11 de janeiro de 2011

saúde

Aumento do uso de ar-condicionado no verão 
prejudica saúde respiratória dos brasileiros

Durante o verão, a compra e o uso de ar-condicionado aumentam consideravelmente. Para enfrentar o calor da estação mais quente do ano, os brasileiros diminuem a temperatura nas empresas, em suas casas e automóveis e gelam o ambiente em busca de conforto.

No entanto, o ar-condicionado pode se tornar um grande vilão para aqueles que sofrem com doenças respiratórias, já que o uso inadequado e a falta de limpeza podem aumentar a incidência de rinites, sinusites e outras reações alérgicas.

Pensando nisso, a Campanha Respire pelo Nariz e Viva Melhor, realizada pela Academia Brasileira de Rinologia (ABR), chama a atenção daqueles que possuem contato direto com o ar-condicionado sobre a importância da manutenção frequente do aparelho.

Segundo o médico da Academia Brasileira de Rinologia, Dr. Fabrizio Romano, o ar-condicionado desidrata o ar e resseca o muco protetor que reveste as mucosas das vias aéreas, destruindo anticorpos e enzimas que protegem o corpo, predispondo ainda mais as pessoas aos riscos de infecções. 

- O aparelho retira umidade do ambiente, deixando o ar seco, o que prejudica o bom funcionamento das vias respiratórias, desde o nariz até os pulmões -, explica ele. 

Além disso, se o filtro do ar-condicionado estiver vencido, pode enviar impurezas para o ambiente, provocando alergias e infecções.


A manutenção do aparelho previne a proliferação de microrganismos nocivos, como ácaros, bactérias, fungos e vírus transmissores de doenças, além de aumentar a vida útil do aparelho e garante a qualidade do ar que todos vã o respirar. 


- O ideal é que quem esteja no ar-condicionado tome bastante líquido e use solução fisiológica nas narinas para evitar essa desidratação - alerta Fabrizio.


É importante exigir que os aparelhos sejam limpos e os filtros trocados na frequência recomendada pelos fabricantes, - especial atenção com os ar-condicionados centrais, em que o próprio edifício tem essa responsabilidade -, conclui o médico.


A Academia Brasileira de Rinologia alerta também que o cuidado preventivo deve ser realizado o ano todo e não apenas no verão, ainda mais hoje em dia quando sofremos altas variações de temperatura.

Bárbara Toledo
Sintonia Comunicação Empresarial
Assessoria de imprensa
F. 11.3542.5264 • 3542.5267 • 3542.5269
Email: barbara@sintonia.com.br  
www.sintonia.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário