8 de maio de 2010

Gestantes EM CENA


No intuito de promover a vida, desde setembro do ano passado, projeto ousado e inovador de iniciativa da Unidade Básica da Família do bairro Cidade de Águeda, visa atrair e orientar gestantes de baixo poder aquisitivo, através da auto estima.

No modesto estúdio fotográfico montado na Unidade, 22 mulheres já foram contempladas pela ação, cujo diferencial é fazer do período de gestação um momento inesquecível.

Por Fernanda Miki
- Colaboração: Bruno Kairalla
- Fotos: Divulgação

:: “Mães Reais”


Faz tempo que maio vem perdendo o título de “Mês das Noivas”.

Como constatado na reportagem do Mulher em julho passado, os casamentos acompanharam as mudanças sociais e estão mais próximos do 13º, impulsionado não só pelas diferenças climáticas, mas também pelas facilidades financeiras ofertadas durante o período.

Com isso, elas, as mamães, tornaram-se as primeiras e grandes estrelas desta temporada.


E em reconhecimento a sua função e ao papel social que disseminam em nossas vidas, o caderno Mulher Interativa inicia neste final de semana e segue até o término do mês de maio, uma série de reportagens, intitulada “Mães Reais” sobre iniciativas [como a dos parágrafos a seguir] e/ou de mulheres, que fazem jus ao título que lhes é dado a partir do começo de uma nova vida. Ou até mesmo, sem ou muito antes dela. Não perca!

Sugestão para alguma mãe de destaque? Envie e-mail para: bruno.kairalla@gmail.com ou entre em contato através do telefone: (53) 9122-5267. Boa leitura!

MAMÃES BEM NA FOTO


Não é uma regra de fato. Porém, muitas mães têm amor incondicional, doam aquilo que têm e até o que não têm. Passam por dores, felicidades e angústias durante toda a nossa existência.

Mas é na gravidez que surge este amor tão sincero, cúmplice, fiel e intenso. Com ele, também estão todas as incertezas e as mudanças que somente alguém que já passou por este momento sabe e pode explicar.

A gravidez é um período sensível, de instabilidade física e psicológica.


As emoções são mais intensas, o corpo muda, muitas vezes chegando a afetar a auto estima da mulher.

A fim de oferecer auxilio às gestantes, a equipe da Unidade Básica de Saúde da Família Doutor Carlos Roberto Riet Vargas, localizada no bairro Cidade de Águeda, iniciou um projeto que visa atrair e orientar as grávidas residentes na região.

Basicamente, durante as consultas de pré natal, o trabalho consiste em esclarecer: modificações que ocorrem no corpo, prestando de forma ampla as orientações sobre o aleitamento materno, os cuidados no decorrer da gestação e com o bebê, informações sobre os exames que são realizados, evolução da gestação, sexualidade e outras dúvidas que possam surgir neste período.


Mensalmente, as futuras mamães também são convidadas a participar de um grupo em que são trabalhadas questões como a auto estima e a valorização da mulher.

Em artigo assinado pela equipe que integra o trabalho, eles relatam:

- Percebe-se durante o grupo, sentimentos de timidez, insegurança e medo do desconhecido.

- Também é notado ainda, a existência de distorções entre os papéis mulher e mãe, pois nesta relação, pode ocorrer a desvalorização do ser mulher, através de relatos quanto à diminuição da vontade de se cuidar, de se arrumar, ou até mesmo do desconhecimento das alterações fisiológicas do próprio corpo.

Em cena


Entretanto, a orientação não foi o bastante para atrair a atenção das mamães.

Com isso, a equipe elaborou uma nova etapa do projeto, este denominado, "Foco no Acolhimento: Gestantes em Cena", cujo objetivo principal é informar, mas também envolver.

Então, a Unidade de Saúde do Cidade de Águeda estendeu o atendimento não só para os moradores deste bairro, como também para os residentes da Cohab IV, atraindo pessoas de baixo poder aquisitivo, que nem sempre tem a possibilidade de fazer da gravidez um momento inesquecível.


A partir daí, as estudantes do curso de Enfermagem da Furg, Simoni Saraiva Bordignon e Jamila Geri Tomaschewski, então estagiárias no posto, juntamente com a enfermeira e coordenadora responsável da Unidade, Carla Costa, desenvolveram um espaço onde as gestantes seriam fotografadas gratuitamente, levando depois para a casa um book do acompanhamento de sua gestação.

A iniciativa, além de atrair mais procura ao serviço oferecido ao grupo de gestantes, auxiliou no bem estar e na auto-estima dessas grávidas, de forma a valorizar o estado em que elas se encontram.

Afinal, toda mãe sabe que nada mais sublime do que reconhecer que existe uma vida crescendo dentro do seu ventre.

A produção


A equipe da Unidade, formada por sete agentes comunitários de saúde, dois auxiliares de enfermagem, uma médica e equipe de apoio, desenvolve toda a produção. No posto, eles contam com um espaço físico modesto para as sessões fotográficas e figurinos para o uso das gestantes.

Figurinos simples, discretos, mas que com charme se adicionam a beleza das mulheres e se ajustam ao cenário e ao contexto provocado.


Muitas peças são levadas pelos próprios integrantes da equipe, responsáveis ainda pela maquiagem e a composição da foto. Depois, cada grávida leva para casa uma imagem impressa de sua escolha e um CD com o restante da sessão.

"Muitas gestantes sofriam de baixa estima, pela mudança do corpo e por se acharem feias naquele estado. Quando viram o resultado ficaram surpresas com a sua própria beleza" salienta Carla, feliz pelos resultados do projeto.

Beleza que gera vida


Manter-se bela é um estado de espírito e estas profissionais encontraram uma maneira de elevar isto nestas mulheres, tudo em busca de exercer a sua função de proporcionar o bem estar e a saúde das gestantes, bem como de seus bebês, com o intuito de promover a vida.

Pelo projeto já passaram 22 mulheres desde o seu início, em setembro de 2009.


Bruna Rodrigues de 20 anos (foto acima), participou em abril último, quando ainda estava grávida de Davi, agora com apenas um mês de idade.

“Foi muito bom! As meninas incentivam e nos mostram que somos bonitas”, conta.

Ela que também é mãe de Erick, enfatiza que ser mãe é a melhor coisa do mundo. “Depois que somos mães, aprendemos a dar valor às nossas mães” observa.

Dever cumprido

Além de auxiliar o reconhecimento e auto-estima das gestantes, a equipe (foto abaixo) teve sucesso ao estimular nas grávidas o processo completo de pré natal, extremamente importante durante a gestação.

Principalmente, porque as integrantes do grupo possuem idades que variam dos 16 aos 36 anos e iniciam o acompanhamento, geralmente, no primeiro trimestre gestacional.


“Temos gestantes adolescentes que estão na primeira ou na segunda gestação. Grávidas que trabalham fora, donas de casa, mães de família. São mulheres que estão aprendendo a se conhecer gestantes, se acham bonitas, curtem o crescimento e desenvolvimento do seu bebê.

Mulheres que vêem a importância do cuidado que é oferecido durante o pré natal. Sentem-se femininas e acima de tudo valorizam a missão de ser mãe!”, considera a coordenadora.

Planejada


Milene Ferreira, 32 anos, (foto acima) será mãe pela terceira vez de uma menina. Há oito meses, espera a pequena Nicolly. Assim como Bruna, ela também participa do projeto desde abril e afirma que foi muito motivada pela equipe da Unidade de Saúde.

“Elas incentivam, explicam, orientam. É muito importante, principalmente pelo número de adolescentes que freqüentam o grupo” relata. Casada há seis anos com Alex Sandro Lopes Peres, e mãe das jovens, Pâmela de 16, e, Brenda, com 15, a mãe coruja espera ansiosa pela próxima integrante da família.

Ela comenta ainda que esta foi uma gravidez planejada e muito aguardada. “Ser mãe é realmente maravilhoso e quando existe todo um planejamento, a satisfação é ainda maior” declara.


Toda gravidez é um momento único, mesmo que se repita, e, segundo Carla, “o projeto ajuda a proporcionar uma gravidez saudável e tranqüila, do período gestacional à chegada do novo membro a família.

Através deste ato, torna-se possível afirmar que, com pequenas ações, podem-se transformar contextos, sentimentos, e modos de ver e viver a gestação”.

Em breve, as 22 mamães realizarão uma nova sessão, agora, com os seus filhotes nos braços.

>> Mães & Filhos
Filhos que são cópias idênticas às suas mães?! Tanto fisicamente como pelas próprias atitudes e posturas?! Este será um dos temas de nossas próximas reportagens. Entre em contato e indique: (53) 9122-5267.



Nenhum comentário:

Postar um comentário