26 de junho de 2009

Vencer limites e superar desafios




Há 20 anos, Elizete de Ávila Nunes trocava a escola Cipriano Porto Alegre para atuar e exercer magistério na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento. Na época, a escola contava com apenas 99 alunos. Hoje, a escola está com cerca de 500, divididos nos turnos da manhã e tarde.


Do depósito que recebeu como "sala de aula", a professora Elizete de Ávila Nunes transformou o local, um exemplo. Os buracos foram tapados ou "decorados" com cartazes pintados e desenhados de sol, nuvens e estrelas. “Quando o sol batia forte, as sombras formadas deixavam a sala iluminada de uma forma muito encantadora. Sem dúvida, foi um dos jardins mais bonitos que já tive na vida”, recorda com saudosismo a professora.


Há 18 anos, a comunidade escolar faz com que ela permaneça à frente da escola. Sob seu comando, a Altamir pode ostentar algumas proezas, como pouca rotatividade de professores, uma grande lista de espera e também baixo índice de abandono por parte dos alunos.


Entre as principais atividades executadas pelo Município em conjunto com a escola, há o desenvolvimento do Projeto Escuna, que proporciona aulas de informática com 17 computadores no laboratório da escola. Além disto, há também a sala de recursos para alunos que precisam de um reforço escolar, a ginástica olímpica, a banda, xadrez e os esportes em geral, como o futsal e o basquete. “Ao invés de termos 200 dias letivos, a nossa escola tem hoje 220, porque aproveita mais os sábados. Isto porque aqui temos por compromisso e objetivo elaborar atividades que envolvam e aproximem os alunos da escola, de uma forma prazerosa, sem que seja apenas a teórica”, afirma a diretora.




Texto e fotos: Bruno Kairalla Contato: (53) 9122-5267
Sugestões: bruno.kairalla@gmail.com












Nenhum comentário:

Postar um comentário