29 de janeiro de 2010

Caixinha de Surpresa



Crônica escrita pela editora Rosane Leiria Ávila
- E-mail: rosaneleiria@gmail.com
- Acesse: www.palavras-versus-palavras.blogspot.com


Viver um dia após o outro, embora uns insistam na chata existência do cotidiano e da mesmice é, indiscutivelmente uma caixinha de surpresas. Daquelas que a gente abre encantada pela delicadeza da peça e movida pelo impulso e, se espanta ao ver saltar um palhacinho com cara de bobo que parece rir da gente ou do nosso susto... Na verdade, quem fica com cara de bobo somos nós.

Nenhum de nós pode antever o que lhe reserva o dia de amanhã; amanhã no exato sentido da palavra e não relacionado a um futuro distante para o qual são feitos sonhos e planos... Tantos avanços nos campos da ciência e da tecnologia e, no entanto, o homem ainda não pode prever com exatidão e riqueza de detalhes os resultados de catástrofes, como a do terremoto que atingiu o Haiti ou a tragédia do deslizamento de terra em Angra.


As 24 horas que sucederão o dia de hoje são um verdadeiro mistério.

Quem pode saber o que vivenciará nas próximas horas?

Ou nos minutos que o relógio vai demarcar?


Pensar que num espaço tão pequeno de tempo tudo pode mudar repentinamente, deveria nos fazer refletir sobre nossos pensamentos, ações e direção que estamos dando à nossa vida... Para alguns - e nós podemos ser um deles - o "mundo" pode virar de cabeça para baixo como um passe de mágica ruim. Para outros, tudo na ordem inversa!

Um ciclo de duas dúzias de horas na vida de uma pessoa pode parecer pouco para tantas mudanças! Mas nele há quem ganha ou perde uma fortuna - material, moral ou afetiva.

Num íntimo espaço de tempo se pode perder alguém que se despede da vida ou se abrir os braços para acalantar outra que chega...


Na verdade, a vida em sua maior parte se assemelha a um redemoinho de acontecimentos onde a imagem bucólica de uma casinha num campo verde com flores multicoloridas à volta e montanhas no fundo, é um quadro cafona e sem moldura que guardamos em um cantinho de nossa mente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário