16 de maio de 2010

Viver Bem

Vedete do leite, cálcio também é
encontrado em muitos alimentos


- Da Redação GB Edições

O consumo de leite ajuda a prevenir o câncer de mama em mulheres, uma das maiores causas de mortalidade do mundo. Estudos indicam que uma boa forma de proteção contra esse câncer é adotar uma alimentação equilibrada, rica em gorduras CLA e cálcio, ingredientes naturais do leite.

O câncer de mama tem elevada incidência entre as mulheres, no Brasil.

Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), por isso, muito se tem feito para estimular a prevenção desta doença entre as mulheres e a identificação dos fatores determinantes para o seu aparecimento.

Os fatores protetores também têm sido estudados e a alimentação é apontada como um dos mais importantes. A dieta pode ter forte influência na formação dos tumores. Para a prevenção do câncer de mama, sugere-se o consumo de leite e de gorduras.


A maior parte das substâncias encontradas nos alimentos com atividade protetora para saúde e anticarcinogênica está em alimentos de origem vegetal. No entanto, uma das poucas exceções é o ácido linoléico conjugado (CLA), encontrado na gordura do leite.

Novos estudos apontam o CLA como uma substância fundamental quando o assunto é alimentação saudável. O seu papel na atividade anticarcinogênica no câncer de mama é constatado por inúmeros estudos que mostram sua ação inibitória no crescimento de células neoplásicas de mama de maneira dose-dependente.

Ou seja, quanto maior a concentração maior o efeito. Não há exatidão em qual o mecanismo o CLA atua na carcinogênese, mas há indícios de funcionar como um antioxidante, na diminuição da atividade proliferativa das células ou, ainda, na inibição da formação de DNA do tumor.

Além do CLA, o leite é a maior fonte natural de cálcio, substância que também desempenha importante papel anticarcinogênico. No aparelho digestivo, o mineral inibe a proliferação e aumenta a diferenciação de células intestinais.


O cálcio também inibe a ativação de uma enzima denominada de ornitinadescarboxilase (ODC) e, ao mesmo tempo, estimula a ativação da apoptose de células tumorais por dois mecanismos: ativação das enzimas caspases, responsáveis por promover a desestruturação das células, e ativação de outro grupo de enzimas, as transglutaminases.

Especialistas no assunto explicam ainda que a ingestão diária de três copos de leite, conforme orientação do Guia Alimentar do povo brasileiro, do Ministério da Saúde, parece ser uma maneira eficaz de aumentar também a proteção contra o câncer de mama e de doenças causadas pela falta de cálcio na dieta alimentar como, por exemplo, a osteoporose.

O leite e seus componentes benéficos também estão presentes nos derivados tais como queijos, iogurtes, manteiga etc.

Cabe lembrar que pessoas com históricos de doenças cardíacas, diabetes, colesterol e triglicérides altos devem sempre procurar e seguir as recomendações médicas pois em alguns casos nem sempre a gordura contida no leite são benéficas.

Na dúvida, fale com o seu médico!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário