8 de dezembro de 2009

Atenção Obesas

Obesas têm dez vezes mais chances de sofrer ataques do coração do que homens


Do site da VEJA.com!!

Um estudo realizado pela Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo afirmou que mulheres obesas e hipertensas têm dez vezes mais chances de sofrer ataques cardíacos do que homens nas mesmas condições.

A pesquisa, desenvolvida no hospital estadual Dante Pazzanese, ainda apontou que tanto homens quanto mulheres fora de peso correm nove vezes mais chances de terem um evento cardiovascular do que os pré-obesos. Os pacientes hipertensos também estão predispostos a complicações cardíacas.

O levantamento acompanhou 1.304 pessoas, 450 homens e 854 mulheres, e analisou a bioestatística dos pacientes por meio de cálculos matemáticos, resolvidos por um computador.

A avaliação, no início do tratamento, incluiu peso, estatura e circunferência abdominal, além da análise dos fatores de risco cardiovascular, como colesterol e hipertensão.

De acordo com o médico nutrólogo Daniel Magnoni, envolvido na pesquisa, "esse estudo reflete que a alimentação inadequada desses pacientes, rica em açúcares, gordura e sódio, pode ser a fonte primária para a elevação do risco cardiovascular, causando obesidade e hipertensão; por isso a mudança dos hábitos alimentares é fundamental para a prevenção desses problemas”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário