17 de abril de 2010

Cosméticos e maquiagem também precisam ter as fórmulas descritas

   BELEZA 1 - cosmeticos, maquiagem

A estética deixou de ser luxo para se tornar item quase essencial para se sentir bem consigo mesmo. Mas, apesar de ter muita gente séria atuando neste mercado, o consumidor, muitas vezes, fica vulnerável a promessas de resultados enganosos que ainda podem causar alergias e danos à pele.

Você sabe o que significa a palavra “hipoalergênico” escrita no rótulo dos cosméticos?
Esta palavra é usada para indicar que o produto foi testado por médicos, ou laboratórios, alergologistas, assim, raramente causarão alergias em seus consumidores. Os especialistas no assunto explicam ainda que tais cosméticos têm uma formulação diferenciada da qual foram abolidas inúmeras substâncias as quais causam alergias e outras reações na pele.

Todo bom cosmético deve ter o registro da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Por isso, na hora da compra, procure ler o rótulo do produto e a bula.

Quando se fala em cosmético, geralmente se pensa em cremes de tratamento, mas o termo engloba também a maquiagem. Muito cuidado na hora de comprar os produtos; é comum relatos de alergia e coceira nos olhos por causa de rímel, sombras e lápis. Neste caso, vale a mesma dica: procure produtos idôneos, de marca reconhecida. Geralmente também têm a inscrição hipoalergênico.
Se, mesmo com todos estes cuidados, perceber que causam irritação, suspenda o uso e procure ajuda profissional.
Os cosméticos têm a função de tratar e melhorar a saúde da pele, fazem um bem enorme para a autoestima e podem (e devem) ser usados. Mas é recomendável uma visita ao dermatologista antes de optar por este ou aquele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário