24 de abril de 2009

Uma marceneira, com certeza...


A matéria deste final de semana remete ao Dia do Trabalho, comemorado na próxima sexta, 1º de maio; a vencer preconceitos no exercício de uma profissão notadamente masculina; ao aniversário de oito anos do Mulher Interativa e a "inauguração" deste espaço. 
Entrevista feita pelo Bruno Kairalla, fotos de Deyver Dias e tudo parecia indo bem... Até que de repente, travou no título da capa. 
Aliás, um título ou você o escreve de um só fôlego, ou ficará de bobeira algum tempo... Foi exatamente assim que aconteceu. 
Li e reli o texto do Bruno, escrevi e apaguei uma dezena de vezes os esboços do título, mas nada parecia sintetizar a pauta da entrevista com a montadora de moveis, Pâmela Rezende Matos, 19 anos. 
Eu queria mais para a foto, mas as palavras que surgiam pareciam ter intermináveis sílabas... Consultei o relógio. O tempo já tinha se esgotado. Então, ficou por isso mesmo: "Garra e determinação são ferramentos de trabalho". Do trabalho de Pâmela. Uma jovem que já está quase se acostumando com o espanto das pessoas para quem vai montar móveis, enviada pela loja na qual trabalha. Ou ainda com uma frase que já está virando refrão para ela: "Você é que é o montador?". Com uma pesada mochila repleta de ferramentas, ela chega para montar móveis – sem pressa alguma. Apenas movida pela vontade de fazer daquele, o melhor trabalho do seu dia.
Rosane
 


2 comentários:

  1. Como repórter, essa é uma história que dá gosto de contar, ou melhor, propagar. São exemplos de vida como o de Pâmela Matos, que com certeza incentivam a dignidade da humanidade e também despertam a vontade de querer lutar para viver num mundo melhor. Desejo todo o sucesso do mundo a esta mulher.

    Bom.. realmente o título ou vem na primeira idéia ou custa a chegar. Mas, na minha opinião, sem sombra de dúvida, o que melhor resume e representa esta matéria é o que está estampadao na capa, o seu "título de apoio" como chamamos nas práticas do jornalismo.

    "Se você solicitar os serviços de um marceneiro e quem bater à sua porta for uma jovem com um largo sorriso, não se espante: é Pâmela Matos, de 19 anos. Com um mochila repleta de ferramentas, ela vai montar seus móveis sem pressa alguma, apenas movida pela vontade de fazer do seu, o melhor trabalho do dia dela"

    ResponderExcluir
  2. Então em primeiro lugar agradeço a todos pela oportunidade.
    É uma emoção tão grande que não tenho explicaçoes para explicar a felicidade e a alegria constante que está dentro de mim...
    Cada vez sinto mais orgulho do que faço e do que sou.
    Está sendo um sonho pra mim,ainda não acordei desse sonho,que pode mudar e muito a minha vida.
    Obrigado a todos!!!
    Pamela Matos!

    ResponderExcluir