29 de agosto de 2011

Contente com o seu queixo?



Apesar da variedade de cosméticos existentes, às vezes é preciso um procedimento mais radical


A busca pela beleza faz parte da natureza humana e a cirurgia plástica cada vez mais se aprimora a fim de satisfazer este anseio. É bom lembrar que sentir-se feliz com a imagem refletida pelo espelho faz um bem enorme.

Por isso, a indústria cosmética se aprofunda em pesquisas e cada vez mais novidades aparecem; não faltam cremes e maquiagens rejuvenescedores.

Mas, o que seria essa tal beleza?

Os especialistas em procedimentos corretivos explicam que a harmonia e a simetria são elementos fundamentais para a beleza humana, afinal, ninguém quer ter um lado diferente do outro

Milimetricamente falando não há como as partes do corpo serem iguais, mas, visualmente, é possível chegar a uma percepção de simetria.

Muitos detalhes compõem a estética corporal e no rosto as proporções são ainda mais evidentes. A posição do queixo, por exemplo, determina a proporcionalidade da face.



O queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente desta linha ou atrás, é sinal de que há alguma deformidade.



A pessoa pode achar que seu nariz é grande, mas talvez o problema esteja no queixo, que pode estar posicionado inadequadamente

As alterações na posição do queixo podem ser causadas por deformidades ósseas, que surgem no decorrer do crescimento do indivíduo, ou devido a traumas, fraturas ou tumores.


O queixo pode ficar avançado, chamado de retrognatismo ou retrognatia que é um tipo de má-oclusão causada pela posição mais posterior da mandíbula, que pode causar distúrbios do sono, como a apnéia do sono. 


O retro posto é conhecido como prognatismo (do grego pro, "movimento para a frente", + gnathós"mandíbula") à proeminência dos dentes em relação ao plano da face.

Em animais com crânio, o prognatismo é resultado de uma hipotrofia óssea da maxila ou hipertrofia óssea da mandibula - a mandíbula é mais longa que a maxila.Existem também os desvios laterais, o latero desvio.

Mentoplastia

A cirurgia plástica é uma das alternativas mais recomendadas para posicionar corretamente o queixo. A denominada mentoplastia pode alongar, encurtar, reposicionar, modificar o formato ou corrigir desvios no queixo.


A técnica varia conforme o problema e pode lançar mão de próteses de silicone para aumentar a região ou cortes no osso para o reposicionamento.

A mentoplastia é procurada principalmente pelas pessoas que possuem o hipomentonismo ou a retrognatia, ou seja, o queixo para trás. Neste caso é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo.

Medicina e Odontologia juntas

Ainda segundo os especialistas, de acordo com a complexidade do problema é necessário um tratamento interdisciplinar, que envolve outras áreas da Medicina e principalmente da Odontologia. 


O tratamento ortodôntico, por exemplo, deve ser feito antes da cirurgia, já que os dentes afetam o posicionamento dos lábios, que por sua vez influenciam a posição do queixo.



O paciente é orientado a fazer diversos exames para que seja possível identificar as causas do problema e indicar o melhor tratamento para o caso.

Se você de identificou com alguma das situações descritas, procure um cirurgião plástico (que tenha registro na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica) e peça um diagnóstico, estude as possibilidades de correção.


Nenhum comentário:

Postar um comentário