28 de março de 2010

Patrícia Maranhão e a essência da moda

Por Bruno Zanini Kairalla
- Sugestões: bruno.kairalla@gmail.com
- Fotos: Bruno Kairalla



Laços, luvas, babados, bolas, pérolas, gorros, boinas. Lembra das polainas? E daquelas famosas ombreiras? Não. Você não voltou para décadas passadas, pois elas estão mais atuais do que nunca e conforme a designer Patrícia Maranhão e a empresária Emilice Freitas Satte Alam, seguindo um estilo rock in roll apaixonado, romântico. Detalhes em couro no jeans, no casaco. A ordem do momento é: abuse dos acessórios. O novo luxo está seguido pelo brilho, nos grandes detalhes com laços e babados grandes, com direito a lantejoula e strass. Nos sapatos, “boas vindas” para as plataformas altíssimas ou os abotinados de bico aberto, que ousam no estilo e nas suas variadas formas e cores.



Patrícia Maranhão e a empresária Emilice Freitas Satt Alam

A empresária pelotense, das lojas Emilice em Pelotas e Rio Grande, promoveu o “Happy Hour da Moda” trazendo Patrícia Maranhão às duas cidades na última semana. No salão nobre do Sindilojas, um público composto em sua maioria por mulheres, clientes e consumidoras da loja de sapatos e acessórios participou de um coquetel de confraternização e assistiu uma palestra da designer mineira de calçados e acessórios, responsável por desenvolver coleções para diversas marcas consagradas. O encontro foi encerrado pelo desfile da Coleção Outono/Inverno 2010.
Segundo Patrícia, a moda nunca esteve tão democrática e surgiu para mostrar o estilo de vida e crenças das pessoas, revelando o que elas acreditam e as escolhas que fazem no dia a dia.
Para as estações Outono/Inverno 2010, a tendência é abusar do preto básico, provocando-o com as várias tonalidades em vermelho. Vale apostar também e muito no amarelo, rosa pink, no verde azulado e nos vários tons de cinza, do gelo ao chumbo. Outras apostas são nas formas arquitetônicas e no militarismo.

Confira abaixo, algumas dicas:



- “A moda está promovendo alguns temas do que aconteceu no mundo nos últimos anos. Ela está voltada para o passado, como se fosse uma releitura dos velhos tempos, com uma sofisticação renovada no tom certo. As formas arquitetônicas surgem como uma releitura da década de 50 e 60, que foram as décadas em que a arquitetura mundial mais cresceu. Grandes artistas que deixaram a sua marca e influenciaram não só os móveis, como a moda todo em si”, percebe a designer. “O militar pode ser tanto com brasões, como uma coisa mais grega, de uma guerreira mesmo. Essa opção foi da Prada italiana. As formas arquitetônicas com cortes geométricos que favorecem de novo as ombreiras muito usadas na década de 80 e agora voltam estruturando casacos e as blusas”.



- “O couro como um clássico muito valorizado na década de 80, volta nas roupas com muita força. Ele está de volta nas calças, blusas e jaquetas”.

- “Dentro dessas tendências, pode-se apostar também no estilo esportivo fashion, sapatos e roupas com toques e detalhes esportivos, com um zíper como fechamento. A bolsa chique acompanhada da lantejoula que também pode ser usada de forma esportiva”.


- “Essa tendência misturou o rock com o romântico, na manga uma renda, sapatos com laços, bolsas com laços”.



- “Outro destaque são as estampas com um tom divertido, infantil.

- “Na Europa, as luvas estão em alta, virou febre.

- “As peças chaves dessa estação, sem dúvidas, são as luvas, jaquetas de couro com botão, meias, lenços charmosos, as leggs continuam com força total, a calça que vem com uma bota levemente aberta, que pode ser usada com casaco”.



- “A bolsa não precisa combinar com o sapato. Não combinar faz com que o acessório cresça na composição. Essa coisa muito organizada, conjuntos perfeitos, é algo que não se usa mais. O visual tem que ser mais solto, despojado. A volta da mini carteira, da carteira de malha que já se usava muito e agora estão retornado”.

- “Para tirar a sobriedade e a palidez do inverno, procurar sempre jogar carteiras de cores contrastantes com as do sapato. Use muito Pink, violetas, verdes e rosas aplicadas”.




- “Os cintos são as vedetes dessa estação. Dê três, quatro voltas na cintura. Use cintos de elásticos, muito largos, muito finos, por cima de camiseta, da camisa, dos vestidos e também abuse muito das pulseiras. Use bolsas em todos os tamanhos, das pequenas às grandes, com babado ou uma estamparia multicolorida”.



- “Botas de camurça, de veludo, num estilo mais country. Vale ousar com as polainas por cima de uma bota curta. Algumas oferecem a opção de regular o zíper para quem tem a canela mais fina ou mais grossa. Mas, sem dúvida, a grande novidade desta estação fica por conta das botinhas curtas com bico aberto”.

- “Como nas estações passadas, os lenços continuam, com ainda mais força”.



A trajetória de PATRÍCIA MARANHÃO

 



No final de sua palestra, Patrícia presenteou espectadoras

 
Natural de Belo Horizonte (MG), Patrícia Maranhão, 50 anos, percebeu o seu fascínio e a aptidão para a moda ainda na infância. Oriunda de uma família de arquitetos e artistas plásticos, relembra que na adolescência sempre se destacava pelo visual diante as suas colegas. “Não só pelo jeito que me vestia, mas também no modo ousado e diferenciado que usava os meus acessórios e isso foi crescendo com o decorrer do tempo”, recorda.


Nos anos 80, perante as várias possibilidades, definiu que seguiria na confecção. “Como não tinha nenhum vestígio da indústria da moda dentro da minha família e nem dentro dos meus círculos de amizade, fui buscar as oportunidades”. Seu primeiro emprego foi na área de jóias, criando peças para clientes exclusivos. Inquieta, com o tempo sentiu a necessidade de lidar com algo mais dinâmico e que seguisse mais a linha de seus interesses. “Têm pessoas que falam que eu sou uma pororoca criativa, que está sempre inventando”, diverte-se.

Em 84, surgiu a possibilidade inesperada de atuar dentro de uma das fábricas de bolsas e calçados de sua região. “Naquele momento disse comigo mesma, ‘tô chegando perto da confecção’. Na fábrica, inserida na linha de produção, pensei: ‘eu entendo isso aqui. Isso aqui é a minha praia”. E da praia a qual se refere não saiu mais. Numa reflexão, Patrícia indica: “Às vezes me perguntava se me arrependi de não mexer com roupas, mas hoje vejo que o importante mesmo é a realização e que fiz a escolha certa”.

A marca

Em 87, Patrícia Maranhão lançou a sua própria marca em Belo Horizonte. “Precisava de uma coisa minha. Tinha ideias e queria colocá-las no mercado”, aponta a designer que explorou sua marca por dez anos. Neste período, Patrícia criou coleções que se tornaram referência no mundo da moda, alcançando todo o país e também a Europa.

Depois, entrou num período de “reciclagem”. “Ao mesmo tempo em que a moda mineira deu uma caída e a indústria de calçados saiu de Minas, senti necessidade de me renovar. Em 2001, vim para o sul e me encantei com o Vale dos Sinos, pois encontrei uma estrutura indiscutível e maravilhosa para um designer de calçados. Montei escritório em Novo Hamburgo que acabou virando um birô de estilo, pois descobri que tinha uma grande visão e habilidade em saber localizar as marcas competitivamente no mercado, e decidi que iria trabalhar para várias delas em vários segmentos”, acrescenta.





Estilo & Inspirações


Atenta aos detalhes, a designer gosta de tudo que provoque uma reação. “Pode ser algo simples ou alguma coisa limpa e básica, mas a peça tem que oferecer um algo mais, tem que ser um objeto de desejo. Procuro isso e transmito para o público”, analisa. Revela ainda que curte o trabalho em estampa, ama os temas que remetam a natureza e aos animais. “Minhas inspirações são trabalhadas em cima das minhas escolhas e gostos pessoais, no que acredito. Talvez, por isso, aparecem muitos cachorros, gatos. Gosto desses animais domésticos”, completa.

Patrícia também gosta da mistura harmônica entre formas, cores e figuras, não necessariamente certinhas, geométricas. “Penso que o grande diferencial do meu trabalho é toda essa parte de programação visual, da atenção aos detalhes. Dentro da sua trajetória o que mais lhe encanta é o reconhecimento por algumas características próprias. “É quando olham para um trabalho meu e logo dizem: isso aqui é da Patrícia, pois essa é a grande vitória de um designer.”

Futuro



Com relação aos seus planos e metas para o futuro, Patrícia quer ampliar a sua linha de trabalho e projeta atuar na indústria moveleira. “Não quero mais ficar focada somente em sapatos e bolsas.” No seu birô, onde conta com o empenho de outros seis designers, ela já está fazendo um trabalho mais amplo de designer, criando quadros voltados para a estamparia, não como artista plástica, mas, sim, como artista gráfica. “Na verdade, estou experimentando e me esse tempo, de querer realizar coisas ousadas, novas, de fazer aquilo que eu gosto.”

Como designer ela também já foi responsável por várias lojas, mas depois que saiu de Belo Horizonte, repasssou-as para os seus clientes. “Hoje, realizo-me através dos meus clientes, como a Emilice e outros tantos pelo Brasil, que são pessoas na verdade que acabo tendo uma afinidade muito grande e que me dão toda a realização que quero. A contabilidade, a parte financeira, tô fora”, brinca.

Casada e mãe de dois filhos, ela observa com orgulho um deles trilhar o seu caminho na profissão, ao cursar a faculdade de Estilo na Unisinos. “Ele é grafiteiro e desenvolve um trabalho bacana. Provavelmente está surgindo um designer por aí, mas que percorrerá seus próprios caminhos e ideias. Quero que ele curta a profissão e siga seus instintos”, expõe. Pela primeira vez em Rio Grande, Patrícia diz que quer voltar com mais calma, mas que até onde pode ver achou uma cidade interessante. “Volto com mais calma”, garante.



Patrícia ladeadas por Vera Souto e Emilice Freitas Satt Alam

15 comentários:

  1. OBS:TEM UM ERRO, A EMILICE FREITAS SETT ALAM NÃO É PELOTENSE É ARROIOGRANDENSE.

    ResponderExcluir
  2. Patricia, Boa noite, fiquei muito feliz em ter novamente noticias suas, principalmente saber que tudo esta bem. Trabalhei com você em 84, quando tudo começou em Belo Horizonte.
    Ronaldo Salles

    ResponderExcluir
  3. Boa noite,Patrícia
    Meu nome é Olga e moro em Para de Minas-MG. A muitos anos atrás comprei um sapato scarpan de sua coleção aqui em Pará de minas.Foi o sapato mais confortável que já tive na vida e nunca mais achei outro igual. Sempre procuro, mas não encontro e hoje, num Shopping em BH, a gerente de uma loja me disse que muitas pessoas procuram por sua marca, mas ela não sabe onde encontra-la. Gostaria de saber onde posso adquirir seus produtos em BH.
    Um abraço
    Olga

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, tenho muita vontade de ter suas bolsas, mas não sei onde comprá-las em São Paulo. Vocês poderiam me passar algum endereço? Obrigada, Talita tgolias@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. bom dia Patricia, adoro suas bolsas, tenho a bolsa da girafa que amo uso somente em ocasioes especiais... e acabo de comprar pra minha filha a de tenis que é um mimo... bju e parabens pelo bom gosto.

    ResponderExcluir
  6. Comprei duas bolsa da sua marca amei creio que este dom que vc tem foi Deus que li deu que Deus continue te abençoando .

    ResponderExcluir
  7. Olá, tenho uma loja, já vendi Patricia Maranhão, e gostaria de vender outra vez, onde posso te encontrar?
    Luciane
    lucianecosta1000@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  8. Patricia
    Já usei alguns de seus tennis, e não existiam igual em conforto, beleza e durabilidade.
    Gostaria de saber como conhecer sua coleção e onde são vendidos seus calçados.

    Suzete
    contato:luizamoliveira@uol.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá...
    PARABÉNS...amo suas obras de arte...rs rs rs
    Eu já tive uma bolsa com um cachorrinho na frente e outro em metal pendurado na bolsa. Dentro veio uma carteira vermelha e um porta maquiagem com a mesma estampa do forro.
    Depois consegui outra com um sapinho pendurado...linda...tb com carteira e p. maquiagem...
    Depois disso, fofa, nunca mais...
    Onde localizo suas bolsas próximo a Arujá?
    Não há possibilidade de venda online?
    Eu deposito, pg o SEDEX e vcs me enviam...
    Desde já agradeço e aguardo retorno...
    Mil beijinhos, cheios de carinho...
    Fefê.
    fernandamalheiros@live.com

    ResponderExcluir
  10. Patrícia,

    Eu, meu marido e meus filhos somos seus fãs. Adorei a bolsa de casinha que ganhei de aniversário do meu filho.
    Flávia Sant'Anna

    ResponderExcluir
  11. TENHO A MALA DE MAO DA GIRAFA E NAO CONSIGO COMPRAR AQUI NA REGIAO DOS LAGOS SUAS OBRAS DE ARTE.... COMO COMPRAR ONLINE??? ABÇ

    ResponderExcluir
  12. poxa sera se eu acho ainda a bolsa... com estampa de tenis i o cadarço ?? eu comprei ela so q me roubaram i eu sou louca por essa bolsa !! uma colega minha vai pro sul segunda feira vai passar la na fabrica sera se ela consegue??? poxa me respondam richa-iron@hotmail.com
    aguardo respostaaaaaaa!!>.<

    abraçoo Richelly!!

    ResponderExcluir
  13. Olá Patrica adoro suas peças. Amo seus tenis que fizeram parte da minha adolecencia em Patos de Minas. Como já disse sou de Patos mas moro em São Paulo ha 18 anos. E aqui não encontro seus tenis. Nem sei se vc ainda faz tenis, mas se vc ainda fizer e puder me passar um contato de aguém que venda em loja ou pela net mesmo ficarei muita grata.
    Sucesso sempre pra vc.
    Abraço.
    MEu email e´heloisapimenta2010@hotmail.com

    ResponderExcluir
  14. Que maravilha receber noticias dessa diva! Amo você Patricia e tudo que vc cria! Tive o maior prazer em trabalhar com essa mulher fantástica por 6 anos. Também gostaria de saber onde posso encontrar seus produtos em BH faz tempo que procuro. Uma fã não pode ficar sem os sapatos da marca. Um grande beijo e muitos sucessos, vc merece. (Meu Deus um nenem que carreguei no colo já esta na faculdade, pai amado como passa rápido). shirley.soutelo@hotmail.com

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Onde encontro os calçados da Patricia Maranhão pra comprar aqui em Vitóia-ES. Pela internet é possivel comprar? Qual o site?

    eli.couto@ig.com.br

    ResponderExcluir