28 de agosto de 2011

Gravidez tranquila por 9 meses



Segundo especialistas, quem busca uma gravidez tranquila deve saber que é preciso adotar hábitos saudáveis durante os nove meses.


Da alimentação, passando pelas tarefas domésticas e o contato com bichos de estimação, a mulher deve ter em mente que, até o nascimento do bebê, seu corpo deve respeitar as novas regras.


"A mulher pode ter uma vida normal em todos os sentidos, desde que siga alguns cuidados. Ela deve saber que embora não seja uma doença, a gravidez é um período delicado'', diz Mauro Grynszpan, obstetra da Maternidade Pro Matre Paulista.


"No trabalho, por exemplo, a gestante precisa tentar amenizar aborrecimentos e se defender do estresse para seu bem e para o bom desenvolvimento do bebê'', diz José Bento de Souza, ginecologista e obstetra dos hospitais Albert Einstein e São Luiz.


Durante o período, deve-se também evitar cigarro e bebidas alcoólicas, que podem causar partos prematuros. E, claro, seguir todas as orientações do pré-natal.


Sobre a escolha do tipo de parto, especialistas salientam que o parto normal é sempre o primeiro a ser indicado. "Mas, se houver alguma intercorrência, a cesariana pode ser indicada. Em casos de hipertensão ou diabetes, por exemplo, pode ser até mais adequada'', diz Vera Fonseca, da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia.


VERDADES E MENTIRAS



Algumas posições são melhores para o sono das gestantes.
Verdade. Dormir de lado, sobretudo virada sobre o lado esquerdo do corpo, facilita a circulação do sangue e evita inchaços. A grávida também deve ter um sono tranquilo, de preferência respeitando oito horas de descanso

Alguns hidratantes podem ser prejudiciais ao bebê.
Verdade. É preciso ter atenção redobrada com alguns produtos utilizados durante a gravidez. Por exemplo, hidratantes que contenham ureia devem ser evitados, pois podem ser prejudiciais ao bebê.

Quanto mais variada a alimentação na gravidez, melhor.
Mentira. A gestante deve evitar alimentos condimentados, assim como frituras e gorduras. Também é recomendável a redução de cafeína, presente no café, alguns tipos de refrigerantes e chás durante a gestação.

Atividades físicas são boas durante a gestação, mesmo se a mulher for sedentária.
Mentira. A atividade física é importante, mas nunca deve ser feita sem supervisão. Exercícios deve ser realizados com a aprovação de um médico. Sedentárias não devem achar que a gravidez é o melhor momento para começar uma atividade física.



Gestante e bebê ganham guia



Com ilustrações do cartunista Ziraldo, o Ministério da Saúde lançou neste mês de julho, o Guia dos Direitos da Gestante e do Bebê, cartilha que informa como garantir os direitos das mães e dos recém-nascidos, destacando também os benefícios do aleitamento materno


Segundo o Ministério, amamentar é a forma mais eficaz para a redução da mortalidade infantil, além de proteger a criança de inúmeras doenças. Atualmente, apenas 41% dos bebês menores de seis meses no país são alimentados exclusivamente com leite materno, de acordo com dados do Ministério da Saúde. 


A taxa é semelhante à média mundial, calculada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) em menos de 40%, mas é bem abaixo do percentual ideal definido pela organização - entre 90% e 100% das crianças nessa faixa etária. 


Um dos objetivos do milênio ratificados pelo Brasil é reduzir em dois terços, entre 1990 e 2015, a mortalidade infantil entre menores de cinco anos. De acordo com a OMS, o aleitamento materno exclusivo é capaz de diminuir em até um quinto as mortes nessa faixa etária. (Folhapress)

Nenhum comentário:

Postar um comentário