22 de novembro de 2010

Condomínios: festa e harmonia

Chegou a hora de celebrar o Natal. Organizar o evento de final de ano traz felicidade para as crianças e confraternização para os adultos.




Integrar os moradores, estimular a boa convivência e o uso das áreas de lazer, reunindo os vizinhos para confraternizar. Com esse propósito, já se tornou tradição, em muitos condomínios, a realização da festa de final de ano. Alguns passos são fundamentais para garantir o brilho do evento e evitar contratempos.


Em alguns prédios, o evento costuma reunir quase a totalidade das famílias que ali residem. Antes da festa e já demonstrando a convivência harmônica entre os moradores, as famílias se organizam e adquirem os presentes das crianças que, na data, é distribuído pelo Papai Noel.


O evento cria uma oportunidade para os vizinhos se conhecerem e fortalecerem laços de amizade, tão importantes para minimizar os conflitos que eventualmente podem aparecer no dia a dia do condomínio.




"É uma ação válida que contribui para a harmonia entre os moradores do condomínio", destaca a gerente de condomínios da Agência Centro da Auxiliadora Predial, Patrícia Freitas. "A decisão de realizar a festividade deve sempre ser compartilhada antes com os condôminos e, portanto, discutida e aprovada em assembleia", recomenda.


Com a experiência de quem já está realizando pelo terceiro ano consecutivo a festa de Natal do condomínio Life Square, a síndica Mirela Sofia de Freitas Rodrigues está às voltas com os preparativos de mais uma edição. 




Segundo ela, devido à época tradicionalmente atribulada, o trabalho de organização do evento, que envolve moradores de 152 apartamentos, acaba contando com poucas pessoas, além da síndica e do assessor de condomínios da Auxiliadora Predial.


Evite contratempos
Para evitar contratempos, confira alguns passos recomendados por ela para realizar uma bela confraternização entre os condôminos:


1.  Para começar, faça uma relação das pessoas com quem poderá contar quanto ao aporte financeiro.


2. Ciente do caixa, a primeira coisa a fazer é anotar quem será chamado para o evento: Vai haver Papai Noel? Será somente para as crianças ou vai envolver também os pais? Abrirá para não moradores ou a festa será restrita para os condôminos? Acontecerão atrações com  contratação de profissionais, como corais ou artistas? Será servido coquetel? Vai contar com outros atrativos, como fonte de chocolate para a sobremesa?


3.  Elaborar uma planilha de orçamentos, prevendo a necessidade de recibo ou nota fiscal de acordo com os fornecedores contratados e a contabilidade do condomínio.


4.  Decidir quanto será a taxa simbólica cobrada de cada condômino.


5.  Fazer com um mês de antecedência a contratação de comidas e bebidas, fotografia se necessário, assim como a de atrações da festa, por exemplo o Papai Noel.


6. Um mês antes da festa, adornar o condomínio, trazendo o clima de Natal para o ambiente.


7.  Duas ou três semanas antes da festa, afixar em elevadores, corredores e áreas de uso comum o pedido para as pessoas confirmarem suas presenças.


8.  Uma semana antes, recolher dos pais moradores a taxa simbólica e os presentes - que devem ter um valor limite para evitar constrangimentos - que serão distribuídos às crianças.


9.  Dois ou três dias antes da festa é preciso confirmar todos os contratados (artistas, comidas e bebidas, etc).


10. No dia da festa, a qual será realizada em área de uso comum do condomínio, providenciar a decoração e as acomodações para o evento.


Um comentário:

  1. Achei interessante !!!

    Parabéns !

    Condominionline.com
    Sistema Gestão Interna para Condomínios

    ResponderExcluir