27 de junho de 2011

Óculos e a saúde de seus olhos!



Para quem quer cuidar da saúde de seus olhos, protegendo-os dos raios solares e ainda estar na moda, confira as dicas abaixo. 


Prevenir sempre é a melhor opção. 


Mas, se cada vez mais um número significativo de pessoas se conscientiza sobre a importância de proteger a pele dos raios nocivos do sol, o mesmo não acontece em relação aos olhos. 


Hoje em dia, o uso de óculos escuros é essencial. Use a mesma motivação que faz com que você use protetor solar no seu corpo para proteger também seus olhos. Eles também precisam de proteção contra a irradiação solar, e isso não apenas nos dias ensolarados, pois vale lembrar que dias nublados também oferecem perigo. 


Mas atenção: oftalmologistas são unânimes ao afirmar que não adianta usar óculos de camelôs, porque não bastam os óculos serem escuros; eles precisam ter todos os filtros contra os raios ultravioleta e infravermelho. E em dias nublados, a proteção continua sendo necessária, pois a radiação persiste. 


Além disso, a preocupação com a visão deve ser estendida a visitas periódicas ao oftalmologista pelo menos uma vez ao ano para medir a pressão e ver o fundo de olho. Doenças silenciosas podem levar à cegueira, como o glaucoma, o diabetes e a pressão alta.


Os especialistas em saúde ocular também informam que uma lente de baixa qualidade faz a pupila dilatar, em vez de encolher diante da claridade, aumentando a penetração dos raios solares. 


A pupila funciona como defesa natural do organismo, e uma boa lente não permite que ela se dilate tanto.

Já o contrário, uma lente de má qualidade, pode apresentar problemas imediatos, como queimadura das pálpebras, conjuntivite e fotoceratite (inflamação da córnea por queimadura). 


Os olhos ficam vermelhos e ressecados, com sensação de areia. A longo prazo, a radiação aumenta o risco de catarata, degeneração macular e pterígio (espessamento da conjuntiva, membrana que cobre a parte branca do olho.


Entretanto, para quem pensa que há funções diferentes na proteção oferecida pelas lentes de acordo com suas cores, isso não é real. O que há é que as cores ajudam dependendo de cada situação. 


No uso diário, as melhores são âmbar, marrom e cinza. Para dirigir, as indicadas são as lentes cinza. Surfistas, por exemplo, adoram as lentes rosa porque melhoram a visão de contraste em fundos verdes ou azuis. No que se refere às lentes de grau, essas normalmente já possuem a proteção necessária, principalmente, se forem de policarbonato.


Proteção extra para os olhos


O uso de filtro solar na região dos olhos geralmente não causa problema. Mas, com o suor, o produto pode escorrer para dentro dos olhos e causar irritação. A forma mais segura de proteger a pele e a visão é usar boné ou chapéu, além de bons óculos.


O QUE ESTÁ NA MODA...



Maxi
As lentes que cobrem quase todo o rosto ainda são tendência. Conhecidos por maxióculos ou oversize, os modelos de 2011 buscam inspiração nas décadas de 1950 e 1960. As apostas são as armações ‘asas de borboleta' e aviador


Megacoloridos


Os coloridos vão continuar com força total neste ano. As cores neon ainda estão em alta e vão dividir espaço com as chamadas ‘asorvetadas', em tons pastel, como laranja clarinho, caramelo e rosa


Gatinho
Clássico da década de 1950, o modelo volta com tudo em 2011. E não é só nos culos de sol. O estilo gatinho surge também em modelos com grau e vai dos acessórios discretos aos mais ousados


Redondinho


Inspirados no bealte John Lennon, os óculos com lentes redondas estão de volta. Foram febre na década de 1970 com suas armações de metal. Os atuais modelos são extremamente coloridos. 


Fonte: Diário da Grande ABC (www.dgabc.com.br)


Acessório comum 
para looks diferentes




Sempre atentas às tendências da moda, as belas Eva Mendes, Gwen Stefani e Selma Blair apostaram em um acessório em comum para compor looks de estilos diferentes. 


Os novos óculos da coleção Minimal Baroque da Prada, marca da Luxottica, foi o eleito das celebridades hollywoodianas na última semana.




Este novo modelo segue o estilo barroco com exaltação das cores e muita originalidade e se tornou um must-have entre os fashionistas de plantão. 


Os óculos, que acabam de chegar ao Brasil em uma edição limitada, são valorizados por curvas, frisos e efeitos em baixo relevo que são as principais características dessa coleção. 


As combinações de cores, azul/branco, azul/preto e branco/mel, além da transparência das linhas de frente dos óculos harmonizam perfeitamente o estilo rococó do lançamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário