8 de abril de 2010

O DUELO entre o PRAZER e a COMPULSÃO



Você devora uma barra de chocolate em minutos?

Pois saiba que não é a única: há milhões iguais a você no mundo.

São os chamados chocólatras anônimos, que encontram na Páscoa a desculpa perfeita para transgredirem as regras da parcimônia.

Como a estudante de arquivologia da Furg, Luize Santos (foto acima), atendente de uma rede de lojas de chocolates, ela é uma chocólatra assumida e adora trabalhar cercada pela guloseima!

Hora de sair da dieta e cair de boca no chocolate


Você está com vontade de comer algo, vasculha os armários da cozinha e encontra o que quer comer: aquela enorme barra de chocolate.

Você senta no sofá e o que faz?

Se você respondeu que devora toda a barra em minutos, não se preocupe: há milhões iguais a você no mundo.


Os chamados Chocólotras Anônimos atravessam os tempos, as gerações e estão por todos os lados. Mas, se você não é tão adepta desta iguaria assim, não tem problema: delicie-se com os nossos entrevistados!


Do prazer estimulante ao saboroso vício


“Que diamantes que nada! O melhor amigo das mulheres é o chocolate!”

Pelo menos é isso que pega o livro “O Clube das Chocólatras”, uma leitura saborosa da autora, Carole Matthews.

Mas, o rótulo de “melhor amigo” não serve muito bem para expressá-lo. Não pelo menos de forma generalista. Tem gente – e é sério – que o detesta!

Democrático, talvez, combine melhor com o sentido e todas suas funcionalidades.

Isto porque nem sempre todos gostam, mas boa parte delas aprecia pelo menos as suas infinitas formas, gêneros e combinações.


Em época de Páscoa geralmente as pessoas aproveitam para saciar a vontade de comer chocolate e se esbaldam comprando ovos, caixas de bombom e barras de chocolate. Mas para um grupo específico a tentação surge em qualquer dia, a qualquer hora. São os chamados “chocólatras”, viciados na iguaria, seja pelo prazer que ela proporciona, seja até mesmo pelos bons momentos a que ela remete.

Como saber se você faz parte dessa tribo? Bom. É consenso para os chocólatras que a melhor hora para degustar a iguaria é a qualquer hora. Mas, vá com calma. O chocolate é altamente calórico. Tente convencer um chocólatra disso!

Chocólotras Assumidas


É oficial: as mulheres são as maiores devoradoras de chocolate no Brasil, segundo uma pesquisa do Ibope Mídia. O levantamento aponta que o chocolate é consumido em todas as regiões e classes sociais, mas o destaque vai para a Bahia, com 75% das adeptas. E, entre as mulheres, nada menos que 72% confessaram ceder à tentação regularmente. Perfeitamente compreensível!

Chocólotras

Foi em agosto de 1991 que dois irmãos ao pensaram em criar um movimento de pessoas que compartilhassem da mesma paixão absoluta pelo chocolate e seus derivados criaram a expressão “chocólotras”.

VOCÊ NO MULHER
Chocólotras assumidas!



Por Bruno Zanini Kairalla
- Fotos-entrevistas: Bruno Kairalla
- Fotos-reportagem: Google Imagens
- Editoria e diagramção: Rosane Leiria Ávila
- Sugestões: bruno.kairalla@gmail.com


Eles se autodefinem chocólatras e muitos reconhecem a dependência. Porém, não se sentem torturados por isso. Muito pelo contrário. O prazer fala mais alto e está em primeiro lugar. Agora, pensar e não comer chocolate chega ser até uma forma de tortura.


Talvez, por isso, que nosso repórter confessa que após as entrevistas comprou uma barra de chocolate. E você? Vai ficar só lendo? Aproveite a época de páscoa sem culpa, lendo as percepções e essa relação de amor entre o chocolates e os entrevistados abaixo:

Todo dia, um pedacinho


A advogada Ana Paula Camargo de Lima, 28, e sua amiga bióloga, Viviane Fernandes Santos, 29, confessam logo de cara que são apaixonadas por chocolates e não ficam um dia sequer sem comer um mísero pedacinho da iguaria.

E se as afinidades explicam uma amizade, as chocólotras assumidas mostram que possuem mesmo uma sintonia. As duas gostam dos mais variados sabores da espécie, menos do chocolate meio amargo.


Já Viviane revela que tem uma preferência maior pelo chocolate branco e explica a opção: “Enjôo mais rápido e me satisfaço. Já o preto, como sem limites”, justifica. Na visão delas, qual a melhor hora para se consumir o chocolate? A resposta é direta e uníssona: “Qualquer hora é hora”.

Mas, Viviane, ao explicar a paixão e até mesmo o desespero, salienta que a melhor hora é em jejum, com o paladar ainda vazio e a boca seca ou quando está com muita vontade de comer doce. - Tem dias que acordo pela manhã e logo tenho que comer um chocolate e se não como, ao longo do dia fico numa tensão que parece que preciso daquilo, parece algo do metabolismo mesmo. Sou desesperada por chocolate -, admite.


Açúcar, gordura, colesterol, são os vilões apontados pela advogada que, em contrapartida, acusa: - Mas, os benefícios obtidos através daquela vontade saciada e do prazer, são inigualáveis. O chocolate é um calmante, conforta e relaxa; um remédio mesmo -, percebe Ana.

Ela que namora há seis anos, adora ganhar do cúmplice um chocolate, principalmente, naqueles dias mais complicados e intensos: “Quando ele vê que estou muito estressada, ele chega muitas vezes com um bombonzinho, uma trufinha de chocolate. Aí ameniza o estresse e a briga já se vai”, teoriza.


Já Viviane, diverte-se: “Já eu posso dizer que gosto mais de chocolate do que do meu namorado”. E na Páscoa, não tem outra: “Tem que ser ovo”, observa a advogada, que brinca: “Quanto maior o ovo mais feliz fico”, admite. Viviane, rebate: - Quanto maior o ovo, maior o amor!

- A Páscoa é o melhor período do ano que têm, pois com certeza, nós, mulheres, abusamos nessa época para matar aquela vontade e eu, certamente, não abro mão do ovo -, evidencia Ana.


Entretanto, no dia da reportagem, as duas, que foram abordadas pelo nosso repórter na loja de chocolate, afirmam que não foram lá para comprar o ovo de páscoa do namorado ou da família, mas sim, encontrar aquele estímulo relaxante depois de um dia cansativo de trabalho.


- Na verdade, a Viviane estava com a vontade de comer um bombonzinho e passou ela pra mim -, defende-se Ana Paula, pronta para experimentar a combinação da trufa de chocolate com morango. - Não curto muito, mas vou experimentar -, declara.

Paixão controlada

- Não sou totalmente compulsiva, mas adoro um chocolate. Às vezes, a gente se controla um pouco para não engordar, mais quando dá sempre pega um pedacinho e come -, fala a autônoma, Jane Lima, 52, ao lado de sua filha Gabrielle, de 13.

Proibida de comer o chocolate por conta de sua úlcera, Jane não resiste a tentação. - O médico não proibiu totalmente, então, quando posso e me sinto bem como - reforça. Do tipo ao leite é o seu preferido. - Muito amargo perde o gosto prazeroso -, explica.



Gabrielle também gosta de chocolate, mas diz que em excesso repuna. - Não sou tão viciada, mas gosto -, expõe. - Por isso que ela tem esse corpitcho, né -, defende a mãe, e o repórter acrescenta: - Acho que muitas mulheres gostariam de ser assim, moderada como você -, brinca-se. - Eu sou mais apaixonada pelo chocolate, mas me controlo bastante. Adoro bolo, tortas e mouses de chocolate -, evidencia Jane.

Mas, uma paixão que mãe e filha compartilham unidas é pelo fondue da iguaria. Por sinal, é no inverno e nessas ocasiões que elas confessam que consomem mais chocolate: - No inverno, ela sempre pede para fazer e eu faço fondue de chocolate com banana, uva e com tangerina que é uma delícia -, finaliza Jane.

Chocolate com perfil


De cara, lançamos a pergunta que a estudante de arquivologia da Furg, Luize Santos, 27 anos, mais ouve como atendente da loja de chocolates: - Como você consegue viver em meio a tanto chocolate?

- Sou chocólotra assumida e adoro trabalhar ladeada por todos eles. Principalmente no período da TPM -, revela a jovem, que pelo contato diário diz que o chocolate não a satisfaz como antes, porém, nesses dias tão instáveis para elas, caí como uma luva.

- Na TPM ou quando fico estressada, como sem parar -, reforça ela, que admite que nesse período de alto movimento para a loja, só comendo mesmo chocolate. - Hoje, já comi vários -, brinca a simpática atendente.

Fora a esses momentos turbulentos, o período que mais sente vontade de comê-los é a noite, durante os estudos na faculdade ou quando chega em casa. Dos vários gêneros de chocolate, os preferidos são os de licor. - De marula e cereja são ótimos. Também gosto muito de chocolate meio amargo e com creme de avelã -, aponta Luize.


Na loja em que trabalha há mais de dois anos, a estudante tem como uma de suas principais atribuições identificar o perfil do cliente ou de quem vai ser presenteado por ele, para então aproximá-lo mais dos variados gêneros, produtos e novidades da loja. Uma tarefa nada fácil, mas que hoje ela já tira de letra.

- Existem vários tipos de chocolates. Cada um para uma ocasião específica. Aquele mais pro dia a dia, outro feito para conquistar, tem o romântico, as novidades e aqueles que são mais ligados a um perfil de pessoa do que o outro. Quem trabalha com chocolate todos os dias, sabe identificar esse perfil -, observa.


Entretanto, Luize destaca que é muito comum os clientes presentearem com os chocolates de sua própria preferência. - Não é errado, mas, deve-se ter cuidado -, atenta.

- O chocolate é, sem dúvida, uma das melhores formas de se presentear alguém. São raríssimas as pessoas que não curtem e acho assim, não sabe o que dar para alguém ou acha que a pessoa já tem de tudo, como é freqüente falarem, então, dá chocolate. Tem de todas as formas, preços e sabores -, diz a funcionária e a loja agradece a propaganda!

Celebração

Mãe de uma menina com apenas nove meses, a engenheira civil, Mariane Trindade, 28 anos, está grávida há seis meses do seu primeiro menino. Para essa mamãe realizada, a Páscoa não teria outro sentido mesmo:

- É uma celebração da família, na qual se reúne também os amigos mais próximos. Essa Páscoa será mais especial pois é a primeira da minha filha e a família já está toda em volta. Apesar de ser gostoso, óbvio, o chocolate é apenas um símbolo desta data e uma forma da gente trocar carinho com quem admira e se gosta -, adverte.


Apesar de não se considerar uma chocólotra, Mariane indica que gosta é de saborear aos poucos a iguaria depois das refeições, como sobremesa. Dos preferidos, o chocolate ao leite com avelã é o campeão.

Nos fins de semana ela diz que é impossível escapar do doce, seja nas saídas para o almoço com o maridão ou nas festas em que participa. A engenheira nega que a gestação desperte mais vontade de comer chocolate, no entanto, “quando ela chega, aí vem com tudo. Como muito”, admite.

Vício a dois

"É um vício” revela sem meias palavras o servidor público Andrison Dias, 29.


Um vício compartilhado com sua esposa.

- Mas, ela é ainda mais chocólotra -, pontua o servidor.

Casado há mais de dois anos, ela era a razão principal de sua visita a loja de chocolates. E para trocar os presentes, Andrison estava interessado em dois ovos de Páscoa. - Um de Amarula e o outro crocante -, apresenta.



Andrison concorda que o chocolate é o melhor presente para aqueles dias mais conturbados para as mulheres ou até mesmo para selar a paz depois das briguinhas tão normais entre casais. “E eu aproveito para me presentear junto né, pois ela nunca come sozinha”, brinca o rapaz, que precisa controlar o seu vício.

- Tanto eu como minha mulher temos uma alimentação regrada, mas se o excesso não fosse ruim, acho que comeria tranquilamente todos os dias, o que evito- , reforça Andrison.


O preferido dos dois é o tradicional ao leite. Das combinações, ele fala que gosta do chocolate com morango, mas, prefere principalmente com nozes ou amendoim.


OS BENEFÍCIOS QUE VEM DO CACAU



- Aliado para agilizar o raciocínio e combater a depressão;

- Comer chocolate estimula a produção da endorfina, que dá a sensação de prazer, bem-estar e disposição, e da serotonina, neurotransmissor responsável pelo humor;

-“O máximo recomendado é comer 50g diariamente [o equivalente a dois quadradinhos de uma barra]”, alertam nutricionistas, lembrando que 100g de chocolate correspondem a 550 calorias, o mesmo presente em uma refeição com arroz, feijão, carne, hortaliça refogada e um copo de suco;

- Rico em antioxidantes, é um aliado contra o envelhecimento precoce e os problemas cardiovasculares;



- São os amargos, mais escuros, que contêm quantidades expressivas de flavonoides e ácido gálico, substâncias de nome estranho, mas essenciais para a saúde cardiovascular e, como sugerem algumas pesquisas, importantes na prevenção de tumores malignos.

- Também há evidências de que esses componentes ajudam a combater a hipertensão e a amenizar o estresse emocional; Recentes estudos apontam ainda que a a guloseima pode contribuir para diminuir o risco de enfartes;

- Cuidado: substâncias presentes no cacau, como cafeína, açúcar e oxalata, inibem a absorção de cálcio, o que em grandes quantidades durante a vida pode levar a pessoa sofrer de osteoporose, mais tarde!

AGRADECIMENTO
A equipe do Mulher Interativa agradece aos representantes e funcionários da loja Cacau Show em Rio Grande, que nos cedeu espaço para realizar as presentes entrevistas.

Um comentário: