15 de março de 2010

Agora é homenageado por matéria do Mulher



Na noite do último sábado, 13, o diretor presidente do Jornal Agora, Germano Toralles Leite, e o repórter responsável pela produção das matérias centrais dos cadernos Mulher Interativa, O Peixeiro e Feliz Idade, Bruno Zanini Kairalla, foram homenageados pelo Centro Espírita Oxum e Xangô, regido pela Iyalorixá Maria da Graça d’Oxum, durante a Festa do Ebó da Maria Mulambo, que evidencia o início do período de quaresma.


O evento representa também o começo das atividades anuais do Centro. O reconhecimento decorreu em agradecimento pelo espaço cedido através da matéria “O Axé de dona Maria da Graça d’Oxum, clique e confira a matéria na íntegra, assinada por Kairalla para o Mulher Interativa, publicada nos dias 25 e 26 de dezembro, último final de semana de 2009.

A Iyá
Foto: Mirian Fichtner

Representante pela luta contra a intolerância religiosa, a Iyá Graça d’Oxum completou em 2009, 51 anos de religião e 35 como a Mãe de Santo e líder espiritual do Centro Espírita Oxum e Xangô, um local que segue tradicionalmente os princípios religiosos para qual está voltado e que por conta disso atingiu em sua trajetória prestígio em âmbito nacional e internacional.


Foto: Mirian Fichtner

Em novembro, Maria da Graça recebeu o Prêmio Zumbi dos Palmares, uma homenagem concedida a personalidades e entidades com atuação em defesa da comunidade afro-descendente. Instituído pelo deputado estadual Raul Carrion (PCdoB), o prêmio foi repassado à Graça, pela Assembléia Legislativa do RS, durante a Sessão Solene Comemorativa ao Dia Estadual da Consciência Negra, no interior do Plenário “20 de Setembro”, do Palácio Farroupilha.

Agradecimentos
Foto: Liége Barbosa

No decorrer das homenagens, a Iyá Maria da Graça d'OXum lembrou o que na época a fez aceitar o convite para participar da reportagem do Mulher. - Todos sabem que sempre fui uma pessoa muito reservada, mas quando soube que era para o Agora, não tive como recusar -, anunciou ela, e em seguida, recordou a participação que o diretor do Agora teve em sua vida.



- Na época, trabalhava como enfermeira da Santa Casa e passava muito trabalho. Um dos filhos de seu Germano, acidentou-se e ele me contratou para cuidá-lo por alguns meses. Sempre atencioso e com bom humor, ele me chamava de Alcione. Sou muito grata a ele, pois não contava nem com o que comer. Mandei meus filhos para outra cidade, pois não tinha como me manter. Muito obrigada pelo que o senhor, mesmo sem saber de todas as dificuldades, fez por mim. Gostaria que o senhor levasse essa recordação da nossa Casa e também do meu coração também -, explanou ela, entregando ao diretor uma placa de homenagem em agradecimento.


- Em nome do Agora, quero agradecer todo o carinho e dizer que o jornal procura e tem como missão estar sempre ao lado de sua comunidade, agindo de uma maneira discreta, porém, bastante honesta, sentimental, reconhecendo os trabalhos de nossa comunidade, principalmente das menos favorecidas e, graças a Deus, estamos levando isso sempre ao pé da letra -, enfatizou Toralles, que no último domingo completou 78 anos e lembrou na ocasião da trajetória do Agora, que no dia 20 de setembro, completará 35 anos.


- Na verdade, começamos em 1962, com o informativo O Peixeiro, distribuído nos cinemas, e que foi o grande incentivador da criação de nosso diário, que ampara e propaga as ações de nossa comunidade, acrescentou o diretor.

Em seguida, a Iyá, ao dirigir-se ao repórter do Agora, lembrou de sua preocupação pela exposição de suas informações no dia em que concedeu a sua primeira entrevista a um veículo de comunicação da cidade.
Foto: Liége Barbosa

- O que mais admirei foi o teu profissionalismo e o respeito que tivestes comigo, pela Casa e pelo meu trabalho. Eu, aos 58 anos, quero que sejas muito feliz. Estás num lugar em que o dono deste veículo é uma pessoa ímpar, íntegra e espero que, assim como ele, sigas fiel neste caminho da simplicidade e honestidade -, expôs ela.

Próximo de completar dois anos de formação e no seu segundo ano integrando a equipe de jornalistas do Agora, Kairalla agradeceu o reconhecimento recebido ainda num momento em que considera como o "início de sua jornada".

Foto: Liége Barbosa

- Um dos principais deveres de um jornalista é trabalhar em prol da comunidade para qual está voltado, atuando como um porta-voz dela. Essa homenagem só me incentiva a querer prestar um trabalho melhor e que possa siguir ainda mais com esse objetivo. Muito obrigado -, concluiu o jornalista.

Depois da homenagem, diretor e repórter do Agora seguiram com a recepção de sua anfitriã para uma área externa em que além de desfrutarem do banquete oferecido pela Iyá, acompanharam através de telões a festa de confraternização do Centro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário