17 de junho de 2011

Especialista da beleza animal


POR BRUNO ZANINI KAIRALLA


Pêlos longos, curtos, com cortes arrojados, sóbrios ou mais modernos; a arte de tosar é hoje um dos serviços mais procurados nos pet shops do país. E o mercado cada vez necessita mais de profissionais voltados a esta atividade. Pelo menos em Rio Grande, podemos dizer que já estamos muito bem representados... 

Finalista do mês de fevereiro, a esteticista pet rio-grandina, Thifani Feijo Gomes, aguarda com ansiedade o mês de outubro, quando ao lado de outros fortes talentos brasileiros, disputará dentro da categoria profissional, em São Paulo, a final do “Groom Brasil 2011” – considerado o maior campeonato de tosa brasileiro. 





Avaliada pela americana Shirlee Kalstone, a papareia venceu a primeira etapa virtual do campeonato. Neste ano, o evento se desenvolve de 18 a 20 de outubro, dentro da Pet South America, considerada a maior feira de pet shop do País. 

Além dos melhores esteticistas nacionais, o concurso conta com a avaliação de renomados juízes internacionais. Ao vencedor ou vencedora da competição, a oportunidade de participar depois do Intergroom – campeonato internacional realizado nos Estados Unidos e que reúne anualmente os melhores profissionais mundiais da área, consagrando o melhor tosador.




No ano passado, o brasileiro Clayton Muniz (foto acima), natural de Americana, interior de São Paulo, após passar por todas as etapas de classificação, foi titulado campeão mundial na categoria Poodle, dentro do Intergroom. 

Na etapa “ao vivo”. que será realizada em outubro diante importantes especialistas, entre os principais aspectos que Thifani e os demais participantes serão avaliados dentro do chamado ‘ringue da tosa’, estão: a criatividade, a execução da tosa e sua adequação à conformidade do cão.





Ênfase também para a adequação da tosa ao cão, expressão, balanço, simetria, angulação, grau de dificuldade e maciez do acabamento. O tempo para a realização da tosa é de 2h e 2h30min para Poodles Gigantes. “O Groom Brasil é um evento que faz você acreditar em você como profissional tosador”, defende o site da iniciativa. 

Apesar da ansiedade, Thifani está segura daquilo que pretende mostrar aos avaliadores. Além de atualização contínua e, assim, seguidamente, ficar envolvida em cursos de especialização e capacitação, a esteticista ainda mantém uma rede de relacionamentos, perto ou à distância, com diversos profissionais do ramo - pessoas que ela carinhosamente chama de seus mestres.




Desde 2008, quando ingressou de vez na área de banho e tosa, já passou por mais de 15 cursos e diariamente treina a sua criatividade, suas técnicas e habilidades, no pet shop que a família administra a 13 anos na primeira quadra da rua Silva Paes, a Chanda Ranga. A loja, que iniciou voltada para o setor de aquários e aos poucos foi agregando outros animais, como pássaros, hamster, até trabalhar com cachorros e gatos, atua a mais de 20 anos no mercado.


Thiafani, que já é uma referencia da área em Rio Grande, também oferece e administra cursos de banho e tosa, capacitando profissionais para o mercado. No auge de seus 21 anos, a moça talentosa afirma que seguir esta área não é fácil e que é necessário além da prática e treino, muito estudo. 


- Já virei noites estudando, lendo e pesquisando materiais variados sobre o assunto. Como tudo na vida, para ser bom no que se faz, é preciso que você busque informações e corra atrás de conhecimento. Além de higiene, é preciso saber a postura certa, como ter segurança para lidar com os animais e a ética profissional exigida para participar de um evento como o Groom Brasil, por exemplo - assegura à jovem.




- Todo esteticista é um tosador, mas nem todo tosador é um esteticista - especifica Thifani, que também ensina e acentua uma das principais características de sua profissão: - Um bom esteticista consegue esconder os defeitos e realçar as qualidades de cada animal; é nisto que me embaso para desenvolver o meu trabalho - sustenta ela. 




Entre outras palavras, um tosador pode ser considerado um ‘cabeleireiro pet’. Já um esteticista estaria mais ligado aos cuidados físicos, aos detlahes e a expressão artística do visual do animal, observando ele como um todo.

EM TEMPO: Além de “esteticista” ou “tosador”, outra expressão adotada para denominar os profissionais que dominam as tesouras e prestam o serviço de banho e tosa, é Grommer, que vem do termo “Grooming &Trimming”, que numa tradução literal pode significar “preparando e ornamentando”, ou ainda, profissional “enfeitador”.


Entre as principais atividades de sua rotina profissional está à recuperação de pêlos, e com ela a observação e o acompanhamento do histórico do animal, a tosa e a tesoura, em pelo liso ou “flufy”, tais como Bichón e Poodle; e também penteados e decorações.

Para lidar diariamente com diferentes raças de animais, Thifani precisa ter uma postura coesa e transmitir segurança, para que com ela possa ganhar de forma gradual a confiança de cada animal – o que convenhamos, não é nada muito difícil para quem enfatiza se identificar com a alma e a essência deles. 

- Estabelecer os limites e jamais evidenciar medo, por que depois que eles te dominam, para obter novamente o respeito e o controle da situação é quase que impossível - comenta. Cercada por bichos, tanto na pet, como em casa, no total, Thifani tem sete cães - três Poodles toy's e um gigante, uma York Shire, um Pastor e uma Dachshund (teckel). 



- É com eles que divido toda a minha vida e como a maior parte dos meus amigos não moram aqui no Sul, divirto-me muito com eles. Na verdade, são as melhores companhias. Eles não querem saber que cor você tem e/ou se ganha bem; eles só querem carinho e atenção - observa à jovem, que já foi taxada de “louca” por pessoas que considerava suas amigas, quando dizia que queria seguir a carreira de esteticista pet. 


Curso com o amigo e mestre, Renato

- Muitos me perguntaram que futuro eu achava que ia ganhar com isso; hoje não consigo olhar para o futuro sem fazer isto que eu simplesmente amo fazer. Sou uma pessoa feliz. Vivo para o meu trabalho e assim estou conseguindo realizar alguns sonhos - pontua a jovem. 


 A profissional também destaca a união que existe nas relações de quem se dedica a cuidar da aparência dos animais. - Torcemos muito uns pelos outros, estamos sempre em contato, trocando experiências e informações - expõe ela. 



Entre seus maiores desafios diários, está o de obter o reconhecimento e a confiança de seus clientes. - Sinto-me realizada quando os donos saem daqui e me ligam no outro dia para dizer que seus filhos estão lindos ou mesmo quando entram aqui e me dizem: faça o que você achar melhor -acrescenta ela.



A esteticista também atenta para uma importante dica para quem se preocupa com a estética de seu pet:


- Assim que acabarem as vacinas pode-se fazer visitas a pet shops com os filhotes para que eles se acostumem aos cheiros e barulhos diferentes que existem no local; levamos o cão dentro da estética para que ele veja os outros cães, conheça e adapte-se aquele ambiente, pois somente depois de algumas visitas é que recomendamos proceder com o banho usando produtos de boa qualidade - atenta ela. 


Antes e depois de Melody:




Entre os planos para o futuro, a jovem cita: - Continuar me atualizando e quem sabe um dia poder ser reconhecida como meus mestres - observa. 


Para chegar às presentes páginas, Thifani não se esquece dos inúmeros incentivos e do apoio que recebeu de mestres, familiares e amigos no correr da trajetória.

- Agradeço todo mundo que acreditou e me ajudou quando eu mais necessitava do apoio. Muito obrigada - agradece. Além de seus clientes, com certeza, se os animais que cuida diariamente tivessem voz, também certamente diriam a jovem Thifani, “muito obrigado por sua dedicação”. 

No ringue da tosa, a torcida já é papareia.


15 comentários:

  1. Muito interessante a matéria! Realmente parece um bom campo profissional. Parabéns a menina e também a equipe do Agora...

    ResponderExcluir
  2. O que eu achei mais bacana é que existe gente especializada em nossa cidade e que também está prestes a ser reconhecida pelo seu trabalho! Rio Grande precisa de profissionais interessados assim... parabéns Tifani. Sucesso em São Paulo!

    ResponderExcluir
  3. Uma pergunta: será que os bixinhos gostam de td essa frescura?

    ResponderExcluir
  4. Essa garota vai longe!
    Conheço a Thifani ha muito tempo, ela cuida do meu cãozinho,eu garanto tudo que ela faz é com muito amor e profissionalismo,e nossa cidade estava precisando de alguem com a capacidade dela.
    Thifani é so o começo de muitas parabéns.....

    ResponderExcluir
  5. Ótima reportagem.. eles ficam muito lindos quando encontram profissionais dedicados assim...

    ResponderExcluir
  6. parabens tifani pela bela reportagem,é de talentos como tu q o brasil precisa,amar o trabalho é fundamental!!!!!bjo

    ResponderExcluir
  7. Parabens amiga vc merece q seu talento seja reconhecido são profissionais como vc q orgulham nossa categoria bjus Marcela Gomes.

    ResponderExcluir
  8. Lisieux-Pipi Dolly's21 de junho de 2011 às 18:51

    Thifani, parabéns! Ao ler esta reportagem posso comprovar que quando seguimos nossos sonhos com amor,carinho, determinação e respeito nada nos impede de abrir as portas para o sucesso, você é a prova disso, sem falar que é só o começo de uma longa caminhada de desafio para uma grande profissional que nos orgulha muito principalmente por ser da nossa terra.Vai em frente pois por ter chegado até aqui já és uma campeã.Desde já estou torcendo por ti, nos vemos na feira.Bjss e sucessooooo !!!

    ResponderExcluir
  9. obrigadaaaaaaaaaaaaaaaaaaa amiga e com certeza vamos nos ver la simm

    ResponderExcluir
  10. Thifani, me sinto lisonjeado por ter sido lembrado, tenho orgulho em poder ter sido um dos seus mestres, você é um orgulho que temos e sempre gostamos de ressaltar, capacidade em percepção e absorção você é oque há de melhor para o futuro da profissão. Parabens e continue sempre assim orgulhando seus "mestres"!

    Johnatan Skolimoski

    ResponderExcluir
  11. Eu já sabia que a Thifani seria uma excelente profissional em estética animal desde o primeiro dia que ela começou a falar da profissão. O amor, o interesse e o respeito que ela tem pelos animais é impressionante. Isso é fundamental para o desenvolvimento de um trabalho praticamente perfeito. Dedicação e amor são as principais características dessa minha amiga querida!!! Parabéns Thifani, estou muito orgulhosa de você e tenho certeza que esse é só o primeiro passo da sua carreira. Muitas outras conquistas virão, pois você é uma pessoa maravilhosa!!

    ResponderExcluir
  12. parabennns tifanyyy fico aqui muito orgulhoso de vc .garota guerreira e que corre atras de conhecimentos está de parabennns fica aqui um grande abraco do seu amigo Daniel Kohn..

    ResponderExcluir
  13. Parabéns Thifani... Esse sucesso é merecedor!!Pelo teu esforço e dedicação, sem contar o talento....

    ResponderExcluir