3 de dezembro de 2010

Bastidores: Claudete Miranda Abreu

Os frutos da pimenta rosa

Da localidade do Povo Novo ao reconhecimento nacional de seu trabalho.


Concorrendo com mais de 500 instituições inscritas no Prêmio Santander Universidades, a professora e bióloga Claudete Miranda Abreu, 41 anos, foi inicialmente uma das 12 finalistas da categoria Universidade Solidária.



Em São Paulo, recebeu a ilustre notícia de que seu projeto, que executa e coordena pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da Furg, foi um dos oito vencedores da noite.


O alvo de seus estudos? 

Uma nova fonte de renda alternativa e sustentável, nascida nas folhas das aroeiras: a pimenta rosa. 


Encontrada em abundância na área de restinga em Rio Grande, a fruta é utilizada como artigo culinário de luxo, principalmente no exterior, temperando os mais saborosos doces. Em fase de estudo ainda está o seu alto poder medicinal, capaz de combater processos infecciosos do organismo. 




Depois das boas novas, a professora, mestre em fisiologia vegetal e doutora em produção vegetal, prepara-se para iniciar a uma nova fase do projeto contemplado pelo prêmio Santander, no valor de R$ 50 mil. O público-alvo: os produtores rurais da região sul do Estado. 


Escrita pelo repórter Bruno Kairalla e imagens de Deyver Dias, a reportagem completa você confere nas páginas do Mulher Interativa deste sábado, 04 de dezembro.

2 comentários:

  1. Parabéns! É um orgulho para todos do interior de Rio Grande! Rejane Mendes (remendes@pop.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho em Professora Claudete... Parabéns e muito sucesso!

    ResponderExcluir