12 de junho de 2009

Entre copos, pratos e talheres!

O primeiro passo dessa turma foi aprender a comer. De que forma comer para, então, entender como servir, atrair, agradar e manter os amantes da boa mesa. Habilidade, desenvoltura, observação, apresentação pessoal, educação, bom tom de voz.



Regras básicas e fundamentais de etiqueta repassadas pelo professor e administrador de empresas, Luis Ferreira, 40 anos, no decorrer de dez encontros do curso Técnicas Básicas de Garçom, executado pela Associação dos Administradores do Rio Grande (Assarg).

Uma profissão que no passado já foi dominada por homens, mostra agora todo o charme e potencial feminino. Prova disso, foi o curso que de uma turma composta por 12 pessoas, oito delas eram mulheres. Para o professor da turma, não há diferença do desempenho entre os dois sexos. Ele apenas aponta que mulheres são mais detalhistas e delicadas.




Concluído na última quarta-feira, 10, durante um jantar de confraternização na sede do Centro de Indústrias do Rio Grande (Cirg) - parceira da Assarg – o curso teve duração de trinta horas/aula. Cada encontro, os alunos primeiro entraram em contato com a teoria e depois com a prática. Além do jantar, os garçons aproveitaram para tirar as últimas dúvidas e também receber o certificado de formação do curso.




O convite de participar do curso foi feito pelo dono do restaurante para qual trabalha há um ano e quatro meses. E a medida que foi adquirindo e aperfeiçoando a prática durante as aulas do curso, Moema da Silva Costa, 23 anos, tratou de repassá-las aos colegas de trabalho, pois desta forma “ficaria mais fácil trabalhar em grupo”. Moema acredita que um dos melhores aprendizados que obteve no curso foi a relação entre o garçom e o cliente.





Proprietária de um salão de festas no bairro Navegantes, Vera Regina Strzada Jeismann, 49 anos, procurou o curso pela necessidade que encontrou de oferecer um atendimento de mais qualidade em seu local de trabalho. “Além de proprietária, atuo também como garçonete. Achei o curso muito interessante. Aprendi muita coisa, principalmente, na parte de etiquetas que não tinha a ideia da variedade”, analisa ela.




Priscila Tavares Brittes, 20 anos, afastou-se do mercado de trabalho, na qual já atuava entre Rio Grande e Porto Alegre, como garçonete. Ao procurar e aprender as práticas no curso, Priscila não esconde que o que mais deseja agora é voltar para a área e assim colocar em prática todos os novos ensinamentos. “O bom atendimento do garçom é fundamental. Ele é o representante maior do lugar. É ele quem carrega o nome do estabelecimento para qual trabalha e garante o retorno do cliente, que entre tantas outras opções escolheu aquele ambiente. É preciso estar atento. O garçom precisa se portar como uma águia”, diz ela.





QUER LER MAIS?!
DICAS PARA ATUAR NO MERCADO DE TRABALHO, de quem conhece e lida com equipes de trabalho?!

Então, não perca neste sábado nossa reportagem no Caderno Mulher do Jornal Agora. Boa leitura!! :)



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário