18 de outubro de 2010

Preguiça




A preguiça de caminhar é algo que me surpreende nas pessoas. Ontem, aguardando comigo pelo coletivo estava uma adolescente. A exatas quatro quadras do ponto se localiza uma escola. Nem me passou pela cabeça, que seria nela que ela desembarcaria, poucos minutos depois.
Fiquei pasma porque essa preguiça urbana não cessa de me espantar todos os dias. Vejo pessoas subirem em ônibus para pequenos trajetos e em horários e locais que não envolvem insegurança.
No mesmo dia, caminhei mais de dez quarteirões para pegar um ônibus para casa, que me oferece melhores condições de transporte. Sem dramas e com prazer, pois considero caminhar uma das atividades mais prazerosas do nosso cotidiano.




Mas, para não fazê-la, muitos alegam falta de tempo. Porém, tempo tem afinidade com disciplina e isso, bem... Quem quer colocar disciplina em sua vida? Embora até mesmo para a prática da espiritualidade seja absolutamente necessário ter disciplina.
De acordo com dados do censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) deste ano, 49% da população está acima do peso. O brasileiro está mais gordo e a balança sobe cada vez mais rápido. Em 2002 e 2003, quando da última pesquisa, 41% da população tinha excesso de peso.
Agora o quadro é nefasto: segundo o IBGE, caso seja mantido esse ritmo, em dez anos o Brasil terá a mesma proporção de gordos que os EUA, campeões neste problema com dois terços de sua população obesa. Pouca atividade física e hábitos alimentares inadequados são as causas apontadas.


 A obesidade e o tabaco são dois dos fatores que mais produzem doença e morte no mundo. A pesquisa também mostrou que 50,1% dos homens estão acima do peso, e que a região Sul é a que concentra o maior patamar de homens e mulheres acima do peso. Culpa do churrasco? A obesidade também afeta um terço das crianças de 5 a 9 anos.
Preguiça significa indulgência, negligência. De sã consciência: é ou não hora de deixá-la de lado e sair caminhando por aí? Começar com pequenas atitudes, como por exemplo, deixando o carro na garagem ou num local de estacionamento mais distante; descer do ônibus duas paradas antes... Convidar o vizinho para conversar dando uma volta no quarteirão... Enfim, dá para se usar a criatividade em favor da saúde. Basta querer.

Rosane Leiria Ávila
Blog: palavras-versus-palavras.blogspot.com
E-mail: rosaneleiria@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário