26 de julho de 2010

Bioconexões: Movimentos para a VIDA

"O corpo é o templo que habita
a divindade que você é", Isabel Martins.


- Editora: Rosane Ávila


Em meio a tanta correria e estresse que permeiam a vida moderna, cada um deve procurar sua própria forma de equilíbrio físico e emocional.

Alguns buscam o lazer, seus hobbies, leituras, filmes, esportes, enfim...

Outros conseguem amenizar a pressão com um simples descanso, suficiente para recarregar as baterias.

Mas saiba que renovação também é possível através do movimento!


O próprio fluxo de energia no corpo permite dinamizar a força vital em todos os aspectos do ser.

A arte de respirar bem, relaxar ou se mover com consciência e aprender a dedicar atenção ao momento pode também trazer paz e felicidade.


Com essa proposta de consciência corporal e experimentação da criatividade, foi criado o curso “Bioconexões: Movimentos para a Vida”, ministrado pela rio-grandina Isabel Amaral Martins (abaixo).


Ele propõe aulas práticas para o desenvolvimento do fluxo de energia corporal ao buscar uma melhora da circulação, com exercícios suaves e progressivos de liberação dos movimentos nas articulações, utilizando várias técnicas de respiração e relaxamento.

O curso também apresenta experimentações em dança e criação musical (prática com instrumentos musicais vindo da Índia, Nepal, Tailândia etc.) para desenvolver a arte e a expressão.


“A idéia surgiu de um projeto que venho fundamentando há muitos anos, que inclui todas essas 'inspirações' movidas pelo encanto do 'ser humano', o ser que é, que sabe que é, que se percebe e se comunica, interage, experimenta, descobre, cria e recria o seu mundo com os outros seres humanos...

...Somos os seres mais criativos, mais capazes de transformar e aprender, compartilhar tudo o que experimentamos. Minha proposta é de desenvolver, assim, nossos maiores potenciais. Nossa realização pessoal é conquistada com descobertas e com o nosso partilhar”, frisa Isabel a respeito do curso.

União da arte, dos sentidos
e da inspiração


A bióloga, graduada e especializada em Comportamento e Fisiologia Humana pela Furg, é rio-grandina radicada em Porto Alegre desde 1998, quando foi cursar mestrado e doutorado em Neurociências, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Ainda em Rio Grande, estudou música na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (Ebahl), tendo aulas de violino, harmônica e teoria e solfejo, o que a auxiliou no despertar de sua face artística. Além disso, hoje, tem aulas de piano na Capital e faz formação em teatro e dança no Teatro Nilton Filho.


Sobre nossa cidade, seu olhar sensível diz que o pôr-do-sol é inspirador e inesquecível. Visita o Município com frequência para rever família e amigos.

A proximidade com o mar é o que mais a encanta. Sobre ele, reflete: “Essa fonte de vida, inspiração e contato com essência e mistério, caminho de alma livre. Muito a redescobrir sempre”.


Em 2002, passou a ser professora universitária, ministrando na Faculdade de Taquara (FACCAT), também pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Também participou de congressos e seminários ministrando palestras e minicursos adotando como tema o comportamento e o estresse.

Em 2010, começou a trabalhar pelo Instituto Educar Brasil e já está em andamento de trazer o projeto “Bioconexões” para Rio Grande, unindo arte, teatro, yôga e neurociências, em vários formatos.

Bioconexões


Unindo a arte às experiências profundas, adicionando as filosofias orientais da yôga e a fundamentação científica das neurociências, foi proposto o “Bioconexões: Movimentos para a Vida!”.

E é no Teatro Nilton Filho que foram desenvolvidas as primeiras práticas aplicadas.

Agora, o projeto está sendo expandido sob vários formatos, incluindo a terra natal de sua criadora, pelo convite de Carla Martins Poujeaux, coordenadora do Educar Brasil, aqui em Rio Grande.

Como são as aulas


As aulas de Bioconexões unem arte, teatro, yôga e fundamentos científicos aplicados à qualidade de vida e bem-estar.

Apresentam diversos formatos e são evolutivas, com técnicas variadas para diversificar a gama de experiências e estimular continuamente o crescimento pessoal.

Elas iniciam-se com uma integração conduzindo à introspecção. Isto promove relaxamento e atenção ao momento, sem esforço algum.


Inclui-se, aos poucos, técnicas para percepção, concentração e meditação natural (técnicas da yôga), que promovem o desenvolvimento físico vital e a libertação das dores posturais com a liberação consciente das articulações (através de movimentos simples estimulantes de fluxo e automassagem).

Na prática da aula, também são executadas diversas posturas de yôga que inspiram, por exemplo, libertação de medos, coragem, lucidez, atenção às escolhas, calma e paz, unificação e bem-aventurança.


Em etapas especiais, a sensibilização artística é experimentada (com musicoterapia e dançaterapia), o que desenvolve criatividade e habilidade para lidar com o mundo e evoluir mais como pessoa.

Nas práticas, existe a experiência da música e a composição musical usando instrumentos especiais confeccionados aqui no Brasil e também outros vindos da Índia, do Nepal, da Tailândia e da Indonésia (tambores, guizos, paus de chuva etc).

Não é necessário ser adepto de nenhuma dieta ou doutrina alimentar para participar do Bioconexões.


Segundo sua idealizadora:“Tudo deve ser natural. Um dos fundamentos do Bioconexões é de que nada deve ser imposto ao nosso ser, de modo que possamos crescer com cada experiência. Estamos aprendendo e descobrindo sempre, e cada momento deve ser uma possibilidade de nos conhecermos e compreendermos melhor como nos sentir bem”, explica Isabel.

O importante é buscar o desenvolvimento de habilidades que permitem vencer o estresse do dia-a-dia e promover mais percepção, atenção e criatividade. Com isso, mais saúde e qualidade de vida.

As turmas são diversificadas, participam adolescentes, adultos e terceira idade.


Todos juntos contribuem para a riqueza de experiências desenvolvidas na prática criativa de modo que até mesmo esquecemos essas diferenças aprendendo no grupo.

Há acompanhamento individual para execução dos exercícios, progressivos e naturais, assim como adaptações para cada pessoa. Podem-se formar grupos específicos também, de acordo com o interesse, objetivos e aplicação.



Existem também formatos especiais do Curso, como Oficinas e Workshops, de duas, quatro e seis horas, e também formato de retiros de um dia ou mais.

Para cada formato, são trabalhadas técnicas e fundamentações dirigidas e aplicadas aos objetivos de cada grupo.

É oferecido um material teórico de apoio e, ainda, complementações e módulos progressivos, incluindo vivências práticas especiais em musicoterapia e dançaterapia.

Várias alternativas simples e muito prazerosas de se vencer o estresse, crescer pessoal e profissionalmente e viver bem mais e melhor.


Em alguns formatos do curso, é incluso um material de apoio e fundamentação para que os alunos possam organizar um pequeno “livro vivo” de sua experiência.

As técnicas podem ser praticadas no trabalho ou em casa, com familiares e amigos, trazendo alternativas para minimizar ansiedade, insônia, distúrbios alimentares etc.

E também podem auxiliar práticas pedagógicas em sala de aula, melhorando a aprendizagem e o desenvolvimento.

Em Rio Grande


Por aqui, o Instituto Educar Brasil está trazendo o Projeto Bioconexões. Essa nova proposta complementa e interage também com o curso de pós-graduação em Metodologia do Ensino e Aprendizagem em Arte, oferecido por esse Instituto.

Será oferecido no formato de Curso Trimestral (aulas semanais) e como Workshop e Oficinas para Grupos diversos.

Estão previstos, também, encontros intensivos em finais de semana ou na forma de retiro de aprimoramento.


As aulas começam em agosto e já se pode reservar um lugar para participar da aula experimental gratuita que será oferecida à comunidade.

Os interessados podem entrar em contato por telefone, e-mail ou, presencialmente, no instituto.

>>> Confira:

- Educar Brasil Cursos e Eventos - rua Marechal Deodoro, 204 (Bairro Cidade Nova)
- Telefone: (53) 3201-2009
- E-mail: iebriogrande@yahoo.com.br
- Acesse: www.bioconexoes.blogspot.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário