28 de agosto de 2011

Facetas e Macetes da CONFEITARIA!


TEXTO E IMAGENS:
BRUNO ZANINI KAIRALLA

FOI UM SONHO REALIZADO”, expressou a carioca papareia Silvana Fernandes Absalão da Silva, 44 anos. Silvana, que já mora em Rio Grande há muitos anos, foi uma das 70 pessoas que participou do curso Decoração de Bolos, promovido pela ONG GENTE EM AÇÃO, entre terça e quarta-feira desta semana.  

Nunca tive a oportunidade de participar de um curso assim. Pode parecer um sonho bobo, mas me trouxe um significado muito forte, pois marcará o início de uma história - declara a promotora de vendas (abaixo), que faz salgados e agora pretende aprimorar seu conhecimento na área da confeitaria.


Tanto para Silvana, como para os demais interessados, o curso gratuito serviu como estímulo, numa área que carece sempre de hábeis e bons profissionais no mercado. “A técnica de aplicar e trabalhar com o chantili”, indica Silvana, ao eleger o que mais gostou de aprender. 

Além de bonito, ele é muito saboroso”, completa ela, que, assim como os outros participantes, pôde experimentar fatias das delícias que eram finalizadas durante a aula. “Da até pena de comer” – foi o comentário mais ouvido entre os instruídos.


Acompanhados por vários flashes, originados pelos alunos assim que as obras ficavam prontas, o curso apresentou macetes e técnicas básicas de acabamento para compor bolos artísticos, no objetivo de fugir da mesmice que tanto se vê em supermercados ou padarias, por exemplo. 

Em tom divertido, descontraído, as aulas foram ministradas com a experiência e sabedoria dos técnicos de confeitaria, Célio Lemke, 44 anos, e Alexandre Teixeira, 40.


Célio é líder técnico da Região Sul da distribuidora multinacional Rich’s, enquanto Teixeira atua na Fabiano Zaffalon, empresa pelotense de confeitaria, panificação, salgados, gastronomia e representante da marca Rich’s


Os dois concordam que faltam bons profissionais na área que seguem. 

Falta qualificação; há uma procura muito grande de profissionais qualificados nesta área de confeitaria e panificação, uma área que só cresce com os anos - observa Teixeira. 

As pessoas precisam aprimorar suas técnicas e serem boas naquilo que fazem. Existem muitas oportunidades; não podemos é ficar na mesmice - alerta Célio.

INGREDIENTES

Ousadia e criatividade. Assim a afinada dupla define os ingredientes fundamentais do perfil profissional de quem almeja se lançar na confeitaria. 

Os dois admitem “batizar” suas criações, que desafiam suas capacidades, exprimem suas habilidades artísticas e se diferenciam uma das outras pelos meros detalhes no acabamento e esmero que adicionam ao trabalho. Assim, eles também contam suas trajetórias.


Teixeira entrou na área da confeitaria em 1995 quando passou a trabalhar para a tradicional padaria pelotense, Círculo Operário. Na Zaffalon atua desde 2007, quando foi aprovado diante um teste. 

Casado com Janaína, pai de Bruno e Marco Antônio, indagamos quais são as delícias mais pedidas pela família. “Tortas e salgados”, frisa. Sem nenhuma modéstia, ele responde o que eles mais curtem em suas criações: “A perfeição que fica”. 

Único confeiteiro da empresa que representa, ele acrescenta:

- Toda decoração é gostosa de fazer, tem que ter amor naquilo que se faz, não existe decoração difícil tem é que ter persistência e muito treino - pontua ele.


Natural de Gravataí (RS) foi lavando louça numa confeitaria, aos 14 anos, que Célio (acima) teve o seu interesse na área despertado. A partir daí, fez cursos em empresas, como Senai e Senac, e há 15 anos segue com muito talento e bom humor nesta área. 

Como líder técnico da Rich’s já soma orgulhosos onze anos. “Tudo o que estiver relacionado com confeitaria, nós da Rich’s somos especialistas; da confeitaria fina, a chocolateria, doces, mousses, tortas de sorvete”, cita ele, estas verdadeiras tentações, capazes de provocar qualquer mortal amante de doces.

Dos cursos que ministra, ele relaciona as contribuições oferecidas aos alunos. “Conhecimento, novas ideias, novas tendências. Como viajo sempre, dentro e fora do País, carrego comigo as novas tendências e conhecimentos para repassar. Estou realizado, gosto muito do que faço e adoro passar meus conhecimentos. Tenho paciência. Posso repetir varias vezes a mesma coisa até o aluno pegar e aprender”, enfatiza.


Casado há 24 anos, Célio é pai de Letícia (27), Vitor (17) e Juliana, a caçula de três anos e sete meses. E também já é vovô. A sua neta, Maria Eduarda tem três anos. O que sua família mais admira em seu trabalho? “Acho que as decorações diferentes”, aponta.

Dos principais macetes, Célio revela o que nenhum aluno pode saber, se durante a aula algum imprevisto ocorrer. “Normalmente, quem esta no curso não sabe o que vou fazer, se algo dá errado faço alguns ajustes na hora. Até hoje sempre consegui me safar”, brinca ele.

OPINIÃO

Entre os macetes que a empresária de São José do Norte, Verônica Bittencourt (acima), 34 anos, mais apreciou no curso foi fazer os cones de papel para embelezar de forma escultural o recheio em bolos e tortas. 

Proprietária de uma padaria e confeitaria em seu Município, ela reclama da dificuldade que tem para encontrar instrumentos que ajudem a arquitetar as doces iguarias e elogia o conhecimento que obteve no curso. 

“Gostei porque eles não ficaram restritos na decoração. Eles [os professores] abordaram desde o improviso em equipamentos, forma de conservação, opções e os detalhes, como o tipo de forma e de acabamento”, salienta Verônica.


No fim da aula, os instrutores sortearam as tortas trabalhadas. Entre os felizardos, estava Luiza Souza Rodrigues (acima), 44 anos, moradora do Trevo que trabalha com salgados e agora se arriscará mais nas tortas. 


Além dela, o morador da Junção, João Miguel Machado (acima), 61 anos, pai de três filhos e avô de cinco netos, diz que gosta de cozinhar para a família e que colocará em prática as delicias aprendidas no curso. 


Quem aproveitará para aplicar as técnicas em seu negócio, é o proprietário há 11 anos de uma das padarias no balneário Cassino, Edir Alves (acima), 39 anos, que se sentiu satisfeito de participar do curso.

NOVO CURSO GRATUITO


E nesta nova semana, a GENTE EM AÇÃO promove outro curso gratuito: TÉCNICAS DOMÉSTICAS. Dirigido a trabalhadores domésticos e ministrado pela professora Isonara Conceição da Vara (abaixo), o curso apresenta duração de 40 horas, oferece certificado de participação e se desenvolve de terça (30) até a próxima quinta-feira (1º), no horário das 14h.  

Para a inscrição – realizável na própria sede da entidade [24 de Maio, esquina Rua Senador Correa] - o documento solicitado é a identidade.


Conforme a professora, o curso ensina na prática como limpar, manter e cuidar dos ambientes e todas outras rotinas domésticas. O objetivo é fazer com que os participantes conquistem seu espaço através do refinamento, da postura e da atitude profissional


O profissional aprenderá todas as formas de exercer o seu trabalho com ética profissional, responsabilidade e acima de tudo autoestima”, diz à educadora, técnica de contabilidade e que há dez anos atua como instrutora de cursos profissionalizantes, tais como: secretariado, recursos humanos, contabilidade, escrita fiscal, oratória, vendas e telemarketing, auxiliar de departamento pessoal,  além deste, técnica domésticas.

Técnica em contabilidade, Isonara, reside na capital gaúcha e por se sentir confinada na área contábil, decidiu adicionar a docência. Enquanto trabalhava para uma empresa durante o dia, à noite, passou a lecionar pelo Estado, atuando como professora de matemática

“Descobri a paixão por sala de aula”, declara ela, que começou a participar de cursos e treinamentos para auxiliar pessoas que, como ela, busquem crescimento.

TORTA AMOR e SAUDE
- Receita indicada por Célio Lemke da Rich's


Ingredientes da Massa
- Cereal (100g)
- Ganache Meio Amargo (120g)
- Flocos de arroz (100g)

Ingredientes do Recheio
- Bettercreme sabor Nata (200g)
- Iogurte Salada de Frutas Light (100g)
- Requeijão Cremoso (50g)
- Agua (60 ml)
- Gelatina Neutra (8g)

Cobertura e Decoração
- Ganache Meio Amargo (70g)
- Castanha do para (20g)
- Damasco (10g)
- Nozes (10g)
- Ganache Branco (10g)
- Avelã (10g)

PREPARO:
1. Usar um aro, formato de gota (20 centímetros)
2. Aquecer o Ganache Meio Amargo e misturar com o flocos de arroz e o cereal. Utilizar como base da torta. Na lateral do aro colocar as castanhas, as nozes avelã e o damasco, intercalados.
3. Hidratar e aquecer a gelatina. Misture com o iogurte, requeijão e o Bettercreme, sabor Nata (já batido). Coloque no aro e deixe gelar por duas horas.
4. Cobrir com Ganache Meio Amargo.
5. Faça acabamento com as castanhas e o damasco. Com o Ganache Branco escreva AMOR, conforme a imagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário