22 de julho de 2010

Inverno VS. Academia


Quem convive no ambiente das academias é unânime ao dizer que quando a temperatura cai, a tendência é a frequência às aulas diminuir. Em contrapartida, outra tendência é o consumo de alimentos aumentar, por isso é bom ficar atento.

As pessoas devem cuidar com a hidratação, alimentação e temperatura do corpo, principalmente entre os praticantes de atividades físicas. É fundamental observar a frequência e o tempo da prática esportiva, além de controlar a ingestão de calorias para não ganhar quilos indesejados.

No inverno o metabolismo diminui e faz com que as pessoas fiquem mais ociosas, por isso é preciso ficar atento para não reduzir o ritmo de treinamento.


No entanto, ao realizar exercícios neste ambiente sentimos um leve conforto em relação ao verão (ambiente quente e úmido), favorecendo aos praticantes uma melhor performance.

Outra tendência comum no inverno é o consumo de comidas ricas em carboidrato e gorduras. Neste período o corpo pede mais energia para se manter aquecido e por isso a fome é maior. O consumo indiscriminado desses nutrientes aumenta o ganho de peso.


O “pulo do gato” é não alterar a dieta sem um controle prévio de um nutricionista, evitando assim uma possível alteração na composição corporal.

A ingestão de água nesta época costuma ser menor e isto é outro motivo de preocupação. A hidratação deve ser feita antes, durante e depois do treinamento.


A sede corresponde a desidratação do corpo e nesta época, mesmo que a sudorese diminua, nosso organismo perde muita água via oral e nasal, por causa da respiração. Por isso, é necessário ingerir muita água, mesmo sem vontade, a quantidade varia de acordo com cada indivíduo.

Outro detalhe a ser observado é o tipo de roupa para a prática dos exercícios. Para os esportistas mais dedicados, existem várias malhas bem justas, muito usadas por jogadores de futebol com recursos tecnológicos que mantêm a temperatura adequada do corpo.


Para quem não é profissional, a temperatura do corpo não pode trazer mal estar, por isso a estratégia é não sentir calor nem frio durante o exercício.

O ideal é se agasalhar de acordo com a necessidade e à medida que o calor for aumentando ir retirando aos poucos a roupa de frio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário