8 de junho de 2009

ICO, o pipoqueiro


CRÔNICA - Almira Lima - psicóloga

“Gentileza... Confiabilidade... Ética...
Isso é evoluir com consciência...”




Imaginem um cheirinho de pipoca recém feita espalhando-se pelo ar...
Imaginaram??? Sentiram a doce tentação do aroma e mesmo água na boca???
Pois eu, outro dia, na esquina da Andradas com Calçadão, senti este cheirinho “fascinante” e me dirigi ao pipoqueiro que ali tem seu ponto... O ICO... Quando fui pagar os merecidos dois reais, percebi que não havia levado a carteira... O que expliquei ao “mestre da pipoca”, pedindo-lhe desculpas e devolvendo-lhe o saquinho.
Para minha encantada surpresa, escutei de ICO: “- Não senhora... Pode levar e me paga quando puder...”
Este simples e fascinante gesto me inspira para este artigo... Acrescente-se: ICO não me conhecia e nem eu a ele... Meu abraço-homenagem a todos que têm o coração cheio de grandeza como ICO...
Gentileza... Confiabilidade... Ética... Solidariedade...Tudo isso e ainda muito mais é o que o gesto de ICO me leva a refletir e a compartilhar com todos vocês, queridos leitores... Neste tempo de violências, desconfianças, corrupções, injustiças sociais, mediocridades,... estamos precisando com a máxima urgência de outros ICOS, outras pessoas simples, solidárias, gentis e que CONFIAM nos seus irmãos... e na VIDA.
Quem sabe cada um de nós se inspire também no simples gesto deste pipoqueiro e reveja suas ações e valores em sua vida, em seu trabalho, em suas salas de aula, em seus grupos...
Além de tudo isso, percebi um trabalhador fazendo “seu trabalho muito bem feito e com satisfação”... E nós??? Como anda nosso trabalho, seja qual ele for...??? Alguns de nós (espero que a maioria) podemos nos dar conta de que estamos fazendo a nossa parte o melhor que sabemos...“Entretanto, haverá outros tantos que até achem graça na simplicidade deste gesto do pipoqueiro...
Lembro que em meu tempo de professora na nossa Furg, eu utilizava muito como instrumento de avaliação a AUTOAVALIAÇÃO, confiando em que meus alunos seriam corretos e se atribuiriam a nota merecida.. E assim acontecia sempre... Quem sabe algum leitor tenha participado desta incrível experiência na Universidade...
Uma ideia a todos os educadores, empresários, políticos, autoridades, não-autoridades, comerciantes, comerciários, autônomos, trabalhadores de qualquer natureza...: SE AUTOAVALIAREM num processo dirigido ou mesmo na simplicidade-coragem de se perguntarem:
“Estou fazendo meu trabalho bem feito???” E então lembro a historinha do ...“homem que buscava as respostas todas para um viver com significado. Peregrino, estudioso, persistente, não tinha ainda encontrado as respostas. Chegou a um mestre famoso, que habitava uma caverna isolada em meditação... Indagando sobre estas questões, o mestre lhe fez TRÊS perguntas:
- Você comeu hoje seu desjejum???
- Você lavou sua tigela???
E, por fim, a última que permitiu ao peregrino se iluminar:
- “VOCÊ FEZ UM TRABALHO BEM FEITO...???”

E VIVAVIDA...!!!

Um comentário:

  1. Tem que ter coragem pra confiar nos outros hoje em dia - e um olho bem aberto. Mas ele tá certo, a gente ganha clientela, amigos, admiradores, se mostrar confiança. Todo mundo quer ser confiado, e talvez seja o que precisamos.

    ResponderExcluir