12 de fevereiro de 2010

Medo de dentista?


Na maioria das vezes as pessoas deixam de fazer um tratamento de canal ou mesmo uma restauração comum por medo de sentir dor, chegando ao extremo de, aí sim, ficar com dor de dente com o único objetivo de não ir ao dentista.


Parece uma coisa totalmente sem sentido, mas o “medo de dentista” é uma realidade, e não somente de pessoas pouco esclarecidas, mas também de profissionais liberais, jornalistas, funcionários públicos, militares, etc.

O motivo dessa fobia, geralmente vem de muitos anos, herança de nossos avós e bisavós (esses sim eu acredito que tenham passado algum trabalho em cadeiras odontológicas...), quando as técnicas operatórias e anestésicas ainda engatinhavam, e a dor era uma constante nos consultórios (esse é um dos motivos para que no Brasil haja um alto índice de pessoas sem vários elementos dentários na terceira idade).


Porém, nos dias de hoje, em pleno século XXI, deixar de procurar ajuda de um dentista por medo do consultório, ou pior ainda , por medo da “famigerada broca”, tem que ser uma atitude a ser esquecida.

Conversar com o profissional que irá lhe atender, perguntar sobre o tratamento que vai ser feito, que tipo de medicação é a mais recomendada para cada caso, enfim, conhecer todas as nuances do procedimento a ser realizado e estabelecer um relacionamento de confiança com o seu dentista parece ser a atitude mais correta a ser tomada.


O profissional da odontologia só existe com o intuito de ajudar e aquele profissional antigo, que atendia sem luvas, de jaleco sujo e dizia que a dor era “fiasco” do paciente, parece hoje em dia mais motivo de piada em programas humorísticos do que propriamente uma realidade da classe odontológica.

Nos casos específicos de tratamento de canal, existem algumas lendas que devem ser esclarecidas; por exemplo, que em dentes com “inflamação” ou com “infecção” a anestesia “não pega”. Na verdade os anestésicos usados nos tratamentos odontológicos em geral sempre vão causar um bloqueio do estímulo nervoso acabando com a dor localizada.

O que pode acontecer é ser preciso variar o local de aplicação e/ou a quantidade anestésica, de acordo com cada caso. Outro aspecto a ser considerado é o de que os dentes acabam quebrando quando é feito o tratamento endodôntico, o que viria a causar mais dor e transtorno.


Bem, com certeza quando é feito uma intervenção em um elemento dentário, com o intuito de remover cáries e fazer a sanificação dos canais radiculares, sempre é perdido um pouco da estrutura dentária, sendo necessário um planejamento restaurador adequado para cada caso, inclusive com o reforço de pinos para sustentar essas restaurações em alguns casos.

Portanto, o dente só irá fraturar após o tratamento de canal se não for feito o procedimento restaurador mais adequado logo após o término do tratamento de canal ser concluído.



Em todo o caso, a melhor solução para a dor de dente não deve ser a auto-medicação (que pode causar problemas graves!), nem os remédios caseiros, nem tão pouco fazer extrações desnecessárias; a solução é procurar um profissional habilitado para resolver o seu problema, seja ele qual for: dor no siso, cáries, tratamentos de canal... converse com o seu dentista, ele com certeza tem uma solução para o seu problema dentário.

E o melhor: sem dor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário