13 de junho de 2010

Dia dos Namorados 2010

Um dia para saudar o amor


Por Bruno Kairalla e Fernanda Miki
- Fotos-reportagem: Bruno Kairalla
- Editora: Rosane Ávila

Viajando por outras culturas, principalmente a inglesa, o Dia dos Namorados, intitulado por eles como Valentine’s Day, é que se percebe o real significado desta data, que com o tempo foi adquirindo no país do Carnaval um valor focado mais no lado comercial ou superficial da ocasião.

Em muitos povos, mais do que o “Dia dos Apaixonados”, a data implica no “Dia da União”, e, principalmente do “Amor”, entre todas as pessoas. Não é à toa que em países afora, a data tenha um nome. E a culpa é de São Valentin.

Das diversas versões, a mais conhecida prega que o bispo lutou contra as injustas ordens do imperador Cláudio II, responsável por proibir os casamentos durante as guerras, ao justificar que os solteiros agiam como verdadeiros combatentes. Valentin continuou de forma silenciosa celebrando às uniões. Descoberto, ele foi preso e condenado à morte.

Como forma de agradecimento, muitos jovens iam até a prisão para lhe entregar flores e bilhetes dizendo que acreditavam no amor.


Enquanto aguardava o cumprimento de sua sentença, Valentin apaixonou-se pela filha cega de um carcereiro. Milagrosamente, ele devolveu-lhe a visão.

Antes de sua morte escreveu uma mensagem para a sua amada, na qual assinava, “De seu Valentim”.

Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera das festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno (deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza).

Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentin, como o dia da união. A data também foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o Valentine's Day.


E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da época usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.

No Brasil, a data é celebrada no dia 12 por anteceder 13 de junho, dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.


Porém, a data, provavelmente, surgiu no comércio paulista quando o publicitário Antonio José Braz trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes, sendo assumida por todo o país para reproduzir o mesmo efeito – comercial - do Dia de São Valentin.

Para refletir o amor


Entretanto, muitos países hoje não só ligam a data ao Dia dos Namorados, ou da Paixão, como também a um dia feito para refletir sobre o amor entre todos.

Em outros cantos, tornou-se comum, por exemplo, distribuir lembranças ou presentes para as pessoas que realmente podemos dizer que amamos.

Porém, antes, é preciso entender o que é o amor, uma tarefa nada fácil, por se reportar a um sentimento complexo e que adquire um novo sentido ou concepção, de acordo com os valores, os ponto de vistas e as vivências ou experiências particulares de cada pessoa.


Ou seja, um sentimento variável, indefinido e extremamente de ordem e caráter pessoal. A forma ou o jeito como alguém ama, sente ou percebe o amor jamais será exata ao de outro indivíduo.

Porém, a certeza que fica é que quando as acepções deste incontrolável sentimento se aproximam ou se encontram, aí sim, formam-se os corações apaixonados.

Simbologia

Se o que importa na vida são os momentos que nos fazem sentir vivos e especiais, então a simbologia é a responsável por fazer com que jamais nos esqueçamos deles.

Toda vez que nos deparamos com um presente ou uma lembrança, fica arquivado na memória o motivo e ocasião em que ele foi dado, o que sentimos e o quanto gostamos de quem nos presenteou.

E qual é um dos presentes mais antigos na história da humanidade?

Elas, as campeãs de vendas em todas as culturas: as flores!


Há quem não a considere um presente de fato, mas todos sabem do charme e do poder que ela causa em qualquer ocasião.

Acolhedoras, as flores carregam sentimentos puros ao espalherem no ambiente sua energia e fragrância.


Podem pedir desculpas, fazer parte das regras de etiqueta, explicar que sentimos muito pela perda de algo ou alguém, nos representar quando não podemos comparecer, mandar lembranças, parabéns, ou, então, simplesmente, dizer: “Oi, eu te amo” ou ainda: “Eu me importo com você”.


Confira a continuação de nossa reportagem, nos próximos posts!!


2 comentários:

  1. olá gostaria de saber quando vai estar disponivel no blog,as declaraçoes enviadas para o mesmo?
    obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bruninhoooo adorei o dia dos namorados.. agora vou começar a acompanhar o Mulher por aqui... muito bom!! Parabéns! Já estou seguindo!!
    bjao ;)

    ResponderExcluir