25 de setembro de 2010

Renata Elisa Nunes



O jogo virou


Por André Zenobini
- Fotos: BZK/Divulgação

O que fazer em pleno domingo a tarde?

Ver o jogo de futebol com o marido, cuidar somente das obrigações domésticas, frequentar os mesmos lugares de sempre ou produzir-se para ir a um evento feminino, de moda, beleza e que promete muita novidade e diversão?


É apostando nesta última resposta que a promotora de eventos Renata Elisa Nunes idealizou o “Momento Mulher”. Um espaço destinado apenas às mulheres que querem se divertir sem ter por perto nenhuma presença masculina.

Durante a semana, os últimos preparativos foram feitos para recepcionar um público que se solidificou em todas as esferas sociais. “Toda a equipe artística está composta por mulheres. Tive o maior cuidado para que isso acontecesse, seguranças, garçonetes e até mesmo a DJ”, argumenta Renata.


Para a organizadora, não se trata de uma “revanche”. “Os homens têm os espaços deles, de conversas com os amigos, ou mesmo sozinhos assistindo aos jogos pela TV. Nós [mulheres] também temos o direito a um momento nosso, apenas com nossas amigas”, justifica.

Aos 35 anos, a organizadora mostra-se uma mulher criativa, decidida e também determinada, principalmente na realidade que conduz sua rotina. Vivendo o seu quarto relacionamento maduro, ela encontra em seu cúmplice um grande aliado. “O maior apoio vem de casa; ele que me descobriu, exatamente por eu ser ousada”, garante a profissional.


Consultora de beleza, acadêmica do curso de Matemática da Furg, suas primeiras experiências em eventos foram ao reunir suas clientes para algumas demonstrações dos produtos que representa atuando como revendedora.

“O que eu posso passar para as mulheres? É que é possível alcançar os seus objetivos. A realização de tudo que eu faço, concentro-me, é a minha vida”, declara Renata.

Especial


“Um dia especial para as Mulheres”. Esta é a chamada principal do evento “Momento Mulher” que ocorre neste domingo, 26. A partir das 15 horas, com abertura dos portões marcadas para meia hora antes, as convidadas poderão assistir a desfiles de modas, apresentações artísticas e se divertir com as amigas num momento totalmente voltado para o universo e lazer feminino.

Diferente dos habituais eventos sociais da cidade, o local que sedia o evento também é uma nova aposta da promotora. Amplo e arejado, o Clube Náutico Almirante Barroso, ao lado do Yacth Clube e apresentado na última quarta para a equipe de reportagem, foi charmosamente decorado para receber as convidadas especiais.


Entre as atividades previstas no decorrer da tarde está o lançamento da nova Biz Rosa 2011 (acima), apresentada por um dos patrocinadores do evento. O grupo de dança Núcleo Artístico de Danças Orientais participa do evento que também conta com a cantora Lilian Mendes. A trilha sonora da festa está sob a responsabilidade da DJ Maru.

Ainda entre as atrações, sorteio de brindes e uma transformação! Outra novidade do evento, segundo Renata, é que os desfiles, com linhas infantis até a terceira idade, reportam-se as mais diferentes formas femininas.


“Não teremos apenas modelos do tipo revista”, revela a promotora ao enfatizar que o importante é que elas se identifiquem e se visualizem nas peças apresentadas.

Com a expectativa de reunir 400 pessoas, Renata quer incentivar a mulher a nunca desistir de seus sonhos. Segundo ela, o mercado depois dos 30 é mais complicado, mas que ainda sim é possível se encontrar pessoalmente e profissionalmente.

Enquanto divulgava o evento que está sendo organizado desde o dia 20 de agosto, ela conta que foi mais difícil com as pessoas que não conhecia, entre os amigos, ela teve maior facilidade e a aceitação foi muito boa. Para divulgar a iniciativa ela participou de diversas festas da cidade e agradece a colaboração de todos que a apoiaram.

Ideias


Com a cabeça repleta de boas ideias, este é o primeiro grande evento que Renata produz. Para a promotora, o evento tem como compromisso reforçar a auto-estima das mulheres. O fato de muitas desempenharem diversos papéis no decorrer do dia favorece o cansaço ou mesmo os momentos mais estressantes com tantas responsabilidades. “O mais difícil para estas mulheres é encontrar seus momentos de lazer, de sair ou deixar de lados os problemas”, avalia.

Quanto a expectativa da realização do Momento Mulher, a organizadora declara que é grande. Sobre as dificuldades, ela explica que a falta de apoio é uma das principais. Para isso, espera contar com a presença e a valorização da comunidade, até mesmo para dar uma continuidade a proposta.

“Quando acontecem esses eventos eles têm uma idéia totalmente comercial, não apenas para entreter ou contemplar as mulheres”, ressalta. Renata conta ainda que encontrou resistência por parte das pessoas já que muitas pensaram que seu projeto tinha outras conotações. “É um evento para as mulheres se reunirem, conversarem e se entreterem, sem a exposição de homens”, completa ela.


Quando questionada sobre o papel da mulher moderna ela afirma que “é uma mulher atuante em todos os sentidos e que nunca desiste daquilo que realmente planeja”, comenta. Sobre as desigualdades entre os sexos, ela diz que apesar dela estar menor, ainda é percebido quando, por exemplo, eles não aceitam que elas ganhem mais ou sejam mais independentes, decididas do que eles. Porém, Renata separa que esta é uma mudança comportamental e que o foco do evento, apesar de ser só para elas, não é propagar o feminismo, apenas reverenciá-lo.

Clima árabe


Entre as atrações está o Núcleo Místika de Danças Orientais. Em atividade desde 2001, o grupo ensina mulheres de todas as idades a arte da dança árabe.

No evento, que conta com o apoio do Jornal Agora em seus 35 anos de circulação ininterrupta, a convidada Saffia Sâmar - nome artístico da proprietária e professora do Núcleo, Claudia Bitencourt – apresenta uma dança com um véu wings e uma espada.


Ao lado de Claudia, está sua filha que dança desde os quatro anos e hoje aos 14 preparou para o evento uma dança árabe moderna. Além delas, também a dançarina Hanna Luy [abaixo] que já posou como modelo de capa do CD de Tony Mouzayek, cantor de músicas temáticas árabes na novela O Clone, da TV Globo.

“Luto pelo lado técnico da dança, do estudo aprimorado, dos ritmos e estilos” conta ela. Com uma turma de 40 alunas, ela explica que a dança serve para ajudar a aumentar a auto-estima, pois “muitas alunas já chegaram aqui muito para baixo e ao olharem depois no espelho passaram a enxergar outra mulher”.


Sobre o evento, destaca que se sentiu muito feliz com o convite, pois “as mulheres precisam de espaços para aproveitarem momentos sozinhas, livres de problemas, cobranças, homens, família”.

Segundo a professora, esse tipo de coreografia é sensual, mas não possui cunho erótico como muitos pensam. “As pessoas tem uma idéia errada, principalmente da dança do ventre, que lá é chamada de dança do leste”, acrescenta ela. Sobre suas alunas, garante que aceita apenas aquelas que querem se dedicar.

“Requer muito estudo, já neguei a entrada de alunas que só queriam uma dança caricata e sexual”, finaliza. No grupo também podem participar homens que queiram aprender coreografias árabes masculinas. A escola fica na rua João Fernandes Cardoso, 267 no bairro Parque São Pedro.

Momento Mulher




Quando: Neste domingo, 26
Onde: AREB e Clube Náutico Almirante Barroso
Local: Av. Perimetral, 780 – Ao lado do Yatch Club
Horário: 15h
Ingressos: R$ 20

Patrocínio:
Orion Motos e Orion Veículos,
Lidia Modas, Donna Acessórios e Portal da Beleza

Apoio: Jornal Agora 35 anos

Realização: Momento Eventos – (53) 9996.3861

Nenhum comentário:

Postar um comentário