13 de maio de 2011

Saúde: Soja ajuda a controlar sintomas da menopausa

Ondas de calor, diminuição da libido, aumento de peso...  

Mulheres na faixa dos 50 anos sabem bem que a menopausa traz mais do que o fim da menstruação e da fertilidade. As mudanças hormonais e a baixa no estrogênio geram uma série de desconfortos físicos e psicológicos, que podem levar a variações extremas de humor.

O segredo para controlar esses sintomas pode estar no prato. 

'A soja e a linhaça possuem isoflavona, que tem estrutura química similar à do estrogênio e ajuda a suprir a falta do hormônio', afirma a nutricionista Flávia Morais, da rede Mundo Verde. 




O chá de folhas de amora e as cápsulas de óleo de prímula têm a mesma função. E, como são alimentos, não precisam de prescrição médica e não têm contraindicações.

Ginecologista do Hospital das Clínicas da USP, Ceci Lopes ressalta que os alimentos devem ser ingeridos regularmente. 'Para que a soja atue de forma positiva, a paciente tem de ingerir 100 g dela por dia, ou comer quatro fatias grossas de tofu.'


outros alimentos que podem ajudar a combater os efeitos da menopausa sem ter uma ação parecida à do estrogênio. Isso ocorre porque a falta do hormônio acarreta na diminuição do gasto de energia. 'Se a ingestão calórica não for reduzida, o excesso será acumulado em forma de gordura', diz a nutricionista Camila Leonel, da Unifesp. Ela recomenda a adoção de um estilo de vida 'saudável e equilibrado', com exercícios físicos e uma alimentação balanceada, que inclua frutas e verduras.



  • Verdades e Mentiras


O uso de alimentos com isoflavona deve ser relatado à ginecologista.
Verdade. O efeito da soja e da linhaça, por exemplo, pode interferir no resultado de um tratamento hormonal com medicamentos.

Para controlar os efeitos da menopausa, é importante restringir o álcool e o fumo.
Verdade. Assim como os produtos refinados, o álcool e o cigarro provocam um aumento da inflamação sanguínea e podem piorar os sintomas da menopausa.

Poluição e radiação ultravioleta não afetam os sintomas da menopausa.
Mentira. Esses fatores contribuem para a formação de radicais livres no corpo, que aceleram o processo de envelhecimento e podem comprometer o estado imune e as funções fisiológicas.

A menopausa é uma doença física, não emocional.
Mentira. A menopausa não é uma doença, mas uma fase natural da vida da mulher. Ela afeta também o lado emocional, podendo causar depressão e irritabilidade.

A TRH - terapia de reposição hormonal - acaba com os sintomas da menopausa.              
Verdade. A TRH acaba com todos os sintomas da menopausa, pois é uma dose individual equivalente, ajustada conforme a resposta da paciente.


Fonte de informações da Folhapress

Nenhum comentário:

Postar um comentário