28 de outubro de 2009

NESTE SÁBADO:

À exemplo do que ocorreu na semana passada, conferimos em nossa redação a caixa de e-mail e uma nova surpresa:


“Sou professora da Escola José Álvares de Azevedo e leitora do jornal Agora. Assim como nossos alunos, gostaria de fazer uma surpresa numa homenagem a diretora Marta Silva. Ela é muito mais do que nossa diretora. É uma amiga e não mede esforços para atender quem a procura. Marta é muito admirada por toda a comunidade escolar. Gostaria que os leitores também conhecessem essa mulher que se dedica ao trabalho e a família. Ela é ESPECIAL para todos nós. Espero que ela possa contar um pouco de sua historia neste espaço. Desde já, agradeço”.

Leda Telles, 42 anos, foi a professora que nos fez o pedido. Há quatro anos ela leciona à disciplina de Alfabetização em braile e para baixa visão. Ela também é psico-pedagoga da escola e completa em março próximo, 25 anos de magistério.

Mas, foi em 1996 que concluiu a capacitação para trabalhar com Deficientes Visuais (DV). A partir daí, atuou em instituições que precisavam de professores especializados nessa área, como a Escola Municipal de Educação Especial Maria Lúcia Luzzard.


Em nosso encontro, já na José Álvares durante a manhã da última quarta-feira, Leda falou novamente sobre a escola e a admiração de todos pela diretora: “Aqui formamos uma família, contamos com pessoas e professores capacitados. Marta, enquanto diretora, é uma mulher dedicada, competente e acima de tudo uma amiga de todos”.

A Diretora


Carioca da gema só por nascimento, Marta Ribeiro Silva, 48 anos, chegou aos 10 em Rio Grande. Por aqui estudou no colégio São Francisco e concluiu magistério no Joana D’arc. Depois se formou em Pedagogia pela Furg e fez pós-graduação na UCPel, já em Educação Especial e Psicopedagogia Clínica.


Também fez cursos de capacitação para atuar em área da Deficiência Visual (DV), Mental (DM) e Auditiva (DA). Trabalha na área da educação especial desde 1986. A primeira escola que trabalhou foi a estadual Marcílio Dias, onde lecionou na chamada classe especial. Já atuou na APAE e em 2010 completará 15 anos dentro da José Álvares de Azevedo.

Além de dirigir há 12 anos a escola para cegos, Marta também atende algumas crianças da “Estimulação Precoce”, um trabalho de orientação estendido as famílias e as crianças no objetivo de estimular as percepções.

Marta traduz a sua profissão com a palavra “vida”. “Tenho orgulho de mim, da minha atuação, porque faço o que gosto e me entrego de corpo e alma nesta troca diária que vivo aqui na escola”. Ela também define o trabalho que todos exercem na escola. “É algo extremamente envolvente e que não é para todo mundo, pois aqui nós aprendemos a enxergar o nosso aluno da maneira que ele nos enxerga e eles enxergam o nosso íntimo, enxergam com sentimento ou como somos de verdade por dentro. E só consegue ficar na escola quem consegue visualizar da mesma maneira”, observa ela.


“Aqui não é uma escola de coitadinhos”, exclama a diretora Marta e continua: “Todo mundo possui as suas limitações e nós sempre passamos a todos que eles possuem apenas uma limitação e a nossa missão é diminuí-la ao máximo”, fala a professora que se refere com um carinho especial as aulas de Atividade da Vida Diária, que tiveram início na última terça-feira, cujo objetivo é a busca da independência e o reencontro da auto-estima.


“Eles foram para a cozinha e aprenderam a fazer pão, amassaram a massa. Muitos se emocionaram durante a atividade, pois aqui a maioria perdeu a visão durante a vida, então, ainda se lembram da suas rotinas”, enfatiza ela.

Comemoração
Um almoço festivo está programado para comemorar os 47 anos da Escola na próxima quinta, às 12h. Antes disso, na terça-feira, a escola desenvolve “Brailleando pela Rua”, em que as atividades serão realizadas em frente à Escola.



Na quarta, pela manhã, a confecção do painel comemorativo aos 47 anos. Já a tarde, a participação dos alunos nos Jogos Especiais da Cidade do Rio Grande (Jecirg), a partir das 13h30min, no Ginásio Farydo Salomão. A programação encerra na sexta-feira com um recital e baile com os músicos da Banda dos Fuzileiros Navais. O evento ocorre na Escola, das 15h às 18h.


Gostou?! Então...
LEIA MAIS NO PRÓXIMO SÁBADO!!! :)




.

Nenhum comentário:

Postar um comentário