25 de janeiro de 2010

Beco do Gourmet, por Filipi Dias

MATAMBRE ENROLADO

- Filipe Dias
- Confraria Country - mestrecuca@vetorial.net
- Blog/Acesse: www.spaces.msn.com/mestrecucafifa



Hummmm...
Água na boca?!
Então veja abaixo como fazer...


>> Ingredientes:

- 1 matambre de mais ou menos 2,5 kg
- 2 colheres de sopa de sal, pimenta-do-reino, aji-no-moto e uma pitada de páprica picante
- salsa picada e alho amassado
- ovos duros
- cenoura ralada ou em tiras finas
- pimentão doce, vermelho em tiras finas
- suco de limão
- óleo para dourar
- 2 litros de caldo de legumes, salgado, para ferver

>> ATENÇÃO:
Há variantes de recheio: há quem acrescente gelatina sem sabor para dar liga, outros, farinha de rosca molhada com leite, ou carne de lingüiça sem a pele, esfarelada ou presunto cozido, azeitonas e etc.

>> Modo de preparo em SETE passos:

1. Estenda o matambre, bem lavado e seco e esfregue toda a superfície com suco de limão.

2. Tempere com sal fino em ambos os lados, pimenta-do-reino, aji-no-moto, e a páprica.

3. Acrescente o alho bem picadinho ou esmagado no lado da carne.

4. Coloque a gordura para baixo e recheie o lado da carne com a cenoura, a salsa, o pimentão cortado em tiras e azeitonas sem caroços, lingüiça calabresa, copa, presunto cru ou cozido ou o que tiver escolhido como recheio.

5. Coloque os ovos duros em linha e vá envolvendo com o matambre previamente condimentado, e enrolando até fechar como um rocambole grosso. O recheio não pode ficar aparecendo.

6. Em seguida amarre-o bem com barbante de algodão para culinária, fechando as extremidades e cozendo-as com linha grossa, se necessário, fechando também os bordos.

7. Uma vez preparado, doure-o em óleo bem quente em uma panela de fundo grosso, de preferência, de ferro e em seguida agregue o caldo de legumes necessário para cobrir tudo e ferva até que esteja tenro ao picar com um garfo de trinchar. Escorra, ponha um peso em cima e deixe esfriar bem. Sirva como fiambre, cortado em rodelas finas acompanhado de saladas ao gosto.

>> DICAS DO CHEFF:

Outra opção, que fica muito gostosa é assar no forno ou na grelha, por um mínimo de 3 horas, longe do braseiro e envolto em no mínimo 6 voltas de papel alumínio ou celofane apropriado e bem amarrado para não vazar.

Para que fique bem dourado retire a cobertura alguns minutos antes de servir e volte à fonte de calor, virando de vez em quando para que doure por igual. Quando bem feito é um prato fantástico.


>> VEJA outras delicosas receitas de Filipi Dias, como, ANÉIS DE CEBOLA EMPANADOS (foto acima) e MOLHO CREMOSO, na página SEIS do Mulher Interativa!! :)


Nenhum comentário:

Postar um comentário