8 de agosto de 2009

SÓ NO BLOG


Café, a bebida milenar revela sua importância

A origem do café está nas cabras de um pastor de nome Kaldi, na antiga região de Absínia, atual Etiópia. Kaldi percebeu que suas cabras ficavam mais felizes depois de mastigar algumas frutinhas avermelhadas espalhadas pelos pastos e eram capazes de percorrer longos caminhos e intermináveis subidas montanhas acima. Quem diria que a bebida mais consumida pela humanidade contemporânea seria fruto desta descoberta?
O programa Globo Repórter ( http://g1.globo.com/globoreporter/0,,LS0-16627-73759,00.html )exibido na sexta-feira, 7 de agosto, mostrou que pesquisadores afirmam que café não faz mal à saúde. Dados do Instituto do Coração, em São Paulo, dão conta que a deliciosa bebida não aumenta o risco de infarto. Por outro lado, foi mostrado também que o café com leite melhoraria o rendimento escolar de estudantes, por estimular áreas de prazer no cérebro.
A paixão por café é um fato e o Brasil ocupa hoje o segundo lugar no ranking de consumo mundial, além de ser o maior produtor e exportador do mundo. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic), 9 em cada 10 brasileiros com idade acima de 15 anos bebe café, o que faz dele a bebida mais popular do país, à frente dos refrigerantes e até do leite. No Brasil, o café só perde para a água.
Mesmo assim, durante muito tempo o café foi visto como vilão e acusado de diversos malefícios como causar dependência e provocar agitação, mas agora este cenário mudou. Inúmeras pesquisas tratam de listar os benefícios que a bebida mais popular do mundo pode fazer ao organismo, entre eles a prevenção a doenças como Alzheimer e depressão.
Isso porque o café funciona como estimulante natural e as pessoas que mantêm o hábito regular de consumo da bebida estariam, de acordo com esta teoria, menos propícias a desenvolver tais disfunções. Além de todos estes benefícios, o café pode também inibir a predisposição ao alcoolismo e, ainda, contribuir para o emagrecimento, uma vez que a ação estimulante da cafeína aumenta o consumo de energia e, conseqüentemente, o gasto calórico.
O café tem até data comemorativa: o dia 24 de maio e o delicioso Pudim de Café é uma especialidade do famoso Fran’s Café (www.franscafe.com.br).
No Fran's Café, além da sobremesa, os clientes podem ainda se deliciar com mais de 10 opções de café, que vão desde o expresso com marshmallow (Café bombom marshmallow) ao exclusivo Franccino, que pode vir nos sabores doce de leite, coffee, mocha, toffee, ou cookie, coberto com chantilly e decorado com calda de chocolate.

Mais sobre
A charmosa rede de boutiques de café é uma ótima opção para reuniões de trabalho, encontro com amigos, ou apenas atualizar a leitura dos jornais enquanto toma um café.
O primeiro Fran’s Café foi inaugurado em 1972 na cidade de Bauru, em São Paulo e hoje a rede de franquias possui mais de 100 lojas pelo Brasil. Atendimento ao consumidor: 11 4191 3141 - franscafe@franscafe.com.br . Central de Franquias: franquias@franscafe.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário