27 de novembro de 2010

O poder de acreditar nos Sonhos


Por Bruno Zanini Kairalla 
bruno.kairalla@gmail.com
Fotos-reportagem: Deyver Dias


Tema principal da revista mensal Superinteressante do mês de outubro, a matéria “Sonhos: o que eles realmente significam”, apontou que eles, “resolvem problemas práticos, estimulam a criatividade e, sozinhos, já servem como uma terapia noturna”. Isto porque eles digerem todas as nossas experiências e tecem a realidade. 


Talvez, por conta dessa influência em nossas vidas, os sonhos sempre foram encarados espiritualmente pela humanidade como o maior alimento da alma, sendo o primeiro responsável por nos fazer seguir adiante na conquista dos objetivos. Na próxima segunda-feira, 29, Denise de Medeiros Pinto Zamboni, sobe ao palco do Municipal para provar aos presentes que sonhar é o primeiro passo para concretizá-los.




Diretora, idealizadora e professora da Companhia de Dança Geração Eleita, Denise, próxima de seus 34 anos, acerta os últimos detalhes do espetáculo que traz no tema “Sonhos”, o principal convite para assisti-lo. A 6ª mostra da Cia, em atividade na cidade desde março de 2008, será apresentada em dois dias. 


Na segunda-feira, o espetáculo foi reservado apenas para entidades beneficentes. Participam gratuitamente deste dia, asilos, creches, orfanatos, famílias carentes, o Centro de Recuperação para Dependentes Químicos e a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer. Já na terça-feira, 30, a mostra Sonhos é aberta ao público.


Com duração média de 1h20min e contando com cerca de 100 bailarinos no palco, que vão se revezar num total de 18 coreografias, a mostra foi dividida em três partes, empregando um tom meio autobiográfico da vida de Denise. 


Divulgação




- É a história de uma mulher que parte em busca de seus sonhos, custem eles o que custar. No entanto, ela só encontra escuridão, sentindo-se deprimida, frustrada. Ela rejeita ouvir os planos e sonhos que Deus tem para a vida dela. Mas, num determinado momento de sua caminhada, ela resolve escutá-Lo. Ela se arrepende do que fez e resolve entregar os seus sonhos nas mãos de Deus. Sendo assim, ela começa a desfrutar do melhor do Senhor -, adianta a professora.






Uma das partes do espetáculo que a diretora acha que mais chamará a atenção do público é a coreografia realizada sobre o tema aborto. “É uma das partes mais impactantes”, define. Para que tudo saía do jeito planejado, Denise trabalha ao lado dos professores e bailarinos desde o mês de agosto. 


- De lá pra cá estamos fazendo muitos ensaios, buscando sempre a qualificação técnica, conversas sobre cada coreografia e principalmente dedicação e esforço - ressalta a diretora.




Identidade de uma geração






Desde 2008, o aprendizado das técnicas e o crescimento dos alunos na dança, são testados a cada final de semestre, quando a Cia apresenta sua mostra ao público. Criar sempre um tema diferente, semestral, e com uma média de 100 pessoas no palco, já se tornou mais do que um desafio para eles; tornou-se uma assinatura da Geração Eleita.


- Deus é criativo, está sempre nos proporcionando coisas novas, não vejo porque repetir as idéias -, justifica Denise, que para fazer tudo dar certo, inicia os ensaios de um espetáculo, já idealizando o próximo. Foi assim com Sonhos, antecedida em julho por “Brasil! Gerados para Adorar”, e já está sendo assim com a próxima. 


- Tenho em mente o tema Perdão, pois Deus tem falado muito comigo sobre esta palavra mágica, de suma importância na vida de todos, principalmente nos dias de hoje -, antecipa ela. 


Divulgação


Outra característica forte das apresentações da Cia é um espaço dedicado entre uma dança e outra, para que os alunos dêem o seu testemunho de fé, de salvação. Momento este que Denise define como “muito especial”. - Há tantas pessoas carentes, que precisam de uma palavra de verdade, de fé, e através das mostras relatamos testemunhos de vidas que foram transformadas pela força de Deus -, explica.


De acordo com a diretora, a principal mensagem que seus convidados encontrarão na próxima semana, segue esta mesma linha: “Deus tem lindos Sonhos para as nossas vidas, basta entregarmos nas mãos Dele que Ele transformará os nossos Sonhos no mais belo dos belos”.


Uma líder sonhadora






Denise sabe bem do que está falando. Personalidade forte, comunicativa e decidida em tudo o que faz, a professora sonhou e durante as preparações da nova mostra, eis que se estabeleceu em outubro último, uma grande conquista: a aquisição da nova sede da Cia Geração Eleita, que atualmente utiliza uma das áreas do Colégio Salesianos.


- Possuir o nosso espaço era um sonho que parecia impossível aos meus olhos, mas Deus trouxe a existência - comenta a professora que já não vê a hora de transferir as atividades para o novo endereço. Se tudo sair dentro do esperado, em fevereiro de 2011, a Geração Eleita passa a receber seus alunos na rua Avenida Portugal, 205, esquina Teixeira Junior, no bairro Cidade Nova. 


Trajetória





Desde criança, Denise diz que se sentia totalmente ligada a dança. E quando maior, nada seria diferente. Em sua cidade natal, durante dois anos foi integrante da academia Tereza Petsold e nela participou como dançarina do corpo de balé do programa Domingão do Faustão. “Formei-me professora primaria e quando podia sempre aplicava a dança como forma de ensino”, conta ela. 


Em 2003, a coreógrafa se converteu ao evangelho. Foi quando também começou a liderar um grupo de dança da Igreja no Rio de Janeiro. - Em 2004, chegando a Rio Grande, comecei a liderar o grupo da Igreja Quadrangular Matriz. Em 2005, fui convidada a liderar os grupos da Interdenominacional Aviva Rio Grande. Depois já não liderava só o grupo local, mas também da região, atuando neles como a líder regional de dança da Igreja do Evangelho Quadrangular, até o ano passado - descreve ela.






Denise salienta que foi por este período que sentiu uma grande vontade de se aprimorar mais na Dança. “Mas queria um local em que as músicas fossem gospeis e não havia nada parecido na cidade”, observa. Foi, então, que, em 2007, numa viagem com o grupo Estúdio do Corpo num seminário de dança da Igreja Batista, em Novo Hamburgo (RS), Denise se apaixonou pela proposta inovadora que no local conhecera: 


- Vi que eles buscavam a técnica e o conhecimento da dança cristã. Então pensei: Em Rio Grande, podemos realizar um trabalho semelhante, ou melhor, abrir uma companhia com várias modalidades e contratar profissionais para aplicarem as aulas. Então, sonhei e em 2008 abrimos a 1ª Companhia de Dança Gospel da Cidade do Rio Grande -, evidencia.






No primeiro momento, a professora fala que um dos primeiros esforços foi desassociar a ideia de que a Companhia era um projeto da Igreja. “Embora embasados em princípios cristãos, não temos vinculo com as igrejas evangélicas”, argumenta. E apesar da Cia desenvolver estudos de conhecimento bíblico relacionados a dança cristã, a professora garante que o grupo abre as portas para todas as crenças. 


- Não digo que o objetivo aqui é de unir cristãos pela música, mas sim o de reunir uma Geração Eleita por Deus, independente de religião, para levar a palavra de Deus, que é: fé, amor, paz e respeito ao próximo -, declara. - Para entrar na Cia é simples: basta ter em mente que se foi escolhido por Deus para fazer parte de uma Geração Eleita - completa Denise.


Para falar de sonhos...






Casada há 14 anos e mãe de um menino, bailarino da Cia, Denise se sente abençoada. - Percebi que a Geração Eleita tinha dado certo quando me programei para abrir apenas uma turma e me vi iniciando com cinco. Ali tive a certeza de que aquele sonho não era somente meu e sim um sonho de Deus para esta cidade. Eu sou serva e escolhida por Deus para levar a mensagem através da dança”, salienta. 


Hoje a Cia Geração Eleita também está presente na cidade mineira de Além Paraíba (MG). “Na verdade tudo isto me trás experiências e conhecimentos, mas o que me completa é sentir a presença de Deus”, diz. Segundo Denise, o seu maior crescimento pessoal, bem como o da Cia, torna-se visível quando percebe do público, dos pais e alunos, o reconhecimento do trabalho na cidade e em todo o Estado. 






Sonhos? Ela ainda tem muitos para realizar. O próximo deles, em termos de apresentações, é fazer uma mostra coreográfica na rua como uma caminhada dançante. “Este é meu sonho e se for da vontade de Deus, eu sei que no tempo certo Ele vai me proporcionar mais este”, ensina.



Serviço 
- O quê: Espetáculo Sonhos
- Quem: Companhia de Dança Geração Eleita
- Quando: Dias 29 [entidades] e 30 de novembro [público]
- Horário: 20h30min
- Duração estimada: 1h20min
- Ingressos: Para as entidades, o primeiro dia é gratuito. No segundo, R$ 10
- Local: Teatro Municipal
- Informações: (53) 3235-4224, 8401-6621
- Acesse: www.ciadedancageracaoeleita.com
- E-mail: contato@ciadedancageracaoeleita.com





2 comentários:

  1. Matéria linda meu amigo Bruno Kairalla, também n posso deixar de agradecer ao nosso fotografo super divertido Deyver Dias.

    Ter este espaço p divulgação do nosso trabalho e mais uma realização de um Sonho.
    Quando entregamos os nossos Sonhos p Deus agir da maneira Dele, com certeza Ele nos proporciona o Melhor desta Terra.

    Obrigado Jornal AGora pelo carinho e força q vcs tem conosco...

    Denise Zamboni

    ResponderExcluir