12 de fevereiro de 2010

A CORTE da FOLIA e do SAMBA



Reportagem e fotos: Bruno Zanini Kairalla
- Sugestões: bruno.kairalla@gmail.com


A cada ano elas aparecem quando soam os primeiros sinais do samba papareia. Antes de eleitas, são avaliadas, criteriosamente observadas e escolhidas. E caso ainda ninguém tenha se dado conta, elas representam não só um período festivo, mas a própria figura da beleza e do charme feminino rio-grandino.


Afinal, quem melhor para representar a festa mais sensual do planeta do que as tituladas que fazem jus a folia carnavalesca? Além de simpatia e desenvoltura, é preciso ter muito samba no pé. E isso, elas provam que dominam!


De nova no grupo, só mesmo a segunda princesa, Vanessa Gregório. Pela primeira vez lidando com os holofotes, ela aguarda com expectativa o momento de entrar na avenida. E apesar das outras duas representantes repetirem a parceria de uma dobradinha – assim como neste ano, em 2008, Ana Maria também foi rainha e Tatiane dos Santos a primeira princesa – todas as três são para lá de experientes, pois vivenciam e carregam o samba no pé de longa data.


Além da dobradinha de 2008, Ana Maria e Tatiane já representaram uma mesma faixa. Em 2006, Tatiane foi eleita a Mais Bela Negra da cidade. Um ano depois, entregou o título para a atual Rainha da Corte Municipal. Vanessa fala que além de conhecer Ana, também já conhecia de vista Tatiane.

A ‘novata’ da Corte acrescenta que quando surge alguma duvida, recorre sempre as suas colegas, que pela experiência passada lhe servem como uma referência. De tudo, Ana só lamenta o triste falecimento de Fausto Oliveira, que como Rei Momo, sempre acompanhava a corte para todos os lados.


“Ele era muito engraçado. A gente ria demais com ele. Mas, o pai da Tati também é divertido. Será muito bom viver cada momento desses próximos dias de folia”, prometem as tituladas.

A CORTE DA FOLIA PAPAREIA


As três são rio-grandinas, trabalham no comércio local e adoram dançar. Estão na faixa dos 21 e 22 anos, possuem diversas aspirações profissionais. Dominam as passarelas, pois vivem o carnaval há muito tempo. 

São vaidosas, gostam de futebol e garantem que serão futuras vovós da folia. Abaixo, conheça um pouco mais das três mulheres que vão esbanjar energia e muita saúde na passarela do Centro Municipal de Eventos, a partir deste sábado.

Uma vez rainha, sempre...


Em 2008, ela já tinha provado a todos que era a rainha do samba. Mesmo assim, decidiu se inscrever neste ano e levou novamente o título de Rainha da Corte do Carnaval 2010. E olha que ela confessa que bem diferente da outra vez, neste ano nem estava assim tão “empolgada”.

A única diferença é que desta vez ela representa o bloco do Miko ao invés de A Grande Família. Para participar do concurso, Ana Maria Amaral Pereira, teve apenas uma semana para aprontar a fantasia. “Foi tudo corrido. Fui com uma amiga nos ensaios do bloco no Parque Marinha e me convidaram para concorrer ao título. Pensei, vi quem eram as meninas, concorri e ganhei. Aí tive que me empolgar, né?”, declara ela, que por perceber as adversárias mais fortes neste ano, pensou que ficaria apenas com o título de 2ª princesa.



Com a experiência de 2008 – da qual comenta que ao fim quase não sentia mais as suas pernas - Ana afirma que a partir deste sábado fará ainda mais jus a coroa. “Vou tentar sambar muito mais. Agora, conheço mais pessoas e quero fazer mais bonito”, aponta.

Rainha de outras escolas de samba no passado, como Império Serrano, Capivara, musa do Nós de Casa, só para enumerar algumas, Ana diz que guarda suas faixas num canto especial de casa e que o fato de vencer esses concursos já a motivou ao ponto de enviar um DVD seu para o programa Big Brother Brasil.




Tinha 14 anos quando saiu pela primeira vez como passista numa escola. “Lembro que saí na Ala do Fogo, uma fantasia linda, quando os desfiles eram todos concentrados na rua Marechal Floriano”, recorda ela.

A principal diferença daquele tempo, ela avalia: “A timidez. Morria de vergonha se me deparava com algum conhecido. Dava meia volta. Agora, quanto mais pessoas reconheço, mais me aproximo”, destaca.


Significado de Carnaval para a Rainha? “Tempo em que todos deixam sua individualidade de lado para se unir e ser feliz. Além de rever gente que há tempos não via”, enfatiza. E se ela pensa em concorrer pela terceira vez ao título nas próximas edições? “Claro! Se Deus quiser. Mesmo velhinha, vou sair nem que seja como baiana, mas vou sair”, garante a titulada.

PERFIL


- Nome: Ana Maria Amaral Pereira
- Idade: 22 anos
- Signo: Peixes
- Formação: Magistério, em 2006
- Aspiração: “Desisti de Jornalismo, mas pretendo fazer Artes Cênicas, em Pelotas”
- Profissão: Caixa operadora do Supermercado BIG [há dois anos]
- Sonho: Participar de um desfile em alguma escola de samba do Rio de Janeiro; estudar artes cênicas; ser professora de dança profissional e constituir uma família
- Relacionamento: Noiva [há quase um ano]
- Altura: 1m73cm
- Peso: 60 quilos
- Qualidade: Comunicativa
- Defeito: Orgulho
- Uma palavra: Amizade
- Uma pessoa: Mãe
- Um medo: da Morte
- Cor: Roxo
- Música: “É Preciso Saber Viver”, Titãs
- Filme: Corrente do Bem
- Ídolo: Beyonce
- Comida: Estrogonofe
- Frase: “Nunca deixe para depois, o que pode ser feito agora”
- Beleza: “O nosso cartão de visitas”
- Lazer: Dançar muito!
- Esporte: Futebol
- Concursos que já disputou: A Mais Bela Negra (2007) e outros carnavalescos
- Inspiração carnavalesca: “Gosto do brilho do carnaval”
- Um samba: “Não deixe o samba morrer” da Alcione

Domínio que está no sangue


Por tudo o que o caderno O Peixeiro mostrou na última terça-feira, pode-se concluir que o samba está presente em sua carga genética.

Filha mais nova do líder de uma equipe de seguranças que atua em eventos no Município e que desde o dia 30 também responde pelo título de novo Rei Momo da cidade do Rio Grande, Valdemir do Amaral Vargas de Cabral (capa do último Peixeiro), Tatiane dos Santos Cabral, tem como inspiração e exemplos carnavalescos, os seus pais.




Isto porque, Valdemir e esposa desfilam como casal de passistas desde o início da década de 90 e, de certa forma, também sempre estiveram enraizados na folia. O pai de Tatiane começou no samba, por exemplo, aos 12 anos. Ela, ainda mais nova: aos cinco.

Juntos, pai, mãe e filha representaram na última década, a escola de samba tetracampeã, Unidos do Mé. E do Mé para o sambódromo rio-grandino, pai e filha - ao lado da rainha e 2ª princesa - possuem a missão de recepcionar as entidades carnavalescas e também o compromisso de disseminar toda a energia para milhares de foliões.

Pela segunda vez honrando o título de 1ª Princesa da Corte Municipal do Carnaval, Tatiane conta que se inscreveu na própria escola, Unidos do Mé, e que não houve fortes preparações para a disputa. “Apenas procurei me alimentar pouco no dia”, salienta.




“Estavam todas lindas. Mas, alguma coisa, eu achei que ia tirar, pois acho que a minha simpatia conta bastante”, aposta. Além de se considerar uma mulher simpática, Tatiane revela que também possui o importante quesito, domínio da passarela. “Aprendi esse domínio com a minha mãe”, responsabiliza.

Domínio este que foi aprimorado desde que tinha cinco anos, quando participou pela primeira vez ao lado dos pais e da irmã um ano mais velha, do bloco Renascer da Esperança, do Parque Marinha.

PERFIL


- Nome: Tatiane dos Santos Cabral
- Idade: 21 anos
- Signo: Touro
- Formação: Ensino Médio
- Profissão: Auxiliar de supermercado do Guanabara
- Sonho: Ingressar na Faculdade de Medicina para atuar como Pediatra
- Relacionamento: Namorando [há dois anos e um mês]
- Altura: 1m68cm
- Peso: 68 quilos
- Qualidade: Amiga
- Defeito: Ansiosa
- Uma palavra: Sonhos
- Uma pessoa: Minha mãe
- Um medo: da Morte
- Cor: Roxo
- Música: “Nosso Sentimento”, Sonho de Amor
- Filme: Titanic
- Ídolo: Netinho de Paula
- Comida: Lasanha
- Frase: “Correr sempre atrás dos sonhos, dos objetivos”
- Beleza: Cartão de visitas
- Lazer: Dançar e cantar
- Esporte: Futebol
- Concursos que já disputou: Mais Bela Negra (2006), Corte (2008)
- Inspiração carnavalesca: “O povão”
- Um samba: “Astrologia”, da Unidos do Mé

A Estréia de uma Princesa


Em termos de colocação, ela ficou com o 3º lugar. Entretanto, diferente de suas outras duas colegas, Vanessa Ferreira Gregório, vive sua primeira experiência de representar uma das coroas que compõem a nova Corte.

Há dois anos como integrante da Unidos da Rheingantz, Vanessa conta que neste ano em sua escola passou de 1ª Princesa à Rainha e que com o novo título foi pela Rheingantz levada a participar do concurso municipal. “Não esperava. Foi muito bom concorrer pela primeira vez e ganhar o título”, expõe.


Apesar das novas emoções, Vanessa reforça que participa dessa época de folia desde os nove anos, quando obteve, na verdade, o primeiro título mirim carnavalesco. Moradora da 4ª Secção da Barra, a 2ª Princesa recorda que quando menor tentava sambar em frente ao espelho (um hábito que mantém até hoje, quando diz que adora dançar) e era corrigida por sua mãe.




“Eu tinha cinco anos e lembro que ela falava: - Vanessa, mexe mais essa cintura”, diverte-se ela. Aos nove, foi rainha mirim do bloco Unidos da Barra. “Desde então, fui me destacando, participando de concursos. O carnaval é tudo, magia, sonho, e a liberdade de expor os mais diversos sentimentos. Posso ficar velhinha, mas o Carnaval sempre vai existir na minha vida”, pontua ela.

PERFIL

- Nome: Vanessa Ferreira Gregório
- Idade: 21 anos
- Signo: Capricórnio
- Formação: Ensino Médio
- Aspiração: Concluir o curso técnico de enfermagem para entrar na Marinha e após cursar a faculdade de Enfermagem.
- Profissão: Vendedora da loja Shanadu [há dois anos e dois meses]
- Sonho: “Oferecer uma vida mais estável para a minha família”
- Relacionamento: Solteira [há 3 meses]
- Altura: 1m67cm
- Peso: 54 quilos
- Qualidade: Perseverança
- Defeito: Insistente; teimosa
- Uma palavra: Vontade
- Uma pessoa: Mãe
- Um medo: “De não ter forças ou contar com ajuda para superar obstáculos”
- Cor: Preto
- Música: “Já Deu”, Pura Cadência
- Filme: Crepúsculo
- Ídolo: Reynaldo Gianecchini
- Comida: Feijão, arroz e couve
- Frase: “Ser o que eu sou e não ter a vergonha de ser feliz”
- Beleza: Equivale à simpatia e vaidade de cada um
- Lazer: Ler, estudar, dançar
- Esporte: Academia, corrida
- Concursos que já disputou: Só relacionados ao Carnaval
- Inspiração carnavalesca: Escola de Samba Mangueira
- Um samba: O novo samba-enredo da Rheingantz, em homenagem ao Município de São José do Norte


Nenhum comentário:

Postar um comentário