23 de dezembro de 2009

Nosso presente de NATAL:

BECO DO GOURMET por Filipi DIAS

Feliz Natal e um próspero Ano Novo é o que deseja Filipi e toda a equipe do caderno Mulher Interativa.

E como não há nada melhor do que um presente de natal, brindamos nossas leitoras e leitores - pois sim, há muitos deles por aqui - com uma receita do nosso SUPER cheff DIAS, publicada no último final de semana. IMPERDÍVEL, olha soh:


PERU assado com JURUPIGA


Hummmm...
Deu água na boca?!
Então veja abaixo como fazer...

- Filipe Dias, Confraria Country
- E-mail: mestrecuca@vetorial.net
- Blog/Acesse: www.spaces.msn.com/mestrecucafifa

Ingredientes (10/12 pessoas):

- Um peru de 4 kg
- 2 ou 3 limões cortados em rodelas
- 2 ou 3 laranjas cortadas em rodelas
- 3 folhas de louro
- 3 colheres de sopa de sal grosso moído (se for peru já temperado, não precisa)
- 10 a 15 grãos de pimentas variadas, moídas
- 200 g (1 tablete) de manteiga com sal
- 200 ml de Jurupiga
- 1,5 litro de caldo de galinha
- Sal e pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo, em OITO passos:


1) Amasse um pouco as rodelas dos cítricos, junte o louro meio esmagado, os grãos de pimenta moídos e coloque tudo num grande saco plástico.

2) Coloque dentro, o peru. Se o peru não for temperado, junte também as três colheres de sal. Esfregue toda a sua superfície e interior com a mistura.

3) Feche o saco, amarre bem e coloque na geladeira durante uma noite. No dia seguinte, raspe os temperos da superfície e limpe o peru com toalhas de papel injetando a jurupiga com uma seringa, no peito e nas coxas.

4) Besunte toda a ave com metade da manteiga e leve ao forno, embrulhado em folha de alumínio (a face brilhante virada para o alimento) e dentro de uma assadeira. O forno deve estar pré-aquecido a 180o C.

5) Depois de uma hora, retire o papel, besunte todo o peru com a outra metade da manteiga derretida com a ajuda de um pincel e leve novamente ao forno, agora sem o papel alumínio, durante mais uma hora, até dourar bem.


>>> DIIIICA DO CHEFFFF: CONTE 12 minutos para cada 500 g de peru. Um peru maior leva tempo proporcional.


6) Retire o peru do forno 30 minutos antes de decorá-lo.


>>> DIIIICA DO CHEFFFF: Para facilitar a retirada da assadeira para a travessa de servir, antes de leva-lo ao forno, faça uma padiola com dois pedaços de barbante de algodão bem grossos, passando um dos pedaços sob as costas da ave, amarrando as pontas. O outro pedaço se passa sob a parte lombar, na altura das coxas, dando também um nó nas pontas. Faça de tal maneira que depois, é só pegar nos dois nós do barbante, levantar e o peru virá junto. Corte os barbantes e retire-os. Fácil, não? Voltemos à receita.


7) Recupere os sucos que ficaram na assadeira, juntando um pouco d’água e levando-a ao fogo para dissolver os resíduos. Passe o molho por um chinois (Lojão Central), retifique os temperos e sirva numa molheira à parte.

8) Decore o peru com rodelas de laranja e limão. Sirva com purê de maçãs e uma mistura de arroz branco, integral e selvagem (nos supermercados).


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário