27 de agosto de 2010

Os Supercentenários

Esta é a expressão utilizada para quem consegue ultrapassar a faixa dos 110 anos. Sobre eles, acompanhe abaixo a pesquisa realizada na rede pelo repórter Bruno Kairalla.

Ann Pouder


- Ann Alexander Pouder (Londres, 8 de abril de 1807 - Baltimore, 10 de julho de 1917) foi uma das primeiras pessoas a conseguir provar que ultrapassou a idade de 110 anos.

Ann (imagem acima) emigrou com a sua família aos 12 anos de idade para os Estados Unidos, tendo vivido em Baltimore nos restantes 98 anos da sua vida. Passou os últimos tempos da sua vida acamada, cega e quase surda, contudo preservava-se lúcida.

>> Em tempo 1:

- As pessoas mais longevoas são reconhecidas pelo Guinness World Records - o Livro dos Recordes -, ou ainda pelo Gerontology Research Group (GRG).


- Para o Guinness a pessoa mais velha do mundo foi a norte-americana Edna Parker (acima), falecida aos 115 anos. Seguida dela está Yone Minagawa (abaixo), falecida aos 114 anos e o japonês Tomoji Tanabe (abaixo), considerado o homem mais velho do mundo, falecido em junho do ano passado, aos 113 anos.


- Entretanto, outras pessoas, inclusive brasileiros, já alegaram ter idade superior aos citados acima. Sem ter como comprovar através dos registros, porém, o Livro dos Recordes não os reconhecem.


- É o caso, por exemplo, de Moloko Temo (imagens acima), uma supercentenária sul-africana que alegou ter 134 anos de idade, o que, se comprovado, faria dela a pessoa mais velha de todos tempos.

Moloko Temo faleceu em 3 de junho de 2009 e encabeça a lista das pessoas que alegam o maior tempo de vida pelo Gerontology Research Group.


- O título de pessoa mais velha do mundo é até hoje atribuído à francesa Jeanne Louise Calment (acima), 122 anos, nascida em 21 de fevereiro de 1875 e falecida em 4 de Agosto de 1997.


Nascida na cidade de Arles, na França, Jeanne (acima) entrou para história ao atingir a marca de 122 anos [44.742 dias de vida]. Quando a construção da Torre Eiffel foi terminada, em 1889, Jeanne tinha 14 anos.


- Outra francesa é atualmente reconhecida pelo Guinness como a pessoa - ainda viva - mais velha do mundo: Eugénie Blanchard (acima), com 114 anos.


Nascida em St. Barts, na França, em 16 de fevereiro de 1896, ela foi freira por 36 anos e é uma das poucas pessoas ainda vivas já ter nascido no século 19.

>> Em tempo 2:

- Depois da sul-africana Moloko Temo, duas mulheres brasileiras procuraram obter o reconhecimento de pessoa mais velha do mundo, figurando inclusive na lista da Gerontology Research Group (GRG).


- A primeira delas trata-se de dona Maria do Carmo Gerônimo (acima), uma ex-escrava brasileira falecida em junho de 2000, supostamente aos 129 anos.

A data de nascimento de Maria do Carmo é atestada por documentos da igreja. No entanto, por não possuir uma certidão de nascimento, Maria do Carmo não foi reconhecida pelo Livro dos Recordes.


Filha de escravos, Maria do Carmo nasceu em 5 de março de 1871, em Carmo de Minas (MG). Na ocasião, faltavam seis meses para a promulgação da Lei do Ventre Livre e ela amargou a escravidão até os 17 anos, quando viveu a instituição da Lei Áurea. Sem parentes, tomou como família os Guimarães, com quem morava e trabalhava como empregada doméstica por mais de 60 anos.

- Desde 1995, quando começou a figurar como provável mulher mais velha do mundo, passou a receber homenagens pelo Brasil. Aos 124 anos, viajou de avião pela primeira vez. Recebeu das mãos do então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso, a medalha do centenário de Zumbi dos Palmares.


No mesmo ano, realizou um antigo sonho: ver o mar. Religiosa, Maria do Carmo chegou a passar mal em 1997, quando foi presenteada com uma medalha pelo papa João Paulo II. Naquele ano, vítima de um derrame cerebral, Maria do Carmo viu sua saúde de ferro começar a definhar e, nos últimos meses, ela já necessitava de muitos cuidados médicos.

>> Em tempo 3:

- Falecida em 08 de julho último, na cidade de Astorga, interior do Paraná, a segunda mulher considerada como a mais velha do mundo é Maria Olívia da Silva.

Nascida em 28 de fevereiro de 1880, em Varsóvia, na Polônia, a família de Maria conta que ela veio ao Brasil quando tinha três anos, sendo registrada em Itapetininga (SP).

- Mais velha que o automóvel com motor de combustão interna à gasolina (1885), o rádio (1885), o cinema (1894), a geladeira (1895), a televisão (1927) e a penicilina (1928), Maria Olívia havia completado em fevereiro último, 130 anos.


- A idade e o local de nascimento nunca puderam ser comprovados oficialmente porque os documentos originais foram queimados acidentalmente quando ela morava em Centenário do Sul (PR), na década de 1960. Em razão disso, o Guinness Book nunca a reconheceu como a mulher mais velha do mundo. Dona Maria teve 14 filhos (10 legítimos e quatro de criação).

- Em várias entrevistas, Maria Olívia sempre afirmou que teve uma vida dedicada a lavouras de feijão, algodão e café. Segundo ela, o segredo da longevidade era a dieta baseada em banana e feijão. Nos últimos anos, ela havia perdido boa parte da visão e da audição e sofria com problemas no rim, coração e pulmão, o que a fazia permanecer sentada a maior parte do tempo.

>> Em tempo 4:

- Gerontology Research Group (GRG) é um grupo formado no início da década de 1990, constituído por investigadores na área da gerontologia, que se reúnem mensalmente em Los Angeles. O objetivo atual deste grupo é identificar pessoas que tenham atingido a idade de 110 anos - os chamados supercentenários.

>> Em tempo 5:

- Segundo o IBGE foram recenseados em 1991 o total de 13.865 pessoas centenárias no Brasil e, em 2000, 24.476 indivíduos, representando um aumento de 77% em nove anos.

- Cerca de 60% dos centenários em 2000, era composto por mulheres.

- A previsão é de que esse crescimento continue acelerado nas próximas décadas. A estimativa é de que em 2050 existam 160 mil pessoas com 100 anos ou mais no Brasil, o que representará uma população aproximadamente sete vezes maior do que a recenseada em 2000.

- Um balanço de 2007 sobre o Censo Previdenciário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), apontou o número de 16,6 milhões de pessoas beneficiadas pelo sistema, mostrando que cerca de 3% (ou 491 mil pessoas) têm mais de 90 anos.

LEIA TAMBÉM:


Um comentário:

  1. mais informações sobre Maria Olívia da Silva pode encontrar no sistema de recordes nacional: www.rankbrasil.com.br, que no qual ela foi reconhecida

    ResponderExcluir