29 de junho de 2009

As NOVE belas GUARDIÃS da Fearg/Fecis


Na última edição do Mulher Interativa a presença ilustre das nove representantes da 31ª Feira de Artesanato do Rio Grande (Fearg) e 14ª Feira de Comércio, Indústria e Serviços (Fecis), localizada no Centro Municipal de Eventos do Rio Grande.

Entre um palco e outro, ou entre um estande e outro, lá estão elas se destacando entre os diversos espaços culturais pelos pavilhões do evento.



As nove representantes das etnias são de vários bairros das cidades: algumas genuinamente rio-grandinas, outras vindas de cidades próximas, como Santa Vitória do Palmar, e bastante distante como do Rio de Janeiro e até mesmo da Paraíba.

Todas cursam o Ensino Médio e possuem idades entre 15 e 19 anos.


Conforme a coordenadora das embaixatrizes culturais, Camila Amaral, as nove meninas foram selecionadas a partir de um processo seletivo que avaliou a cultura da etnia a qual gostariam de representar e também de desfiles.

Das 21 candidatas pré-selecionadas, apenas nove foram intituladas embaixatrizes pela comissão organizadora das feiras.

Neste ano as feiras icorporaram uma nova etnia: a indígena, representada pela paraibana e bisneta de índios, Juliene Silva.

A etnia destaque pelas feiras neste ano é a africana, representada pela carioca da gema, Ronia Gonzaga.

- Ana Luiza Neunfeld, 17 anos, representante da etnia alemã.

A representante da etnia portuguesa, Andressa da Luz Cardoso, 15 anos:


- Dora Machado, 15 anos, guardiã da etnia italiana:


- Representante espanhola, Nicole Jodar, 18 anos:


- Guardiã da etnia polonesa, Pricila Mendes Machado, 17 anos:


- Embaixatriz da etnia árabe, Yasmin Saez, 17 anos:


- Representante das tradições e cultura gaúcha, Camila Lemos Gomes, 19 anos:




- A CAPA DO MULHER INTERATIVA:


[Capa] Fotos Exclusivas!!

.

Na edição do Mulher do último final de semana, publicada no Jornal Agora [clique e leia na íntegra] você vai conhecer a história da diretora Elizete de Ávila Nunes.



Há 20 anos, ela trocava a escola Cipriano Porto Alegre para atuar e exercer magistério na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento.



Na época, a escola contava com apenas 99 alunos. Formada em Educação Artística, Artes Plásticas e pós-graduada em Orientação, a professora foi incumbida de dar vida à pré-escola, que oferecia até então apenas as séries iniciais. O local que abrigaria os alunos de Elizete, era na verdade, um escurso depósito.



Mas, da sala escura e esburacada, a educadora fez aquilo que mais gosta na vida: vencer limites, encarar e superar desafios.

Ao lado de educadores e pais, Elizete tomou a iniciativa e reformou a sala. Pintou mesas e cadeiras, fez consertos, reparos e levou diversão para as crianças com a aquisição de brinquedos.


Os buracos no local, a professora tratou de tapar ou “decorar” com cartazes pintados e desenhados de sol, nuvens e estrelas.

- “Quando o sol batia forte, as sombras formadas deixavam a sala iluminada de uma forma muito encantadora. Sem dúvida, foi um dos jardins mais bonitos que já tive na vida”, recorda com saudosismo a professora.



Reportagem e imagens de Bruno Kairalla, harmonia de texto e imagens da editora Rosane Ávila.
.

26 de junho de 2009

SÓ NO BLOG


Designers americanos propõem guarda-chuva protesto


Nestes tempos chuvosos, nada como se proteger dos pingos gelados embaixo de descoladas sombrinhas. Não ficara melhor chamá-las de guarda-chuvas? Bem, os designers Bruce e Stephanie Tharp, do escritório Materious, criaram as sombrinhas, “Sword Handle Umbrellas”, que são um verdadeiro protesto contra águas em excesso.

Oriundos de Chicago, os dois têm um argumento forte para justificar a criação: as palavras de Freud. Segundo eles, o médico dizia que um pouco de agressivdade é fundamental aos humanos. Cada modelo custa US$ 30. Consulte mais opções divertidas da dupla no site Natália d´Ornellas.

REALCE




A aposentada, Zilá Silva da Silva, 63 anos, é a leitora que passou pelas mãos do 'mago' Bira Lopes. Ao final da transformação, ela declarou: " Era meu maior sonho! Realizei, estou muito feliz!". Confira o "antes" e o "depois".

LIVROS


“Escolhi escrever sobre mulheres porque sou mulher. Não importa se mulher heterossexual, bissexual ou homossexual, sempre fomos e continuaremos sendo discriminadas, apesar s aparências que, atualmente, camuflam essa verdade.” Assim descreve Edith Modesto, a autora do livro ENTRE MULHERES lançado pela Editora GLS, selo do Grupo Editorial Summus, 168 páginas, preço sugerido: R$ 37,80. (Atendimento ao consumidor: 11 3865-9890)

Novo colaborador

A partir desta edição, o Mulher Interativa conta com um novo crônista-colaborador: é o "inventor" (conforme ele próprio se define), Miguel Dias. "... Recebi, hoje, a seguinte frase: “Todo mundo ‘pensando’ em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que ‘pensarão’ em deixar filhos melhores para o nosso planeta?” Pelo visto, finalmente está se difundindo a idéia de se melhorar os indivíduos antes de se pensar nas instituições. Prega-se “Amai-vos uns aos outros!” mas não se ensina o básico, o Respeito...". A crônica chama-se IDEOLOGIAS e pode ser lida na íntegra no site do Jornal Agora, link Mulher Interativa http://www.jornalagora.com.br ou no blog do autor http://www.miguelpensador.blogspot.com

Vencer limites e superar desafios




Há 20 anos, Elizete de Ávila Nunes trocava a escola Cipriano Porto Alegre para atuar e exercer magistério na Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento. Na época, a escola contava com apenas 99 alunos. Hoje, a escola está com cerca de 500, divididos nos turnos da manhã e tarde.


Do depósito que recebeu como "sala de aula", a professora Elizete de Ávila Nunes transformou o local, um exemplo. Os buracos foram tapados ou "decorados" com cartazes pintados e desenhados de sol, nuvens e estrelas. “Quando o sol batia forte, as sombras formadas deixavam a sala iluminada de uma forma muito encantadora. Sem dúvida, foi um dos jardins mais bonitos que já tive na vida”, recorda com saudosismo a professora.


Há 18 anos, a comunidade escolar faz com que ela permaneça à frente da escola. Sob seu comando, a Altamir pode ostentar algumas proezas, como pouca rotatividade de professores, uma grande lista de espera e também baixo índice de abandono por parte dos alunos.


Entre as principais atividades executadas pelo Município em conjunto com a escola, há o desenvolvimento do Projeto Escuna, que proporciona aulas de informática com 17 computadores no laboratório da escola. Além disto, há também a sala de recursos para alunos que precisam de um reforço escolar, a ginástica olímpica, a banda, xadrez e os esportes em geral, como o futsal e o basquete. “Ao invés de termos 200 dias letivos, a nossa escola tem hoje 220, porque aproveita mais os sábados. Isto porque aqui temos por compromisso e objetivo elaborar atividades que envolvam e aproximem os alunos da escola, de uma forma prazerosa, sem que seja apenas a teórica”, afirma a diretora.




Texto e fotos: Bruno Kairalla Contato: (53) 9122-5267
Sugestões: bruno.kairalla@gmail.com












19 de junho de 2009

Como ROUPA e também como ARTE

O Mulher Interativa deste final de semana vai lhe provocar!! Provocar a sua imaginação!! Todos somos provocados a nos manifestar perante si, perante a sociedade. Uma dessas muitas manifestações, mais particulares, são as tatuagens.

Tattoo deriva do taitiano tatau, que significa marcar. Tatau também seria a onomatopéia para o ato de tatuar-se, na qual tat seria o barulho do instrumento que perfura a pele e o au o grito, comum da pessoa sendo tatuada.



Seja pela mídia, por artistas ou pela necessidade de se tornar diferente, as tattoos estão cada vez mais populares. A arte de tatuar, de externar uma identidade, uma ideologia própria, está na moda.

Para a maioria das pessoas, a tatuagem representa um momento ou uma situação que a pessoa deseja eternizar, tornando-se reconhecida constantemente por este registro.

Muito mais do que aparência, elas exprimem a personalidade, os sentimentos, as emoções e também liberam as ilusões e as fantasias mais profundas de cada um.

Gostou?! Quer mais?! Amanhã, no caderno Mulher Interativa. Até lá.

Artistas Bizarros?!

.
Material retirado do site: eu-ri.com

Essas pessoas abaixo, definitivamente, foram a um açougue fazer essas porquices no corpo. Algumas são tão bizarras que parecem feitas por uma criança. Clica e veja o material completo clicando aqui. Ou, Confira algumas peças raras de "artistas", abaixo:


Wolverine - Que braços! Que garras! Que desenho!



Gatinha - Ai que fofiz *_*




Escoliose na Coluna: a barriga cresceu e a tatoo foi junto!

Costas peluda escrito: Fouzio Neunila de Nirnanda Fobuinho A man E tosena.



Os Mais TATUADOS do Mundo - PARTE 1

.
Esta é para os amantes da tatuagem. O material abaixo foi totalmente extraído do Blog do Rico. Um blog com informações muito bacanas. O Mulher descobriu e indica a reportagem sobre os corpos mais tatuados do mundo. Alguns, também estão por aqui. Confira:


Lucky Rich: O homem com o corpo todo tatuado

Ele é da Austrália, passou mais de 1000 horas para tatuar todo seu corpo por centenas de artistas tatuadores. Começou por tatuar a partir de uma coleção de desenhos de imagens do mundo.



Não satisfeito com o que já tinha tatuado, Lucky optou por tatuar todo seu corpo com tinta preta, inclusive, pálpebras, dedos, e até mesmo sua gengiva. Agora está tatuando, a cor branca por cima do preto, com desenhos mais coloridos em cima do branco! Coisa de maluco mesmo!!!


Conheça Rick - O Homem Caveira

O cara aí só pode ser fissuradasso por caveiras. Até agora, já são mias de 24 horas de tatuagens – e já gastou mais de US $ 4.075 dólares canadenses. Rick se transformou em celebridade na internet.

CLIQUE, AMPLIE E VEJA A RIQUEZA DOS DETALHES


Paul Lawrence: O quebra-cabeça

Lawrence começou a tatuar seu corpo em dezembro de 1992. De lá pra cá, ele teve mais de 200 tatuadores trabalhando em seu corpo, Chegou a ter 21 de uma so vez.




Tiger Lady: A mulher tigre

A mulher tigre como é chamada, tatuou seu corpo para se parecer com uma tigresa, e usa bigode e piercing no rosto.


Na época que começou a transformação em corpo ela era casada, mais seu marido não gostou nada da novidade e pediu divorcio. Atualmente ela trabalha numa loja de tatuagem, no Texas.


NESTE SÁBADO A ARTE DE TATUAR no Caderno Mulher. Boa Leitura!! :)

12 de junho de 2009

Entre copos, pratos e talheres!

O primeiro passo dessa turma foi aprender a comer. De que forma comer para, então, entender como servir, atrair, agradar e manter os amantes da boa mesa. Habilidade, desenvoltura, observação, apresentação pessoal, educação, bom tom de voz.



Regras básicas e fundamentais de etiqueta repassadas pelo professor e administrador de empresas, Luis Ferreira, 40 anos, no decorrer de dez encontros do curso Técnicas Básicas de Garçom, executado pela Associação dos Administradores do Rio Grande (Assarg).

Uma profissão que no passado já foi dominada por homens, mostra agora todo o charme e potencial feminino. Prova disso, foi o curso que de uma turma composta por 12 pessoas, oito delas eram mulheres. Para o professor da turma, não há diferença do desempenho entre os dois sexos. Ele apenas aponta que mulheres são mais detalhistas e delicadas.




Concluído na última quarta-feira, 10, durante um jantar de confraternização na sede do Centro de Indústrias do Rio Grande (Cirg) - parceira da Assarg – o curso teve duração de trinta horas/aula. Cada encontro, os alunos primeiro entraram em contato com a teoria e depois com a prática. Além do jantar, os garçons aproveitaram para tirar as últimas dúvidas e também receber o certificado de formação do curso.




O convite de participar do curso foi feito pelo dono do restaurante para qual trabalha há um ano e quatro meses. E a medida que foi adquirindo e aperfeiçoando a prática durante as aulas do curso, Moema da Silva Costa, 23 anos, tratou de repassá-las aos colegas de trabalho, pois desta forma “ficaria mais fácil trabalhar em grupo”. Moema acredita que um dos melhores aprendizados que obteve no curso foi a relação entre o garçom e o cliente.





Proprietária de um salão de festas no bairro Navegantes, Vera Regina Strzada Jeismann, 49 anos, procurou o curso pela necessidade que encontrou de oferecer um atendimento de mais qualidade em seu local de trabalho. “Além de proprietária, atuo também como garçonete. Achei o curso muito interessante. Aprendi muita coisa, principalmente, na parte de etiquetas que não tinha a ideia da variedade”, analisa ela.




Priscila Tavares Brittes, 20 anos, afastou-se do mercado de trabalho, na qual já atuava entre Rio Grande e Porto Alegre, como garçonete. Ao procurar e aprender as práticas no curso, Priscila não esconde que o que mais deseja agora é voltar para a área e assim colocar em prática todos os novos ensinamentos. “O bom atendimento do garçom é fundamental. Ele é o representante maior do lugar. É ele quem carrega o nome do estabelecimento para qual trabalha e garante o retorno do cliente, que entre tantas outras opções escolheu aquele ambiente. É preciso estar atento. O garçom precisa se portar como uma águia”, diz ela.





QUER LER MAIS?!
DICAS PARA ATUAR NO MERCADO DE TRABALHO, de quem conhece e lida com equipes de trabalho?!

Então, não perca neste sábado nossa reportagem no Caderno Mulher do Jornal Agora. Boa leitura!! :)



.

8 de junho de 2009

SÓ NO BLOG



Cinco mil perfumes

Você já se imaginou dona de uma coleção com cinco mil perfumes? Não, claro. Mas para o kuwaitiano Adel Al-Sadoun isso é uma realidade. E ele deve entrar para o livro dos recordes como “dono da maior coleção de perfumes do mundo”.
Se sua profissão fosse alquimista ou perfumista, isso se explicaria. Mas acontece que ele é astrônomo. A coleção foi iniciada há 15 anos e seu hobby o tornou famoso em seu país.
Para formar sua coleção, AL-Sadoun ganhou muitos perfumes de amigos. Alguns têm, inclusive, mais de 100 anos.

ICO, o pipoqueiro


CRÔNICA - Almira Lima - psicóloga

“Gentileza... Confiabilidade... Ética...
Isso é evoluir com consciência...”




Imaginem um cheirinho de pipoca recém feita espalhando-se pelo ar...
Imaginaram??? Sentiram a doce tentação do aroma e mesmo água na boca???
Pois eu, outro dia, na esquina da Andradas com Calçadão, senti este cheirinho “fascinante” e me dirigi ao pipoqueiro que ali tem seu ponto... O ICO... Quando fui pagar os merecidos dois reais, percebi que não havia levado a carteira... O que expliquei ao “mestre da pipoca”, pedindo-lhe desculpas e devolvendo-lhe o saquinho.
Para minha encantada surpresa, escutei de ICO: “- Não senhora... Pode levar e me paga quando puder...”
Este simples e fascinante gesto me inspira para este artigo... Acrescente-se: ICO não me conhecia e nem eu a ele... Meu abraço-homenagem a todos que têm o coração cheio de grandeza como ICO...
Gentileza... Confiabilidade... Ética... Solidariedade...Tudo isso e ainda muito mais é o que o gesto de ICO me leva a refletir e a compartilhar com todos vocês, queridos leitores... Neste tempo de violências, desconfianças, corrupções, injustiças sociais, mediocridades,... estamos precisando com a máxima urgência de outros ICOS, outras pessoas simples, solidárias, gentis e que CONFIAM nos seus irmãos... e na VIDA.
Quem sabe cada um de nós se inspire também no simples gesto deste pipoqueiro e reveja suas ações e valores em sua vida, em seu trabalho, em suas salas de aula, em seus grupos...
Além de tudo isso, percebi um trabalhador fazendo “seu trabalho muito bem feito e com satisfação”... E nós??? Como anda nosso trabalho, seja qual ele for...??? Alguns de nós (espero que a maioria) podemos nos dar conta de que estamos fazendo a nossa parte o melhor que sabemos...“Entretanto, haverá outros tantos que até achem graça na simplicidade deste gesto do pipoqueiro...
Lembro que em meu tempo de professora na nossa Furg, eu utilizava muito como instrumento de avaliação a AUTOAVALIAÇÃO, confiando em que meus alunos seriam corretos e se atribuiriam a nota merecida.. E assim acontecia sempre... Quem sabe algum leitor tenha participado desta incrível experiência na Universidade...
Uma ideia a todos os educadores, empresários, políticos, autoridades, não-autoridades, comerciantes, comerciários, autônomos, trabalhadores de qualquer natureza...: SE AUTOAVALIAREM num processo dirigido ou mesmo na simplicidade-coragem de se perguntarem:
“Estou fazendo meu trabalho bem feito???” E então lembro a historinha do ...“homem que buscava as respostas todas para um viver com significado. Peregrino, estudioso, persistente, não tinha ainda encontrado as respostas. Chegou a um mestre famoso, que habitava uma caverna isolada em meditação... Indagando sobre estas questões, o mestre lhe fez TRÊS perguntas:
- Você comeu hoje seu desjejum???
- Você lavou sua tigela???
E, por fim, a última que permitiu ao peregrino se iluminar:
- “VOCÊ FEZ UM TRABALHO BEM FEITO...???”

E VIVAVIDA...!!!

7 de junho de 2009

O bom faro


Os odores são sentidos na chamada área olfativa da cavidade nasal. Trata-se de uma câmara situada num lugar pouco acessível, na parte mais alta e funda do nariz, longe do fluxo do ar que respiramos. Existe um motivo para isso: se as células olfativas, que são muito sensíveis, ficassem demasiado expostas ao ar, acabariam danificadas pela poeira e o sobe-desce da temperatura.

Por causa dessa localização, ocorre um fenômeno estranho: quando se respira normalmente não se sente cheiro algum. Mas, quando um odor qualquer existe no ar numa concentração relativamente alta, algumas poucas moléculas odoríferas podem alcançar a câmara. Diante dessa sensação ainda imprecisa, o cérebro ordena uma segunda aspiração mais forte para provocar o que os cientistas chamam turbilhão de ar dentro do nariz, capaz de carregar as moléculas para a câmara olfativa. Tudo isso acontece por segundos, sem que a pessoa perceba.

Água na boca
O nariz é o grande responsável pelo apetite: qualquer pessoa, sem perceber, cheira melhor quanto mais perto está a hora de comer, o que faz com que sinta o aroma da comida de longe. Quando isso acontece, o cérebro manda o estômago produzir sucos gástricos. As glândulas salivares, então, entram em ação: fica-se literalmente com água na boca. Metade do sabor é cheiro. As papilas gustativas da língua [as que realmente sentem o gosto das coisas], identificam apenas quatro sabores básicos: amargo, azedo, doce e salgado.

Memória
Uma das funções mais importantes e mais conhecidas do olfato é estimular a memória. Pessoas com problemas olfativos em alguns casos não conseguem evocar situações com facilidade. A Ciência não sabe explicar essa relação. Supõe-se que, para reconhecer qualquer coisa, o cérebro puxe de seu arquivo um fato do passado. De outro modo, apenas registraria odores, sem saber exatamente do que são. O olfato é considerado, misteriosamente, o mais nostálgico dos sentidos.

Cheiro & Sexo
Se os seres humanos não precisam se cheirar uns aos outros para reconhecer, certamente precisam do olfato para experimentar a atração sexual, embora isso não seja consciente. Sexo sem cheiro também dá prazer, mas nem tanto, descobriram recentemente cientistas norte-americanos. Numa pesquisa, eles verificaram que uma de cada quatro pessoas com perda total de olfato tem problemas de desempenho sexual.

Outras curiosidades- Pesquisas norte-americanas sugerem que a capacidade de cheirar se desgasta com o tempo, mesmo quando o indivíduo é são: um quarto das pessoas entre 65 e 75 anos tem dificuldade em identificar odores; com mais de oitenta anos, quase cem por cento têm o mesmo problema. Em qualquer idade, as mulheres têm melhor olfato que os homens.
- Acomodação olfativa é o que acontece quando o olfato se acostuma a uma determinada fragrância e você começa a senti-la com menor intensidade ou até a não senti-la. Essa acomodação acontece com todos os nossos sentidos, pois, se você ficar ao lado de uma máquina barulhenta, por exemplo, com o passar do tempo passará a perceber menos seu ruído.
- O perfume mais caro do mundo chegou às prateleiras das lojas nova-iorquinas no dia 03 de dezembro de 2007. Com preço estimado em US$ 200 mil – quase R$ 500 mil, o perfume da edição "Imperial Majesty" da fragrância "Nº 1 for Women", desenvolvida pelo britânico Clive Christianvai, entrou para o livro "Guinness World Records" [o livro dos recordes].

Nos animais
Para a maioria das espécies animais, o olfato é uma questão de vida ou morte. As gazelas são um exemplo: ao sentir o cheiro do leão ou de outro carnívoro feroz, saem correndo antes do ataque. Já entre os ratos, o olfato exerce um papel mais sofisticado: se uma rata é fecundada por um membro de sua própria família, aborta imediatamente ao sentir o odor de um rato estranho, com o qual se acasalará logo em seguida como se tivesse consciência de que a mistura dos genes garante uma prole mais saudável.

Nos animais a relação olfato-sexo é absoluta. É pelo cheiro que os machos da quase totalidade das espécies ficam sabendo que uma fêmea está no cio. Nesse sistema de informação, as mariposas parecem imbatíveis: um macho pode sentir o cheiro de uma fêmea até dois quilômetros de distância.

A importância do cheiro na química do amor





Nosso olfato é um dos sentidos mais surpreendentes da natureza humana. Segundo a Ciência, o homem conta com cerca de 25 milhões de células olfativas. Um cheiro, seja ele de que espécie for, é capaz de atrair ou afastar uma pessoa. Repare bem e perceba que todo odor provoca um sentimento. Na próxima sexta-feira é Dia dos Namorados. Ocasião mais do que perfeita para exercer a criatividade e surpreender quem se ama. Que tal marcar a data propondo algo por este poderoso sentido da atração?


ENTREVISTAS

Que vem da pele


Rosaura Macedo, de 27 anos, e Marcus Guimarães, de 26, completaram no dia 9 de maio o primeiro ano de uma linda história de amor. Ambos são acadêmicos do curso de Artes Visuais da Fundação Universidade Federal do Rio Grande (Furg). E foi lá, nas marcantes trocas de olhares e pelos corredores, que os dois se apaixonaram loucamente entre uma conversa e outra. O primeiro cheiro, seguido pelos primeiros beijos, foi dado num dos churrascos organizados pela turma.

Sintonia de sensações

Se o cheiro deles fosse demarcado por alguma inicial, com certeza, seria pela vogal E. Evanice Borges, de 21 anos, e Emerson do Prado, de 26, estão juntos há exatamente um ano e um mês. Ela, auxiliar administrativa, e ele músico da banda que toca do reggae ao samba, pop e pagode, SR4. Quanto à química do amor, eles concordam que o cheiro, assim como a pele, são extremamente necessários para que uma relação desfrute de uma sintonia de sensações. E para isto, vale trocar pequenos presentes, que podem ir de um pequeno frasco de perfume, a desodorante, sabonete ou um creme hidratante.

A reportagem e as entrevistas completas estão no link Mulher Interativa, do Jornal Agora www.jornalagora.com.br