1 de abril de 2010

Páscoa não pode passar sem chocolate, mas o consumo deve ser moderado


Em véspera da Páscoa é impossível não resistir à tentação de comer chocolate. Há no mercado vários tipos e sabores, chocolate ao leite, branco, com castanha de caju ou passas. Mas o ideal é consumir com cautela, pois o excesso de chocolate pode causar mal a saúde.
O chocolate é um alimento feito essencialmente de cacau, mas contêm também alguns outros ingredientes adicionais, como gordura, cálcio, magnésio, cafeína, vitaminas como a E, B1, B2, B3, B6, B12, cafeína, entre outros. O seu consumo pode agilizar o raciocínio, e até liberar alguns hormônios que dão a sensação de bem estar, como a endorfina e a serotonina, o que explica a sensação de alívio que pessoas que sofrem de ansiedade encontram no consumo do chocolate.
 A ingestão moderada também pode auxiliar no combate aos radicais livres, que provocam o envelhecimento precoce. E ainda possui flavonóides, que são antioxidantes que impedem que o colesterol se acumule nas artérias, auxiliando o bom funcionamento do sistema circulatório.
Mas seu consumo em excesso pode trazer vários danos à saúde, como o ganho de peso, diarréias, e até piorar a saúde cardiovascular. É importante lembrar que o chocolate tem na sua composição altos níveis de açúcar e gorduras, que consumidos em demasia irão prejudicar o organismo.
Ainda há aqueles que têm sensibilidade aos ingredientes do chocolate, esta sensibilidade pode se manifestar de várias formas, desde processos alérgicos leves às enxaquecas e insônias. Neste caso o ideal é diminuir ou até eliminar o consumo da dieta.
Aos que tem intolerância ao glúten ou a lactose, devem redobrar a atenção e ficar de olho nos rótulos. E cuidado especial àqueles chocolates que têm adição de cereais, alguns podem conter glúten. Uma opção para estes casos são os chocolates feitos a base de pó de soja, encontrado em lojas especializadas. E mesmo os diabéticos devem consumir com moderação os chocolates diet, pois são ricos em gorduras e calorias.
Nesta época do ano é essencial redobrar os cuidados com as crianças, como ganham muitos ovos e bombons é importante dosar o consumo diário e dividir os presentes em pequenas quantidades ao longo dos dias. Este cuidado pode evitar diarréias, dores de cabeça, agitação devido à cafeína e também impedir a alteração da dieta. Afinal as crianças necessitam de outros alimentos e nutrientes e não devem deixar de fazer as principais refeições devido ao consumo do chocolate. (Doutor Maximo Asinelli, médico nutrólogo - CRM-Pr 13037. Contato: maximoasinelli@terra.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário