28 de outubro de 2009

NESTE SÁBADO:

À exemplo do que ocorreu na semana passada, conferimos em nossa redação a caixa de e-mail e uma nova surpresa:


“Sou professora da Escola José Álvares de Azevedo e leitora do jornal Agora. Assim como nossos alunos, gostaria de fazer uma surpresa numa homenagem a diretora Marta Silva. Ela é muito mais do que nossa diretora. É uma amiga e não mede esforços para atender quem a procura. Marta é muito admirada por toda a comunidade escolar. Gostaria que os leitores também conhecessem essa mulher que se dedica ao trabalho e a família. Ela é ESPECIAL para todos nós. Espero que ela possa contar um pouco de sua historia neste espaço. Desde já, agradeço”.

Leda Telles, 42 anos, foi a professora que nos fez o pedido. Há quatro anos ela leciona à disciplina de Alfabetização em braile e para baixa visão. Ela também é psico-pedagoga da escola e completa em março próximo, 25 anos de magistério.

Mas, foi em 1996 que concluiu a capacitação para trabalhar com Deficientes Visuais (DV). A partir daí, atuou em instituições que precisavam de professores especializados nessa área, como a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzard.


Em nosso encontro, já na José Álvares durante a manhã da última quarta-feira, Leda falou novamente sobre a escola e a admiração de todos pela diretora: “Aqui formamos uma família, contamos com pessoas e professores capacitados. Marta, enquanto diretora, é uma mulher dedicada, competente e acima de tudo uma amiga de todos”.

A Diretora


Carioca da gema só por nascimento, Marta Ribeiro Silva, 48 anos, chegou aos 10 em Rio Grande. Por aqui estudou no colégio São Francisco e concluiu magistério no Joana D’arc. Depois se formou em Pedagogia pela Furg e fez pós-graduação na UCPel, já em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica.


Também fez cursos de capacitação para atuar em área da Deficiência Visual (DV), Mental (DM) e Auditiva (DA). Trabalha na área da educação especial desde 1986. A primeira escola que trabalhou foi a estadual Marcílio Dias, onde lecionou na chamada classe especial. Já atuou na APAE e em 2010 completará 15 anos dentro da José Álvares de Azevedo.

Além de dirigir há 12 anos a escola para cegos, Marta também atende algumas crianças da “Estimulação Precoce”, um trabalho de orientação estendido as famílias e as crianças no objetivo de estimular as percepções.

Marta traduz a sua profissão com a palavra “vida”. “Tenho orgulho de mim, da minha atuação, porque faço o que gosto e me entrego de corpo e alma nesta troca diária que vivo aqui na escola”. Ela também define o trabalho que todos exercem na escola. “É algo extremamente envolvente e que não é para todo mundo, pois aqui nós aprendemos a enxergar o nosso aluno da maneira que ele nos enxerga e eles enxergam o nosso íntimo, enxergam com sentimento ou como somos de verdade por dentro. E só consegue ficar na escola quem consegue visualizar da mesma maneira”, observa ela.


“Aqui não é uma escola de coitadinhos”, exclama a diretora Marta e continua: “Todo mundo possui as suas limitações e nós sempre passamos a todos que eles possuem apenas uma limitação e a nossa missão é diminuí-la ao máximo”, fala a professora que se refere com um carinho especial as aulas de Atividade da Vida Diária, que tiveram início na última terça-feira, cujo objetivo é a busca da independência e o reencontro da auto-estima.


“Eles foram para a cozinha e aprenderam a fazer pão, amassaram a massa. Muitos se emocionaram durante a atividade, pois aqui a maioria perdeu a visão durante a vida, então, ainda se lembram da suas rotinas”, enfatiza ela.

Comemoração
Um almoço festivo está programado para comemorar os 47 anos da Escola na próxima quinta, às 12h. Antes disso, na terça-feira, a escola desenvolve “Brailleando pela Rua”, em que as atividades serão realizadas em frente à Escola.



Na quarta, pela manhã, a confecção do painel comemorativo aos 47 anos. Já a tarde, a participação dos alunos nos Jogos Especiais da Cidade do Rio Grande (Jecirg), a partir das 13h30min, no Ginásio Farydo Salomão. A programação encerra na sexta-feira com um recital e baile com os músicos da Banda dos Fuzileiros Navais. O evento ocorre na Escola, das 15h às 18h.


Gostou?! Então...
LEIA MAIS NO PRÓXIMO SÁBADO!!! :)




.

22 de outubro de 2009

VEJA NESTE SÁBADO:

Na verdade, TUDO começou assim....


“Conheço uma mulher de fibra que merece destaque nesse espaço”, anunciava com um entusiasmo a professora da Escola Jayme Gomes Monteiro, Fabiana Neves, atiçando via e-mail a curiosidade da equipe de reportagem do Mulher. Através dele, ela continuava: “O nome é Dulce. Ela é uma mãe de quatro filhos, todos jovens e estudantes. Esposa e companheira no real sentido do casamento, pois venceu ao lado dele um grave problema de saúde com toda a sua força e coragem”.

Sem se dar conta, a iniciativa e o depoimento da professora davam início a essa presente reportagem: “Apesar de tudo o que enfrentou, mesmo em momentos difíceis, ela sempre teve um lindo sorriso e uma palavra amiga. Embora tenha seus próprios problemas, está tentando fazer a diferença na comunidade em que mora, servindo um “sopão” para as pessoas carentes. Acredito que essas manifestações de HUMANIDADE ainda merecem um destaque para que sirvam de exemplo para todos nós”, concluiu ela.

É. Fabiana tinha razão. Um dos maiores compromissos de um veículo de comunicação, ainda mais o nosso presente há 34 anos no mercado, é difundir os bons exemplos vindos da comunidade em que ele está inserido.


Quer conhecer a nossa entrevistada?!? Então, seja bem vindo neste sábado às páginas do caderno Mulher Interativa, que tem a matéria assinada pelo jornalista Bruno Kairalla, fotos de Christian Zangrando e a harmonia de textos e imagens pela editora Rosane Leiria Ávila. Até lá!!!


.

16 de outubro de 2009

O beijo que provoca e incomoda



E se o mundo todo fosse homossexual e o simples fato de “ser” heterossexual fosse algo imposto pela sociedade como uma condição "anormal" de se viver? Esta é a proposta do curta-metragem Shame No More, ou, “Vergonha Não Mais”, lançado há 10 anos.

Com cerca de onze minutos de duração e todo em preto e branco, a história decorre da década de 50, na fictícia Cherry Creek (EUA). Quanto a cidade o filme adverte: “Um lugar que parece com qualquer outra cidade normal, mas as aparências enganam”, emblema o curta ao mostrar encontros de casais heteros de forma vergonhosa e escondidos por becos obscuros.


Irônico e numa inversão dos papéis, o curta mostra também a triste decepção de um pai ao descobrir que o filho se tornou uma pessoa “anormal” e heterossoxual. Mantendo encontros com a mulher amada as escondidas, o pai decidi puni-lo e manda o jovem para um reformatório de “Psico-correção”. Jonny se cura da “doença” e todos voltam a serem felizes.

Intolerância


Outro ponto alto que aproxima o curta da realidade é a intolerância da sociedade sobre todas as formas de se amar uma pessoa. O cenário está melhor, sem dúvida. Apesar de ainda existir uma discussão interminável se uma pessoa nasce ou se torna gay durante a vida, os homossexuais estão perdendo o estereótipo de pessoas confusas, doentes e até anormais.


Há mais respeito, mais discussão sobre o tema, porém, as leis ainda demoram a garantir um amparo maior no que diz respeito a violência seja ela física ou verbal.

Mas, entre todas as dúvidas, resta apenas a certeza de que o momento é de evolução e aceitação do modo de vida escolhida pelo próximo. E isto, de forma explícita sem moralismos ou falsos pudores. E quando não há respeito o jeito é lutar e ir em busca dos seus direitos. E por isto que estas duas jovens estão presentes nestas páginas de hoje.

CONHEÇA NOSSAS ENTREVISTADAS


Elas se conhecem desde maio, mas estão juntas há três meses.Diante a vários casais considerados “normais”, elas foram impedidas de trocar beijos e carícias dentro de uma das casas noturnas da cidade. Por pouco não foram retiradas do local. Agora, elas estão nas páginas centrais do caderno Mulher não só para expor o ocorrido, mas também para pedir por respeito ao amor, seja ele de que forma for.

:: O FATO


Madrugada do dia 12 de setembro, por volta de 4h30min. Depois de curtirem um show bem agarradinhas, em um PUB presente no centro da cidade, Ornella e a sua namorada, Isadora, decidem dar continuidade a aquilo que foi feito a noite inteira. Quando, durante mais um beijo foram interrompidas por uma segurança da casa. A mensagem foi clara: No local, aquela atitude não era permitida.

Quer saber mais?!
Então não perca o Mulher Interativa deste sábado.
Até lá! :)



.

REALCE:





Ivone Marli Villar Florindo, 46 anos, dona de casa:



O ANTES:



"Nunca mais vou deixar o meu cabelo crescer"



.

VEJA NESTE SÁBADO:

:: CAPA ::



:: PÁGINA 02 ::

Sílvia Lúcia .................................... "Sim, nós acreditamos!"
Rosane Ávila .................................... "Eternas diferenças e semelhanças"


:: PÁGINA 03 ::

Vibrolipoaspiração: o ás da cirurgia plástica



:: CENTRAIS ::

"O Beijo que Incomoda"


:: PÁGINA 06 ::

Pipoca Temperada, Costelinhas Estilo Outback e Almôndegas Asiáticas


:: PÁGINA 07 ::

Livros .................................... "Os Amantes da Minha Mãe"


Confira amanhã, no:


11 de outubro de 2009

SÓ NO BLOG

marriage-elizabeth-taylor 

Elizabeth Tayler de "coração novo"

A cirurgia cardíaca à qual a atriz Elizabeth Taylor foi submetida foi um sucesso e, segundo a veterana atriz, agora "é como ter um coração novo". Taylor, 77, disse em sua página no Twitter que iria para um hospital para que fosse implantado um grampo evitando que o sangue voltasse ao seu coração através da válvula mitral.
"Queridos amigos, o procedimento no meu coração foi feito perfeitamente", ela escreveu depois. "É como ter um novo coração. Obrigada pelas orações e bons desejos. Eu sei que tudo isso ajudou. Amo vocês, Elizabeth."
A atriz foi diagnosticada com insuficiência cardíaca há cinco anos e também tem sofrido com graves problemas nas costas e uma cirurgia de tumor benigno no cérebro. Ela geralmente usa uma cadeira de rodas em suas raras aparições públicas.

SÓ NO BLOG

Susan Boyle vai gravar Stones em primeiro CD

susan_boyle_new

Fenômeno na internet após aparição no programa "Britain's Got Talent'' - em que surpreendeu os jurados com sua voz, apesar do visual -, a cantora escocesa Susan Boyle divulgou nesta semana as 12 músicas que farão parte de seu álbum de estreia.

Entre as canções confirmadas estão "Wild Horses'', clássico dos Rolling Stones, e "I Dreamed a Dream'', do musical "Les Misérables'' -com a qual Boyle ficou conhecida mundialmente.

A única música inédita do disco é "Who I Was Born to Be'' (quem eu nasci para ser), composição escrita para a cantora. De acordo com o site "Pop Crunch'', o álbum chegará aos EUA no fim de novembro.

Nua na Playboy

Marge de Os Simpsons vai aparecer nua na edição de novembro da Playboy, segundo informações do site E! Online. Além das fotos da famosa personaem, também está prevista uma reportagem com os 20 anos da série.

A personagem Marge, da série de animação Os Simpsons2

10 de outubro de 2009

KÁTIA VALDEZ


Uma educadora que se tornou uma das maiores
incentivadoras culturais da cidade


Por toda a sua bagagem, Kátia pode ser considera uma das rio-grandinas que nessas ultimas décadas mais contribuiu para a disseminação da cultura do Município. Leia na íntegra a reportagem de Bruno Kairalla no Mulher (http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=71969). Foto: Bruno Kairalla/JA

Máscara de ouro para revitalizar a pele antes do verão


Uma máscara luxuosa e com propriedades antioxidantes, indicada para revitalizar e tonificar a pele do rosto, colo e pescoço e prepará-la para o verão. Essa é a proposta da máscara de ouro que a Clínica Dora Ullmann oferece com exclusividade em Porto Alegre. Acesse a notícia no link http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=71970 (foto: divulgação)

Crônica: EXPERIÊNCIA SOLITÁRIA


A vida é uma experiência solitária, individual. E embora a todo o momento entrem pessoas em nossas vidas, e elas convivam conosco e interajam conosco, de repente, quando menos esperamos, os cenários mudam e mudam os personagens. Ficamos a sós no palco e aí vemos que nem plateias temos mais. E, é nessa hora que sofreremos se não entendermos que a todo instante a nossa vida está mudando.
Leia na íntegra no Mulher (http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=71968) ou no Blog Contorno das Palavras (http://palavras-versus-palavras.blogspot.com) . Imagem: ilustração.

Crônica - A criança que mora em nós


Existe uma norma social intrínseca ao amadurecimento, que age silenciosamente, conforme adentramos a vida adulta. Uma norma que nos afasta abruptamente da criança que um dia fomos, mas ela não morre: fica latente em algum lugar de nossa mente (ou alma), esperando ansiosa para novamente brincar!
Esta é a crônica de Ju Blasina (Blog: jublasina.blogspot.com) publicada neste final de semana no Mulher (http://www.jornalagora.com.br/site/index.php?caderno=48&noticia=71967). Ilustração: Lorde Lobo.

3 de outubro de 2009

A arte de beber o chá

A paixão de Hanny Guimarães por chás é herança de sua avó, com quem aprendeu a fazer infusões e a achar, quando pequena, que qualquer coisa que tivesse era só pegar uma erva no quintal, onde eram cultivadas diversas plantas. Tempos depois, em São Paulo, a jornalista capixaba descobriu um jeito de manter acesa aquela chama, fazendo-a crescer ainda mais: criou o Blog Rota do Chá, um espaço primoroso onde divide seu conhecimento com os leitores e dá dicas acerca de chás... Muitas vezes acompanhadas por ótimas receitas. "Gosto de ver o chá ser associado à gastronomia", diz.


Leia a reportagem na íntegra no site do Jornal Agora www.jornalagora.com.br, link Mulher Interativa.


Acesse o blog Rota do Chá http://www.rotadocha.com.br e veja o vídeo http://vimeo.com/6343524 .

Fotos e vídeo – Roberto Seba

Hanny Guimaraes [interna] - foto Roberto Seba

_MG_7231 - foto roberto seba

Macarronada de areia?!

Sim. E pode acreditar, fica ótima! As crianças vão adorar fazer e comer!!!
Brincadeiras como pretexto para cozinhar ou receitas fáceis que são uma forma de brincar, como quiser. Em “Gostosuras sem Travessuras”, de Rosaura Fraga, as crianças vão encontrar tudo do que gostam: brigadeiro, cachorrinhos, pizzas... e independência! A hora do lanche vai ganhar um sabor especial: são elas mesmas que vão pôr a mão na massa. O livro possui 32 páginas, R$ 21,50,  e está à venda nas livrarias ou no site www.fabricadeleitura.com.br/fabrica . Mais sobre no Mulher Interativa (www.jornalagora.com.br)

livro gostosuras sem travessuras_fabrica de leitura Rosaura Fraga - autora do livro Gostosuras sem Travessuras_Fabrica de Leitura

Bolo de laranja com casca?!

Isso mesmo! Na receita do BECO do GOURMET, assinada por Filipe Dias, nem a casca vai fora. E o bolo promete ficar gostosíssimo. Acesse: www.jornalagora.com.br, link Mulher Interativa.

bolo de laranja com casca

SÍLVIA LÚCIA retorna

A psicóloga Sílvia Lúcia Oliveira retoma seu espaço no Mulher neste final de semana. Afastada há 10 meses por questões pessoais, em sua crônica RETORNO ela escreve:

"Há momentos em que a vida nos é apresentada na amplitude de céu de brigadeiro, com amplas latitudes e longitudes existenciais; noutros se fecha o horizonte, restando-nos escassas possibilidades..."
Você pode lê-la na íntegra no site do Mulher (jornalagora.com.br) ou em seu blog silvialcoliveira.blogspot.com .

SILVIA