25 de janeiro de 2010

Perguntas frequentes em ORTODONTIA


Por Theo William Hackbart (CRO-RS 13757)
- Graduado pela Faculdade de Odontologia de Pelotas e especialista em Ortodontia pela Sociedade Brasileira de Correções Odonto-Maxilares
- Atua nas cidades de Rio Grande e Pelotas (RS)

Abaixo, algumas das perguntas mais frequentes em nossa prática ortodôntica:

1) Quanto tempo em média dura um tratamento ortodôntico?

Dr. Hackbart - É difícil precisar exatamente o tempo de um tratamento ortodôntico, tendo em vista que este depende de vários fatores, como resposta biológica individual, tipo de má oclusão, tipo de aparelho e colaboração de nosso paciente. Um tempo médio de 24 a 30 meses de tratamento ativo estaria dentro da normalidade.
2) É necessário extrair dentes permanentes no tratamento ortodôntico?
Hackbart - Antes de ser ortodontista, o especialista é um dentista, e como tal tem interesse em preservar dentes sadios. O ortodontista contemporâneo deve usar todos os recursos necessários para evitar as extrações de dentes permanentes, porém, quando existe uma discrepância muito grande entre os dentes e suas bases ósseas, assim como discrepância entre os maxilares, pode ser necessária a extração de algum dente permanente.
3) Os aparelhos ortodônticos causam manchas ou cáries nos dentes?
Hackbart - Normalmente não. Estes problemas só ocorrem nos pacientes que negligenciam a higiene bucal durante o tratamento. Todos os pacientes deveriam receber instruções específicas sobre como fazer a limpeza dos dentes e do aparelho, além de serem orientados a manterem uma alimentação adequada durante o tratamento ortodôntico.

Atualmente existem materiais que previnem as cáries, como as resinas utilizadas para fixar os acessórios ortodônticos- elas já vêm com flúor incorporado em sua fórmula, o que previne a descalcificação do esmalte dentário.
4) O tratamento ortodôntico pode ser realizado em adultos?
Hackbart - Sim. Desde que haja saúde nas estruturas ao redor do dente a correção da posição dentária pode ser feita em qualquer idade. Não há idade limite para iniciar o tratamento, além disso, existem aparelhos discretos que foram especialmente desenvolvidos para o tratamento de adultos.

A principal diferença entre o tratamento de adultos e crianças é o fato de o adulto não apresentar mais crescimento ósseo significativo, o que limita em alguns casos a correção total da má oclusão em pacientes com discrepância muito severa das bases ósseas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário