30 de novembro de 2010

Consumo e educação financeira

O natal e as armadilhas 
do consumo exagerado




- Por que as pessoas compram tanto?
- Quais são as razões do consumo em excesso? 
- O que fazer para combater a impulsividade e o endividamento?

A psicanalista Márcia Tolotti palestra sobre o comportamento dos brasileiros e dos gaúchos, durante a Expo Money 2010, com início no dia 1º de dezembro, em Porto Alegre, que fecha o circuito nacional o evento no país. É totalmente gratuito e as inscrições já estão abertas através do site www.expomoney.com.br


Foi dada a largada para o período de maior consumo na economia. Para todas as lojas do Rio Grande do Sul e do Brasil o natal já começou e o apelo aos consumidores se torna cada dia mais atraente e sedutor. O décimo terceiro está chegando.


Mas o que fazer para combater a impulsividade do consumo exagerado e o endividamento com tantas ofertas "imperdíveis"?



A psicanalista, mestre em Letras e Cultura, especialista em psicologia clínica e em psicologia organizacional e do trabalho, Márcia Tolloti, chega a Porto Alegre para falar sobre esse comportamento de consumo durante a Expo Money 2010, maior evento de educação financeira e de investimentos do Brasil, que encerra o circuito nacional nos dias 1º e 2 de dezembro, no Centro de Eventos da PUC/RS.


Márcia explica que todos querem ganhar dinheiro, mas primeiro é preciso parar de perder.


- Percebi que além de aprender a gerenciar o dinheiro através da educação financeira, é necessário que cada um compreenda os reais motivos envolvidos no ato da compra. Constatei na prática que pessoas com pouco ou com muito dinheiro têm em comum o sofrimento e a angústia - comenta Márcia.


A análise desse comportamento tem feito Márcia demonstrar que as dívidas financeiras, em muitos casos, são contraídas por motivações afetivas e não apenas por má gestão financeira, tornando a lei da compensação é uma das grandes armadilhas para o endividamento. 




Esse será um dos temas debatidos entre as mais de 50 palestras gratuitas promovidas pela Expo Money, que pretende reunir na capital gaúcha 5 mil pessoas.


O evento reúne também diversas empresas do setor financeiro como bolsa de valores, empresas de capital aberto, corretoras e vendors.


O visitante tem a oportunidade de conhecer as regras do mercado, sanar dúvidas, conversar com profissionais e especialistas, estreitar o relacionamento com a área de RI das companhias abertas e encontrar soluções para facilitar na hora de investir.


O participante aprende e interage com os principais profissionais e empresas de investimentos do país e fica por dentro das últimas novidades do mercado.


Créditos: 
Eliana Camejo – Mtb. 6158 – cel. 51. 8158.7771
Karina Abrahão – (51) 8422-9008
Executivas de Contas – Mtb: 12513
Eliana Camejo Comunicação Empresarial Ltda - (51) 3346.4642
E-mail: camejo@camejo.com.br
Site: www.camejo.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário