11 de junho de 2010

MODA:

A história do Jeans

Neste artigo, a estilista e consultora de moda, Maria Zeli, fala sobre a história do jeans, destacando de forma interessante a trajetória desta peça tão presente no vestuário de homens e mulheres.


O Denin
Por MARIA ZELI****


Chamado inicialmente de Denin, o tecido foi fabricado pela primeira vez na França, mas foi a indústria têxtil de Maryland, na nova Inglaterra, que o popularizou, em 1792.

Era um tecido de algodão sarjado, muito durável e, por esse motivo, usado para as roupas de trabalho no campo e também para os mineiros na Califórnia. Geralmente na cor marrom, o jeans era destinado também para cobrir carroças.

Foi quando entrou Levi Strauss, que chegou à Califórnia em 1850, durante a febre do ouro, para vender barracas de lonas aos garimpeiros.

A ideia não deu certo e ele resolveu transformar as lonas das barracas em calças de trabalho para os mineiros. Em 1872, ele registrou a patente de suas calças.


Anos depois, Levi Strauss começou a usar o brim tingido de azul com uma substância corante, tirada de uma árvore - o índigo -, em 1890.

Depois de ser vendido em grande escala, o jeans se tornou elemento principal de uma verdadeira revolução no mundo dos trajes.

Levi Strauss morreu em 1902, mas sua empresa continuou sendo administrada pela sua família. Desta forma, "Levi's" virou sinônimo de calça jeans.

A calça jeans foi adotada tanto por ricos quanto por pobres e popularizada no cinema por astros como Marlon Brando e James Dean.

Na década de 40, os jovens usaram o jeans com entusiasmo, mas os adultos só o adotaram nos anos 50.

No final dos anos 70, o jeans se tornou uma tendência e os estilistas perceberam a necessidade de introduzi-lo em suas coleções. Assim, ele foi incorporado à maneira cotidiana do vestir.

O jeans se tornou moda não pela inspiração dos estilistas, mas, sim, vinda de baixo para cima.

Hoje ele é muito vestido durante o dia e, a mesma calça agregada a acessórios poderosos, é usada à noite com muito charme.

* Estilista, consultora de moda e diretora da Maison Maria Zeli.
* Seu ateliê localiza-se no bairro Moema, onde a renomada estilista atende homens e mulheres, confeccionando roupas finas sob medida.
* Informações pelos números (11) 5542-1757 / 5533-5578
* Acesse: www.mariazeli.com.br
* E-mail: mmariazeli@ig.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário