21 de abril de 2009

Primeiro número


"E Deus criou a Mulher”. O título estampava a capa do primeiro número do caderno Mulher Interativa, no dia 21 de abril de 2001. A página seguinte dava continuidade à citação bíblica de Gênesis, “... e da costela que tomou do homem, o senhor Deus fez um ser por quem ele deixaria o seu pai e a sua mãe e a quem se uniria para juntos, serem uma só carne...” (2,21,23). A bela citação, faz-nos pensar, perdoem-nos os homens, de que nós, mulheres, somos a mais perfeita invenção do Criador, escrevi na coluna Ao Leitor.

A reportagem principal traçou um perfil de Rozinha Marzol, a psicopedagoga que transmutou a creche Bento dos Santos - uma entidade assistencial que enfrentava inúmeros problemas, na bem-sucedida Raio de Luz. Entre uma e a outra proposta, havia um espaço abismal entre ser apenas ser um abrigo temporário à crianças cujas famílias enfrentavam problemas com a Justiça, a uma casa acolhedora – no amplo sentido da palavra – que promovesse a inserção de sofridas crianças na sociedade, dando-lhes os mesmos cuidados e oportunidades daquelas que viviam sob o zelo de suas famílias.

Na página “Ambientes”, Deise Matoso escreveu que começar um projeto incluía sonhos e expectativas. E estava certa.

Durante esses oito anos – completados no dia 21, o que não faltou foi a expectativa de, a cada novo número, fornecer às leitoras (mais tarde os homens também se tornaram uma grande parcela dos nossos leitores), assuntos que interessassem ao seu universo feminino.

As entrevistas de Ique de la Rocha são memoráveis, tanto pelos temas abordados quanto pelo seu jeito peculiar e engraçado de contar à redação suas peripécias para escrevê-las.

O número um foi coroado pela participação de alguns dos mais competentes profissionais da comunidade como a psiquiatra Inês Britto Cossio (crônica), Caroline Torma (Moda), Boby Cabeleireiro (Antes & Depois). O projeto inicial, através da coluna “Pergunte a um profissional”, contou também com as participações da psicóloga Sílvia Lucia de Castro Oliveira, da ginecologista e obstetra Tânia Teixeira, da dermatologista Marina Valério, do gastroenterologista Antonio Sparvolli, da nutricionista Fabiani Pulgatti, do oftalmologista Luis Antonio Amaral, do clínico geral Manoel Carvalho, da pediatra Anta Prietsch, do professor de Educação Física Edson Marchand e de Josélia Fonseca Oliveira. Eduardo Beleske fotografou Camila Ness para a capa.

Depois de todos esses anos e várias fases, o Mulher ganha agora este blog da redação para que os leitores possam acompanhar e participar da elaboração de cada número.

Espero que este projeto seja tão bem recebido pelos nossos leitores, quanto o foi o Mulher Interativa.

Abraços,

Rosane Leiria Ávila

Nenhum comentário:

Postar um comentário