2 de maio de 2010

Da Psicologia para o Oceano da Teosofia

  
“Quando a gente tem uma meta clara e elevada,  e ela não é imediata nem estreita,  não nos abalamos muito com coisas pequenas de curto prazo, sejam elas 'agradáveis'  ou 'desagradáveis'.Carlos Cardoso Aveline

despojamento - cronica silvia 1

Nos 33 anos de formação e enlace com a profissão, estudei várias escolas teóricas, cumpri um longo percurso de descobertas, muita gratificação e alguns punhados de frustrações, que hoje não fazem conta. Quatro meses se passaram desde que encerrei as atividades da clinica de psicologia. Não fiz uma despedida formal e acabei dispensando a comunicação pública do fato. Contra todas as opiniões contrárias, retirei de mim o manto da Psicologia, desvinculando-me de todas as referências e teorias psicológicas, retomando a plena liberdade de meu pensamento.

despojamento - cronica silvia 2

Foi uma decisão pensada, refletida com profundidade e comunicada a tempo para as pessoas que estavam sendo por mim profissionalmente assistidas. Durante os últimos meses de trabalho me surpreendi com o espanto que minha atitude provocava em muita gente. Parecia algo inacreditável, um completo absurdo que eu decidisse deixar a profissão. Meus pacientes de então percebiam que eu continuava com agenda lotada, indo “muito bem e muito obrigada” com meu trabalho. Talvez por isto o espanto tenha sido ainda maior. Estaria eu doente ou iria rumar para distantes paragens? A maioria me questionou o que eu pretendia fazer, já que a idéia da aposentadoria lhes era chocante.

despojamento - cronica silvia 3

Eu sabia o que estava fazendo: encerrava uma etapa importante de minha vida, que fora muito gratificante, mas que intuía ser momento de concluir. Tinha clareza de que desejava me libertar dos ditames da profissão, mas não a clarividência do rumo a tomar a partir de então, por isto, diante dos questionamentos, brinquei com hipóteses: disse que aproveitaria o tempo para andar de bicicleta ou simplesmente nada faria, permitindo-me o ócio dos desocupados.
Despojei-me dos gastos sapatos da longa caminhada, doei meus livros e tudo o mais da antiga profissão, com a alma leve e a consciência tranqüila do dever cumprido. Essa voluntária renúncia me permitiu desfrutar a valiosa liberdade de percorrer outros espaços, de beber conhecimentos de outras fontes. Passado pouco tempo, foram surgindo claros os sinais que anunciavam uma nova vida.

despojamento - cronica silvia 4

Aos sair das trilhas da Psicologia fui viajar sim, mas para o universo distante de novas leituras, foi quando se descortinou diante de mim o Oceano da Teosofia, a milenar Psicologia Asiática, muito anterior à Freud, seus discípulos e seus opositores. Em verdade, foi um reencontro, pois eu já lera pequenos ensaios do assunto quando era muito jovem, antes de ingressar nos estudos da faculdade de Psicologia. A Teosofia oferece a fonte do conhecimento ancestral, transcendente, remetendo para leituras muito antigas, eternas, sempre atuais em seus significados. Mas não se resume às palavras, pois é, acima de tudo e de qualquer palavra, uma atitude vital de altruísmo, de despojamento dos pensamentos ego centrados e de permanente compromisso ético e fraterno. Pode parecer que seja um mundo de sacrifício, mas é o caminho para a duradoura felicidade.
SILVIA LÚCIA OLIVEIRA  - Psicóloga
Blog: silvialcoliveira.blogspot.com  -  silvialucia.oliveira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário