7 de julho de 2011

Sua pele no frio do inverno



Hidratação e proteção solar garantem uma pele mais bonita e saudável


Com a chegada do inverno, é fundamental redobrar os cuidados com a pele para manter a saúde e a beleza. Entre as muitas orientações, está a tradicional indicação para evitar os banhos quentes - um conselho bem difícil de ser seguido. 


A dermatologista Annia Cordeiro Lourenço explica que cuidar da pele no frio é mais fácil do que se imagina e não é preciso abrir mão do conforto




- Ninguém precisa – e nem vai - tomar banho frio. O importante é que sejam banhos mais curtos e que a água não esteja tão quente a ponto de deixar a pele vermelha. Além disso, abra mão das esponjas e não exagere no sabão. Prefira os sabonetes neutros ou com hidratantes na sua fórmula - indica a dermatologista.


As precauções são necessárias porque o frio, naturalmente, já resseca a pele. Com as baixas temperaturas a ingestão de água é menor, o que diminui a hidratação. Por fim, a água quente no banho e as esponjas ajudam a retirar o óleo natural que protege a pele e mantém sua umidade, garantindo também a sua beleza. 


- O óleo natural funciona como uma camada de proteção para evitar a penetração de bactérias, fungos e vírus presentes nos ar - explica Annia. 


Além disso, esse óleo faz uma ‘barreira’ entre a pele e substâncias que podem causar alergia como mofo, fibras de tecidos ou poeiras.


- Nessa época do ano, as pessoas parecem ter mais dificuldade para cuidar da pele. O frio acaba afastando os pacientes de cuidados básicos, como o uso do hidratante - avalia a doutora. 




Ela explica, porém, que é fundamental observar as orientações, pois a perda da proteção natural da pele propicia o aparecimento ou agravamento de doenças, como alergias, dermatites de contato, psoríase, entre outras. 


- Apesar de ter muitas causas, a caspa – seborréia do couro cabeludo – também costuma despontar nessa época. As pessoas que normalmente apresentam o problema deve prevenir, usando xampu anti-caspa logo que o clima esfriar e mantê-los durante todo o inverno - aponta ela.


Outro vilão para a pele são os aquecedores e ar-condicionado. Comuns nessa época do ano, os aparelhos diminuem a umidade do ar, causando o ressecamento da pele e cabelos.


Hidratação poderosa



A orientação é hidratar. 


Os cremes devem ser usados diariamente, principalmente após o banho. O ideal é utilizar produtos diferentes para o rosto e para o corpo, pois a pele varia nas duas regiões. 


- Pessoas com pele oleosa, devem optar para um produto específico sem óleo em sua composição - orienta Annia. Para quem não gosta de usar hidratante pela sensação de ser gelado, além dos tradicionais óleos pós-banho, há opções no mercado que são utilizados ainda no chuveiro.




E vale lembrar: faça frio ou faça calor, o protetor solar é indispensável para evitar os danos pelos raios solares.
Sobre a doutora Annia Cordeiro Lourenço


Graduada em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 1995, Annia fez residência em Dermatologia na Santa Casa de Curitiba e especialização na mesma área na Sociedade Brasileira de Dermatologia. 


Além disso, fez estágios em hospitais de Miami e Barcelona. Atualmente, atende em seu consultório, localizado na Avenida Silva Jardim, 2.042, no Batel.






INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA:
Literato Comunicação e Conteúdo
(41) 3023 6600
www.literatocomunicacao.com.br
twitter.com/Literato_Com



Nenhum comentário:

Postar um comentário