15 de setembro de 2010

Por um ambiente melhor!

No último dia 27 de agosto, o Grupo de Abolição do Especismo (GAE) do Rio Grande promoveu o debate INFORMAÇÃO AMBIENTAL, no auditório da Ordem Dos Advogados do Brasil (OAB) Subseção do Rio Grande, no qual palestraram Antonio Soler, advogado ambientalista do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e Alex Avancini (abaixo), da organização não governamental Vegan Staff.


Soler desenvolveu o tema Direito e Educação Ambiental: Questões Contemporâneas, abordando aspectos da legislação ambiental e discorrendo sobre o papel da Educação Ambiental para enfrentar a crise ecológica, desmitificando alguns entendimentos, como por exemplo a descrença no aquecimento global, por existirem invernos rigorosos.

Soler explicou que a capacidade da Terra em reter o calor, aumentado e desregulado pelas atividades humanas de produção e consumo é exatamente o que tem levado aos extremos de temperatura, tanto de calor como de frio.

Já Alex Avancini falou sobre Veganismo para um Ambiente Melhor. Neste sentido, teceu comentários sobre a historia do veganismo, “uma filosofia de vida na qual os adeptos não se utilizam de nada de origem animal para alimentação, divertimento, vestuário, entre outros”. Avancini também estabeleceu uma relação entre veganismo e as questões ambientais.

Auditorio da OAB em Rio Grande/RS esteve cheio em evento do GAE

Para a advogada Marcia Chaplin, da ONG GAE, organizadora do evento, “os dois palestrantes deixaram bem claro que as mudanças necessárias para cuidarmos do planeta, apesar de ser muito importante políticas públicas adequadas, estão nas mãos de cada um de nós, como a troca de hábitos diários, e, principalmente, estarmos atento as armadilhas sedutoras do consumismo desenfreado, pois a Terra não comporta nosso atual estilo de vida”.

Ao final foi realizado um debate e um “bate-papo” com os presentes. O evento, organizado pelo GAE, também contou com o apoio da OAB local, na pessoa de seu Presidente, Francisco Soller de Matos, através da cedência do seu auditório, o qual esteve lotado.

Texto e imagens: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário