11 de maio de 2011

SlutWalks: A "marcha das vagabundas"

Um novo movimento de protesto vem ganhando as ruas de vários países.
Manifestantes em Toronto usam bom humor para protestar // Foto: Reuters

O movimento "SlutWalks" (marcha das vagabundas, em tradução livre) foi criado por estudantes da universidade para protestar contra um policial de Toronto, no Canadá. Durante uma palestra para a universidade local, ele deu uma infeliz sugestão, ao dizer que as estudantes do sexo feminino deveriam evitar se vestir como "vagabundas" para não serem vítimas de assédio sexual. Segundo as organizadoras, o objetivo do movimento é chamar a atenção para a cultura de responsabilizar a vítima por casos de abuso ou estupro.

As passeatas do grupo, convocadas por meio de grupos no Facebook e pelo Twitter, vêm reunindo milhares de pessoas, muitas vestidas de maneira comportada, outras de forma provocativa.
Cartaz da manifestante diz (tradução livre): "É o meu corpo quente/sexy, eu faço o que eu quiser"// Foto: AP

Leia mais e assita ao vídeo da SlutWalk Toronto no Jornal Agora On-line

Desculpas
O policial Michael Sanguinetti fez seus comentários durante uma palestra sobre segurança na Escola de Direito Osgode Hall, em Toronto. "Vocês sabem, eu acho que nós estamos fazendo rodeios aqui", disse ele. "Disseram-me que eu não deveria dizer isso, mas as mulheres devem evitar se vestir como vagabundas, para não ser tornarem vítimas (de ataques)", afirmou na ocasião.

Após seus comentários serem postados na internet e ganharem repercussão, Sanguinetti se desculpou e foi advertido pela polícia de Toronto.

Por FolhaPress

Nenhum comentário:

Postar um comentário