21 de julho de 2011

Espadachins, canastrões e acelerados

Crônica Gabriel Colombo

Talvez você tenha em mãos tudo aquilo para dar certo.


Talvez você olhe com calma e veja que, para atrapalhar, carrega todo o tipo de contradição.


Quer fazer da vida um sucesso? 


Calma aí: juntar à intelectualidade, criatividade, possibilidades e até o físico, não é para qualquer um.


Mas, por que não tentar?




É uma busca que mobiliza o ser humano, sendo que aquela outra, a que se chama amor, talvez nos confirme muito mais como seres humanos... 


Por esses dias li que ninguém vive só para si, vive-se para um outro, enfim...


Muitos desistem logo no início. Alguns, no meio do caminho. Outros, os corajosos, seguem em frente. Parabéns pra eles.




Há de se acumular muitas experiências, para o rapaz ou a garota que você é ter mais exercício, cautela e mão na massa.


O resultado que se pretende é a produção de uma vida bela e independente. Eficiente. Relevante. Num ambiente adequado... Ou estaria eu errado?


Porém, nós humanos estamos cada vez mais competitivos. Por natureza? Já nem sei mais se isso é saudável ou nos afasta. Mas, depois une os melhores.




Para uns, a vida parece um campeonato de esgrima, onde o praticante é um malabarista que se equilibra entre as belezas dos movimentos (para se dar melhor e seguir adiante) e a eficiência dos golpes (para afastar as pessoas que ora ou outra são obstáculos no seu caminho).



Para outros, é um eterno jogo de baralho: mais exatamente uma canastra, na qual tentam acumular o máximo de cartas, como se fossem suas conquistas pessoais ou seus carros, imóveis e mulheres. 


Ou, ainda, exibindo uma carta de valor maior que a outra (um rei e depois um ás) para mostrarem como são capazes de agregar vitórias de peso e vidas de sucesso e ascensão. 


Ah! E nunca baixam o jogo, sempre mantêm o que compraram do baralho em suas mãos, pois não estão a fim de botar as cartas na mesa.




E a maioria, como tem que acompanhar o rápido rítmo dos tempos, é bem prática. Vive numa longa corrida de Fórmula 1. Você já reparou que quem pilota o melhor motor, simplesmente, chega na frente? 




Então, é bom pisar no acelerador, uma vez que você não quer chegar atrás de ninguém.


Ou quer?!


Muitas são as disputas. Alguns são os vencedores. E, nessa de a vida ser uma competição, eu penso que há lugar para todos.


Ilusão a minha... Voltando atrás no que eu disse, nem sempre há.


Pressa, então? 


Tudo bem, vamos embora!


Mas eu aviso: se você não fizer as coisas como se fosse tirar o pai da forca, as fará melhor. Ah, sei...! Estás louco pra ires à luta? Ok, mas tempos de guerra pedem uma pausa.


Até para se recompor. Não é mesmo?


Nenhum comentário:

Postar um comentário