
- Outras atividades: Melissa dá aulas de dança contemporânea para as séries iniciais; também cursou secretariado e mais recentemente concluiu o curso de soldadora;
- Perspectiva: “Nunca traia seus amigos, pois serão eles que te estenderão a mão no futuro. A amizade está acima de tudo”
- Personalidade: “Forte e tranquila; trato as pessoas conforme elas me tratam e acima de tudo tento sempre plantar o bem para colher o bem...”
- Carnaval: “As pessoas mudaram um pouco seu sentido, porém, na minha visão ainda é uma data em que prevalecem os melhores sentimentos, como a alegria e união da família, amigos. Um período de confraternização e amor entre as pessoas”
- Samba: “Nasce dentro da gente, lá na raiz, no dedinho do pé e se espalha pelo corpo inteiro, despertando sensações e emoções diversas, tornando ainda mais belo o Carnaval”
- Dedica o título para: “A minha família e todas as pessoas que me ajudaram a me enxergar, a me dar mais valor e que torceram por mim”
- Como pretende fazer bonito na avenida: “Cuidando do meu corpo, da minha mente, para poder passar o melhor de mim, com um bom samba no pé, com simpatia e muita graça”
- Porque foi escolhida? “Todas eram fortes concorrentes, mas acho que o carisma de cada uma cativou de forma diferente os jurados”
- Sonhos: “Sair na Mangueira, minha escola de samba predileta do Rio de Janeiro. Quero poder um dia ajudar pessoas que precisam, sem esquecer também dos animais que estão jogados no mundo”
- Desafio superado: “O de ser mal interpretada”
- Carnaval 2011: “Vai ser o melhor de todos, pois com ele também pretendo encerrar minhas participações na Corte do Carnaval. Tenho certeza que vou encerrar esta trajetória com chave de ouro”
- Outros títulos conquistados: Rainha da Corte (2000), Mais Bela Negra do Rio Grande (2005), 2ª princesa da Fearg/Fecis (2005), 1ª princesa da Corte (2006), Madrinha de bateria da Unidos da Capivara (2007).

Nenhum comentário:

Postar um comentário